Aerotide - Beclometasona - Bula

Aerotide

Beclometasona

Broncodilatadores



Aerotide

Indicação

Para quê serve Aerotide?

Asma; tratamento de rotina da doença obstrutiva das vias aéreas inferiores em pacientes que podem beneficiar-se da corticoterapia e da terapia broncodilatadora tópicas intrapulmonares.

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula; infecções virais e tuberculose.

Posologia

Como usar Aerotide?

Adultos: 2 inalações, 3 a 4 vezes ao dia ou a critério do médico;

Crianças: 1-2 inalações, 2 a 4 vezes ao dia ou a critério do médico. (O efeito de uma inalação permanece pelo menos por 4 horas; efetuar no máximo 2 inalações de cada vez e não repetir o tratamento antes de decorridas 4 horas).

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Podem ocorrer irritação de boca e garganta. É recomendável enxaguar a boca com água, imediatamente, após a inalação. Foram relatadas reações de hipersensibilidade incluindo rashes, urticária, prurido, eritema, hipotensão, angioedema, edema de olhos, face, lábios e garganta. Salbutamol: O salbutamol pode causar um leve tremor do músculo esquelético; normalmente as mãos são mais afetadas. Este efeito é relacionado com a dose e é comum a todos os estimulantes b- adrenérgicos. Ocasionalmente, dores de cabeça foram relatadas. A terapia com agonistas B2 pode resultar em hipocalemia potencialmente séria. Assim, como com outros agonistas B2, hiperreatividade em crianças foi raramente relatada. Vasodilatação periférica e um pequeno aumento compensatório nos batimentos cardíacos podem ocorrer em alguns pacientes. Ocorreram alguns relatos muito raros de cãibras musculares. Em alguns pacientes, pode ocorrer taquicardia. Arritmias cardíacas (incluindo fibrilação atrial, taquicardia supraventricular e extrasístoles) foram relatados, normalmente em pacientes susceptíveis. Dipropionato de beclometasona: Candidíase da boca e garganta ocorre em alguns pacientes, sendo que a incidência dos mesmos aumenta com doses maiores do que 400mcg de dipropionato de beclometasona por dia. Pacientes com altos níveis sanguíneos de Candida preciptins, indicando uma infecção prévia, têm maiores chances de desenvolver esta complicação. É recomendado fazer bochecho com água após o uso do inalador. Candidíase sintomática pode ser tratada com terapia anti-fúngica tópica, enquanto continuar a terapia com Aerotide. Possíveis efeitos sistêmicos incluem supressão adrenal, retardo no crescimento em crianças e adolescentes, diminuição na densidade óssea, catarata e glaucoma.

Composição

Associação, em aerossol, de salbutamol(broncodilatador beta-2 seletivo) e dipropionato de beclometasona (corticosteróide de atividade essencialmente limitada à árvore brônquica). cada jato libera 100 mcg de salbutamol e 50 mcg de dipropionato de beclometasona.

Apresentação

Recipiente com aplicador para 200 doses.

Laboratório

GlaxoSmithKline Brasil Ltda.

Estrada dos Bandeirantes 8464 - Rio de Janeiro - RJ CEP 22783-110.

CNPJ 33.247743/0001-10


Broncodilatadores
Bulas
Principal