BENZOTAL BALSÂMICO - Bula

BENZOTAL BALSÂMICO



BENZOTAL BALSÂMICO

Ampicilina benzatina Ampicilina sódica - Guaifenesina Gomenol - Eucaliptol

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Injetável. Embalagem com 1 frasco-ampola contendo o pó antibiótico e uma ampola com diluente específico.

COMPOSIÇÃO

Cada frasco-ampola de BENZOTAL BALSÂMICO Pediátrico (250 mg) contém:

Ampicilina benzatina: 250 miligramas Ampicilina sódica: 50 miligramas Cada ampola de diluente contém:

Guaifenesina: 100 miligramas Gomenol: 23 mg Eucaliptol: 23 mg Diluente aquoso q.s.p.: 3 ml Cada frasco-ampola de BENZOTAL BALSÂMICO Adulto (500 mg) contém:

Ampicilina benzatina: 500 miligramas Ampicilina sódica: 100 miligramas Cada ampola de diluente contém:

Guaifenesina: 200 miligramas Gomenol: 46 mg Eucaliptol: 46 mg Diluente aquoso q.s.p.: 3 ml USO ADULTO E PEDIÁTRICO VIA INTRAMUSCULAR

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Este medicamento é um antibiótico associado a substâncias expectorantes, que se destina ao tratamento das infecções do aparelho respiratório, tais como: faringite, laringite, traqueíte, bronquite, pneumonia e broncopneumonia. Está indicado também nas complicações que atingem o aparelho respiratório após gripes e resfriados.

Este medicamento não deve ser administrado a pacientes alérgicos à penicilina.

Não deve ser administrado no primeiro trimestre da gravidez.

Se notar manchas na pele, muita coceira, urticária, diarréia, não continue o tratamento sem falar com seu médico.

Conservar o medicamento em lugar seco, ao abrigo do calor e da luz.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Use este medicamento sempre sob prescrição médica.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

INFORMAÇÃO TÉCNICA

MODO DE AÇÃO

BENZOTAL BALSÂMICO tem como elemento base o Benzotal - antibiótico bactericida, de amplo espectro e que propicia níveis hemáticos imediatos contínuos e eficazes por mais de 24 horas, com a tradicional atoxicidade dos derivados da ampicilina. Características importante das ampicilinas benzatina e sódica é a sua difusibilidade, pela qual concentra-se eficazmente no catarro purulento ou não e no tecido pulmonar. Em BENZOTAL BALSÂMICO somam-se à ação antibiótica os efeitos balsâmicos do eucaliptol e do gomenol e a atividade fluidificante e expectorante da guaifenesina, que reduz a viscosidade da secreção brônquica. As ações balsâmica e expectorante aliviam o paciente, facilitam a ação bactericida de Benzotal e diminuem o decurso das infecções respiratórias.

INDICAÇÕES

Infecções das vias respiratórias superiores e inferiores sensíveis à ampicilina.

CONTRAINDICAÇÕES

Alergia à penicilina. Não se recomenda a aplicação da ampicilina nas infecções por estafilococos penicilino-resistentes e nas produzidas por bacilo piociânico, rickétsias e vírus.

Não deve ser administrado à gestante que se encontre no primeiro trimestre de gravidez e durante a lactação. Está contraindicado em presença de úlcera gastrintestinal.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Usado simultaneamente com alopurinol dá aumento da frequência das reações cutâneas.

PRECAUÇÕES

Podem ser verificadas superinfecções por germes resistentes ao antibiótico, quando o produto for usado por longo tempo.

GRAVIDEZ E LACTAÇÃO

Não se recomenda o seu emprego durante os três primeiros meses de gravidez. É excretado no leite materno e, por este motivo, não deve ser usado durante a lactação.

EFEITOS COLATERAIS

Podem ocorrer reações alérgicas, especialmente em pessoas que tiverem antecedentes de asma, urticária e febre do feno. Em tais casos, a medicação deve ser suspensa. Quando administrado por via oral, podem ocorrer irritações do tubo gastro-intestinal, ocasionando náuseas, vômitos, flatulência, diarréia.

POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO

Aplicar um frasco pediátrico ou adulto por via intramuscular cada 24 horas, de acordo com a idade do paciente e a gravidade do processo. Nas infecções graves, pode-se aumentar a dose para um frasco a cada 12 horas, a critério médico. No momento do uso, misturar ao conteúdo do frasco-ampola o conteúdo da ampola diluente. Agitar suavemente até completa homogeneização. Aplicar com outra agulha (30 x 7 ou 30 x 8) profundamente na região glútea.

Observação: não deve ser usado por via endovenosa.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA


Bulas
Principal