BACTREX Balsâmico - Bula

BACTREX Balsâmico



BACTREX Balsâmico

Composição

cada medida de 10 mililitros contém: trimetoprima 80mg; sulfametoxazol 400 mg; guaifenesina 100 mg; cloreto de amônio 50 miligramas

Posologia e Administração

crianças de 6 semanas a 5 meses: 1/4 de medida cada 12 horas; 6 semanas a 5 anos: 1/2 medida cada 12 horas; 6 a 12 anos: 1 medida cada 12 horas. Adultos e crianças com mais de 12 anos; 2 medidas cada 12 horas. Em infecções agudas administrar Bactrex durante 5 dias. Superdosagem: nas doses recomendadas não há risco de sobredose. A sobredose de trimetoprima e sulfametoxazol pode causar cólicas, náuseas, vômitos, tonturas, pirexia, hematúria e cristalúria. O tratamento consiste na lavagem gástrica e êmese, com cuidados gerais de manutenção das funções renal e hepática. Não há riscos na sobredose de cloreto de amônio e guaifenesina, devendo apenas ser induzido o vômito.

Reações adversas

na posologia recomendada, Bactrex Balsâmico é bem tolerado. Podem ocorrer, raramente, náuseas, vômitos e reações alérgicas cutâneas medicamentosas; podem ainda ocorrer alterações hematológicas reversíveis com a suspensão do medicamento, tais como, anemia aplástica e megaloblástica, trombocitopenia, leucopenia, neutropenia e, mais raramente, púrpura e agranulocitose. Como com todas as sulfonamidas, raramente podem ocorrer reações cutâneas de hipersensibilidade mais graves, do tipo doença do soro, dermatite esfoliativa e outras. Também existem relatos de necrose hepatocelular, colite, pseudomembranosa, alterações do Sistema Nervoso Central e nefrose tóxica. Pode existir sensibilidade cruzada com alguns diuréticos tiazídicos e agentes hipoglicemiantes orais.

Contra-Indicações

lesões graves do parênquima hepático, discrasias sanguíneas, insuficiência renal grave, e nas glomerulonefrites. Não deve ser usado durante a lactação porque pode causar Kernicterus. Abster-se também de prescrever Bactrex Balsâmico a prematuros e recém-nascidos, durante as cinco primeiras semanas de vida e à gestante no último trimestre da gravidez. Por causa da interferência com o metabolismo do ácido fólico, é contraindicado na anemia megaloblástica por deficiência de folato e, embora não haja relatos definitivos de malformações congênitas, deve-se considerar se o benefício resultante justifica o risco potencial do uso na gravidez. Hipersensibilidade às sulfas e aos componentes individuais da fórmula. Advertências: existindo déficit da função renal, reduzir a dose, então prolongar os intervalos entre as tomadas do medicamento, para evitar fenômenos cumulativos. Nesses casos, convém determinar a concentração plástica do medicamento. Sempre que Bactrex Balsâmico for usado por longos períodos, são aconselháveis exames hematológicos regulares, já que existe possibilidade remota de modificações assintomáticas, indicativas das alterações no ácido fólico, que são reversíveis com o tratamento pelo ácido folínico. Deve ser usado com cautela em pacientes idosos. - Interações medicamentosas: as sulfonamidas podem aumentar o efeito dos anticoagulantes orais e diuréticos tiazídicos, e também alterar o efeito do metotrexato.

Indicações

infecções respiratórias causadas por germes sensíveis, tais como: bronquites aguda e crônica, bronquite, pneumonias, broncopneumonias, acompanhadas de aumento patológico de secreções.

Apresentação

frasco com 100 mililitros


Bulas
Principal