Bacris - Sulfametoxazol - Bula

Bacris

Sulfametoxazol



Bacris

Indicação

Para quê serve Bacris?

Indicado no tratamento de infecções típicas do trato urinário por Escherichia coli, Proteus sp, Bacteroides fragilis; etc.

Usado em infecções também por bactérias gram-positivas.

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

É contraindicado em pacientes com lesão acentuada no parênquima hepático, discrasias sanguíneas ou insuficiência renal grave. Não deve ser administrado a grávidas e pacientes com hipersensibilidade a sulfonamidas e à Trimetoprima.

Posologia

Como usar Bacris?

Comprimidos:

Adultos e crianças com mais de 12 anos:- dose habitual de 2 comprimidos duas vezes ao dia, pela manhã e à noite ao se deitar.

Dose mínima e dose para tratamento prolongado (mais de 15 dias):- 1 comprimido duas vezes ao dia.

Dose máxima (casos especialmente graves):- 3 comprimidos, duas vezes ao dia.

Crianças:- dose inicial de 50 mg/kg de sulfametoxazol e 15 miligramas de trimetroprima seguindo-se por 25 mg/kg de sulfametoxazol e 7,5 miligramas de trimetoprima de 12 em 12 horas.

Suspensão:

Adultos:- dose inicial de 1.600 miligramas de sulfametoxazol e 320 miligramas de trimetoprima seguindo-se por 800 miligramas de sulfametoxazol e 160 miligramas de trimetroprima.

Crianças:- dose inicial de 50 mg/kg de sulfametoxazol e 15 miligramas de trimetoprima, seguindo-se por 25 mg/kg de sulfametoxazol e 7,5 miligramas de trimetoprima de 12 em 12 horas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Podem ocorrer náuseas, vômitos e erupções da pele. Em casos isolados, observaram-se alterações hematológicas, principalmente em idosos, caracterizados por trombocitopenia, leucopenia, neutropenia e, raramente, púrpura e agranulocitose. Estes efeitos apresentam-se de forma suave e são reversíveis após suspensão do tratamento.

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Quando a função renal estiver perturbada, reduzir a dose ou aumentar os intervalos entre as tomadas para evitar fenômenos cumulativos. Nesses casos convém determinar a concentração plasmática do medicamento. No decorrer de um tratamento prolongado com Bacris recomenda-se o controle regular do hemograma.

Composição

COMPRIMIDOS SUSPENSÃO Sulfametoxazol (DCB 1135.01-5): 400 miligramas 40 miligramas Trimetoprima (DCB 1251.01-5): 80 miligramas 8 mg Excipiente q.s.p.: 1 comp. -

Veículo q.s.p.: - 1 ml (Excipiente: amido de milho, estearato de magnésio, glicerol, manitol, talco, polisorbato 80, glicolato sódico de amido) (Veículo: sacarina sódica, sacarose, corante vermelho ponceau, aroma framboesa, metilparabeno, propilenoglicol, sorbitol 70%, polisorbato 80, dimeticona, alginato de sódio, água purificada)

Apresentação

Caixa com 50 blísteres com 10 comprimidos.

Caixa com 1 frasco com 50 mililitros de suspensão oral + copos medida

Interação Medicamentosa

Em razão das similaridades químicas, pode haver aumento da ação dos diuréticos tiazídicos e dos hipoglicemiantes.

Laboratório

Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.


Bulas
Principal