Cefazol - Bula

Cefazol



Cefazol

Indicação

Para quê serve Cefazol?

Tratamento de todas as infecções causadas por microorganismos sensíveis a este antibiótico.

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

Pacientes com alergias à cefazolina e a outras cefalosporinas. Uma alergia ocasional na região sacra com outros antibióticos betalactâmicos (entre outros, penicilina) precisa ser observado. Recomenda-se não utilizá-lo em pacientes reconhecidamente alérgicos.

Posologia

Como usar Cefazol?

Após a reconstituição, a cefazolina pode ser administrada por via intravenosa direta ou por infusão contínua ou intermitente. Injeção intravenosa direta (administrar a solução diretamente na veia ou através de tubo): diluir a solução de 1 g de cefazolina em uma quantidade de no mínimo 10 mililitros de água esterilizada para injeção. Injetar a solução lentamente no prazo de 3 a 5 minutos. Não injetar em menos de 3 minutos.

Infusão intravenosa intermitente: a cefazolina pode ser administrada junto com líquidos intravenosos, por meio de um dispositivo para controle de volume (infusão contínua) ou separadamente com um frasco secundário para administração (infusão intermitente).

As soluções reconstituídas de 1 g de cefazolina podem ser diluídas em 50 a 100 mililitros das seguintes soluções intravenosas: cloreto de sódio a 0,9%; glicose a 5% ou 10%; glicose a 5% em lactato de Ringer; glicose a 5% em cloreto de sódio a 0,9% (também pode ser usado com glicose a 5% em cloreto de sódio a 0,45% ou 0,2%) em lactato de Ringer; frutose a 5% ou 10% Solução de Ringer.

Posologia adultos: pneumonia pneumocócica 500 miligramas a cada 12 horas; infecções leves causadas por cocos gram-positivos sensíveis 250 miligramas a 500 miligramas a cada 8 horas; infecções do trato urinário agudas e não complicada 1 g a cada 12 horas; infecções moderadas e graves: 500 miligramas a 1 g a cada 6 a 8 horas; infecções com risco de vida (por ex.: endocardite e septicemia) 1 g a 1,5 g; cada 6 horas. Em raras situações, doses de até 12 gramas de cafazolina por dia foram usadas. Dosagem em insuficiência renal: para pacientes com insuficiência renal a dose inicial é a mesma que em pacientes com o rim sadio. O intervalo de dosagem deve ser aumentado, pois pode haver um acúmulo de cefazolina.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Hipersensibilidade: tem ocorrido febre medicamentosa, erupções cutâneas, prurido vulvar, eosinofilia e anafilaxia. Sangue: tem ocorrido neutropenia, leucopenia, trombocitemia e testes de Coombs diretos e indiretos positivos. Renal: aumento transitório dos níveis de uréia no sangue (Bun) têm sido observado sem evidência clínica de insuficiência renal. Nefrite intersticial e outros distúrbios renais foram relatados raramente. A maioria dos pacientes que teve essas reações estava seriamente doente e recebendo terapias com várias drogas. O papel da cefazolina no desenvolvimento de nefropatias não foi determinado. Hepatite: têm sido observadas raramente elevações transitórias dos níveis das transaminases glutâmico-oxalacética (TGO), glutâmico-pirúvica (TGP) e fosfatase alcalina. Como acontece com algumas penicilinas e algumas outras cefalosporinas, têm sido raramente relatadas hepatite e icterícia colestática transitórias. Gastrintestinal: sintomas de colite pseudomembranosa podem aparecer durante ou após o tratamento com antibiótico. Náuseas e vômitos têm sido relatados raramente. Anorexia, diarréia e candidíase oral têm sido relatadas. Outras: tem-se notado flebite no local da injeção. Outras reações adversas incluíram prurido anal e genital, monilíase genital e vaginite.

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Antes de ser instituída a terapêutica com a cefazolina, deve-se pesquisar antecedentes de reações de hipersensibilidade às cefalosporinas e à penicilina. Os derivados da cefalosporina C devem ser administrados com cautela a pacientes sensíveis à penicilina. Reações agudas e graves da hipersensibilidade podem requerer administração de adrenalina e outras medidas de emergência. Há alguma evidência de alergenicidade cruzada parcial entre as penicilinas e as cefalosporinas.

Composição

Cada frasco-ampola contém cefazolina sódica1,0508 g (equivalente a 1 g de cefazolina).

Apresentação

Pó para solução injetável intravenoso. Caixa com 25 frascos-ampola contendo 1,0 g.

Laboratório

Eurofarma Laboratórios Ltda.


Bulas
Principal