Candiderm Creme - Bula

Candiderm Creme



Laboratório

Aché

Referência

Cetoconazol Creme ou Pomada

Apresentação de Candiderm Creme

Creme derm. a 2% em bisn. de 30 g

Candiderm Creme - Indicações

Não existem evidências que confirmem a ocorrência de interações clinicamente relevantes com o uso tópico de CANDIDERM.

Contraindicações de Candiderm Creme

CANDIDERM É CONTRAINDICADO EM PACIENTES QUE APRESENTAM HIPERSENSIBILIDADE A QUAISQUER DOS COMPONENTES DE SUA FÓRMULA. EVITAR SEU USO NO PRIMEIRO TRIMESTRE DA GRAVIDEZ. CANDIDERM NÃO ESTÁ INDICADO PARA USO OFTÁLMICO. CANDIDERM NÃO DEVE SER UTILIZADO EM INFECÇÕES DA PELE, TAIS COMO: VARICELA, HERPES SIMPLES OU ZOSTER, TUBERCULOSE CUTÂNEA OU SÍFILIS CUTÂNEA.

Advertências

O TRATAMENTO DEVE SER INTERROMPIDO EM CASO DE IRRITAÇÃO OU SENSIBILIZAÇÃO DECORRENTE DO USO DE CANDIDERM. RECOMENDA-SE CAUTELA NA ADMINISTRAÇÃO A MÃES LACTANTES. CANDIDERM NÃO DEVE SER UTILIZADO PRÓXIMO AOS OLHOS E NÃO DEVE ENTRAR EM CONTATO COM A CONJUNTIVA. CANDIDERM NÃO DEVE SER APLICADO NO CANAL AUDITIVO EXTERNO SE A MEMBRANA DO TÍMPANO ESTIVER PERFURADA.

Uso na gravidez de Candiderm Creme

O risco/benefício do uso de CANDIDERM em gestantes deve ser avaliado por um médico, pois a segurança do CANDIDERM durante a gravidez não foi ainda estabelecida. Recomenda-se cautela na administração a mães lactantes.

Interações medicamentosas de Candiderm Creme

Não existem evidências que confirmem a ocorrência de interações clinicamente relevantes com o uso tópico de CANDIDERM.

Reações adversas e efeitos colaterais de Candiderm Creme

CANDIDERM É BEM TOLERADO MESMO EM PACIENTES COM PELE SENSÍVEL. EM CASOS MUITO RAROS, PODE OCORRER UMA DISCRETA IRRITAÇÃO LOCAL. FORAM RELATADAS RARAMENTE ARDÊNCIA, PRURIDO, IRRITAÇÃO, RESSECAMENTO, FOLICULITE, HIPERTRICOSE, ERUPÇÕES ACNEIFORMES, HIPOPIGMENTAÇÃO, DERMATITE PERIORAL, DERMATITE DE CONTATO, MACERAÇÃO CUTÂNEA, INFECÇÃO SECUNDÁRIA, ATROFIA CUTÂ- NEA, ESTRIAS E MILIÁRIA.

Candiderm Creme - Posologia

Adultos: Recomenda-se a aplicação de CANIMPRESSÃO DIDERM uma vez ao dia sobre a área afetada e adjacências por um período não inferior a 2 semanas em pacientes com: Tinea corporis, Tinea cruris e Pitiríase versicolor. Casos mais resistentes poderão ser tratados com duas aplicações diárias, a critério médico. Crianças: A critério médico.

Superdosagem

A aplicação tópica exagerada pode levar ao eritema, edema e uma sensação de queimação, que desaparecerá quando o tratamento for descontinuado. Candiderm Creme é pouco absorvido pela pele. No entanto, em caso de uso excessivo e/ou ingestão acidental, cuidados devem ser tomados, procure orientação médica.

Características farmacológicas

O cetoconazol é um derivado imidazólico sintético de amplo espectro que inibe in vitro o crescimento de dermatófitos (ex.: Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton) e leveduras mais comuns (ex.: Candida albicans), interferindo diretamente na biosíntese dos esteróis da membrana celular. Os esteróis (colesterol, ergosterol) são fundamentais na composição da membrana celular dos dermatófitos e leveduras, e no seu perfeito funcionamento. O cetoconazol é um potente inibidor da biosíntese do ergosterol. O cetoconazol é pouco absorvido quando usado topicamente, contudo sistemicamente, apresenta determinadas propriedades farmacológicas, tais como: o cetoconazol é degradado pelas enzimas microssomais hepáticas em metabólitos inativos, que são excretados primariamente na bile ou nas fezes; sua meiavida de eliminação é bifásica com uma meiavida de 2 horas durante as primeiras 10 horas e com uma meia-vida de 8 horas depois disso e liga-se 99% às proteínas plasmáticas. O cetoconazol além da eficácia terapêutica, caracteriza-se pela ótima tolerância e baixa toxicidade.

Resultados de eficácia

CANDIDERM é um produto para uso local com atividade antifúngica, utilizado no tratamento de dermatoses afetadas por fungos e leveduras.

Modo de usar

Adultos: Recomenda-se a aplicação de CANDIDERM uma vez ao dia sobre a área afetada e adjacências por um período não inferior a 2 semanas em pacientes com: Tinea corporis, Tinea cruris e Pitiríase versicolor. Casos mais resistentes poderão ser tratados com duas aplicações diárias, a critério médico. Crianças: A critério médico.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

As mesmas orientações dadas aos adultos devem ser seguidas para os pacientes idosos, observando-se as recomendações específicas para grupos de pacientes descritos nos itens "Precauções" e "Contraindicações".

Armazenagem

(temperatura entre 15 e 30°C), ao abrigo da luz e umidade

Candiderm Creme - Informações

CANDIDERM é um produto para uso local com atividade antifúngica, utilizado no tratamento de dermatoses afetadas por fungos e leveduras. CANDIDERM quando conservado em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C), ao abrigo da luz e umidade, apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação. NÃO USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: ardência, prurido, irritação, ressecamento, dermatite de contato e/ou estrias. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS

Dizeres legais

MS - 1.0573.0149 Farmacêutico Responsável: Dr. Wilson R. Farias CRF-SP nº. 9555 Aché Laboratórios Farmacêuticos S. A. Via Dutra, km 222,2 - Guarulhos - SP CNPJ 60.659.463/0001-91 - Indústria Brasileira Número de lote, data de fabricação e prazo de validade: vide embalagem externa. SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA


Bulas
Principal