Cefotax - Bula

Cefotax



Cefotax

Indicação

Para quê serve Cefotax?

Infecções bacterianas agudas e crônicas, sensíveis ao seu espectro de ação.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Hipersensibilidade às cefalosporinas.

Posologia

Como usar Cefotax?

Dissolver o conteúdo do frasco-ampola no diluente que acompanha o produto e aplicar a injeção imediatamente. Crianças: 50-100 mg/kg em 2 ou 3 aplicações. Em infecções mais severas, a critério médico, a dose pode ser aumentada para até 150 mg/kg. Adultos: 1-4 g/dia em 2 ou 3 aplicações, na dependência do microorganismo isolado, local da infecção e gravidade do quadro clínico. Em casos muito graves, já foram utilizadas doses de até 10 g por dia com boa tolerância. Gonorréia: a dosagem apropriada para o tratamento da gonorréia para homens e mulheres é de uma dose única do Cefotax 1 g intramuscular. - Importante: há influência relativamente pequena na farmacocinética da droga quando administrada em pacientes portadores de insuficiência renal. Portanto, é somente obrigatória a redução da dose nos casos de insuficiência renal severa. A dose de manutenção deve ser reduzida à metade em pacientes com clearance de creatinina 5 ml/minuto. - Observação: a solução do produto deve ser usada imediatamente após a sua preparação. Uma coloração levemente amarelada da solução não afeta a atividade do antibiótico. A solução não deve ser guardada por mais de 24 horas. A temperatura não deverá exceder 23ºC. Superdosagem: a experiência da superdosagem da cefotaxima é bastante limitada, a administração imprópria em largas doses pode ocasionar eventualmente irritações cerebrais. Neste caso, a droga deve ser prontamente descontinuada. Os níveis séricos da cefotaxima podem ser reduzidos através de hemodiálise.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

É conhecido que raros antibióticos podem, raramente, provocar diarréias graves e persistentes. Tais sintomas fazem pensar na possibilidade de uma colite pseudomembranosa que deverá ser diagnosticada através de colonoscopia. Nestes casos será preciso suspender imediatamente a terapia com Cefotax e iniciar o tratamento por via oral com vancomicina, estando contraindicados os preparados antiperistálticos. Nas doses recomendadas e utilizadas habitualmente, não são observados outros efeitos colaterais significativos, com exceção de possíveis reações alérgicas devido à hipersensibilidade à cefalosporina.

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Em virtude de tratar-se de um novo fármaco e assim como todos os outros, não se recomenda a administração durante a gravidez, salvo sob rigorosa observação médica. Em pacientes com insuficiência renal, é necessário seguir rigorosamente o esquema posológico recomendado para estes casos.

Composição

Cada frasco-ampola contém: pó estéril(equivalente a 1048 mg de cefotaxima sódica) 1000 mg;

Apresentação

Caixa com 1 frasco-ampola acompanhado de ampola com 4 ml de água para injeção.

Laboratório

Eurofarma Laboratórios Ltda.


Bulas
Principal