Baycuten N - Dexametasona - Bula

Baycuten N

Dexametasona

Corticosteroides Topicos



Baycuten N

Indicação

Para quê serve Baycuten N?

Eczemas e processos inflamatórios da pele (dermatite), particularmente as causadas por fungos ou bactérias sensíveis ao clotrimazol.

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

Não deve ser usado por pacientes hipersensíveis aos seus componentes; em certas dermatoses (sífilis, tuberculose), varicela, reações de pele por vacinação contra varíola, dermatoses virais (herpes simples), rosácea e dermatite perioral.

Posologia

Como usar Baycuten N?

Aplicar BAYCUTEN-N na área afetada 2 vezes ao dia, após limpeza, se possível pala manhã e à noite. A quantidade de creme a ser aplicada é proporcional à área afetada e deve ser friccionada até seu desaparecimento. Nas dermatoses agudas, o creme pode ser aplicado em compressa com gaze estéril, mantendo-se o menor atrito possível desta com a região afetada.

O tratamento deve ser mantido por vários dias após o desaparecimento dos sinais da doença. Dermatoses causadas por patógenos sensíveis ao clotrimazol em geral são tratadas com 8 a 10 dias de aplicação. Para se obter a cura completa de doenças micóticas, deve-se continuar o tratamento com formulações sem corticóides.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Reações na pele como ardência, prurido ou reações alérgicas são raras. Como as quantidades das substâncias ativas que atingem a circulação sanguínea são mínimas, reações sistêmicas são extremamente raras.

Em decorrência do uso tópico de corticosteróides, principalmente se por longos períodos, são possíveis: acne por esteróides telangectasia, hipertricose, atrofia da pele e estria; portanto o tratamento a longo prazo com corticosteróides deve ser evitado.

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Durante o período de gestação, principalmente no primeiro trimestre, durante a lactação e em crianças de baixa idade, BAYCUTEN-N pode ser usado somente por curto período da tempo, em áreas pouco extensas a em indicações precisas. Para tratamento a longo prazo é indispensável a supervisão médica.

Composição

Cada 100 g de creme contém: 0,0443 g de 21-acetato de dexametasona (equivalente a 0,040 g de dexametasona) e 1 g de clotrimazol.

Apresentação

BAYCUTEN-N é apresentado em bisnaga contendo 40 g de creme dermatológico.

Laboratório

Biosintética Farmacêutica Ltda.


Corticosteroides Topicos
Bulas
Principal