Cicloprimogina - Bula

Cicloprimogina



Laboratório

Bayer

Apresentação de Cicloprimogina

Cart. com estojo-calendário com 21 drágeas (11 brancas e 10 pardo-avermelhadas). Cada drágea branca contém 2 mg de valerato de estradiol. Cada drágea pardo-avermelhada contém 2 mg de valerato de estradiol e 0,25 miligramas de levonorgestrel.

Cicloprimogina - Indicações

Terapia de reposição hormonal (TRH), para o tratamento de sinais e sintomas da deficiência estrogênica, devidos à menopausa natural ou hipogonadismo, castração ou falha ovariana primária em mulheres com útero intacto. Controle de irregularidades do ciclo menstrual. Tratamento da amenorréia primária e secundária.

Contraindicações de Cicloprimogina

A TRH não deve ser iniciada na presença de qualquer uma das condições relacionadas abaixo. Caso alguma dessas condições surja durante a TRH, deve-se interromper imediatamente a administração do produto. - gravidez e lactação; - sangramento vaginal não-diagnosticado; - diagnóstico ou suspeita de câncer de mama; - diagnóstico ou suspeita de condições pré-malignas ou malignas, influenciáveis por esteróides sexuais; - diagnóstico ou história de tumor hepático (benigno ou maligno); - doença hepática grave; - diagnóstico ou história de trombose venosa profunda ou distúrbios tromboembólicos; - hipertrigliceridemia grave; - hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes do produto.

Reações adversas e efeitos colaterais de Cicloprimogina

Além dos efeitos citados no item Precauções e advertências-, as seguintes reações adversas foram relatadas por pacientes, com diferentes formulações orais para TRH. - Distúrbios do sistema reprodutivo e das mamas: Mudanças no padrão de sangramento vaginal e sangramento ou fluxo anormais, sangramento de escape, gotejamento (as irregularidades no sangramento geralmente desaparecem durante a continuação do tratamento), dismenorréia, alterações na secreção vaginal, síndrome semelhante à pré-menstrual, dor ou aumento do tamanho ou da sensibilidade das mamas. • Distúrbios gastrointestinais: Dispepsia, distensão abdominal ocasionada por gases, náusea, vômito, dor abdominal • Distúrbios do tecido subcutâneo e da pele: Erupção cutânea e outros distúrbios da pele (incluindo prurido, eczema, urticária, acne, hirsutismo, alopécia, eritema nodoso) • Distúrbios do sistema nervoso: Cefaléia, enxaqueca, tontura, sintomas depressivos e de ansiedade, fadiga • Outros: Palpitações, edema, cãibra muscular, alterações no peso corpóreo, aumento do apetite, alterações da libido, distúrbios visuais, intolerância a lentes de contato, reações de hipersensibilidade

Cicloprimogina - Posologia

Se a paciente ainda estiver menstruando, o tratamento deve ser iniciado no 5º dia do ciclo (1º dia do sangramento menstrual = 1º dia do ciclo). Pacientes com amenorréia, períodos menstruais muito raros, ou que se encontram na pós-menopausa podem iniciar em qualquer dia do mês, desde que a existência de gravidez tenha sido excluída (vide Gravidez e lactação- no item Precauções e advertências-). Tomar uma drágea branca diariamente, durante 11 dias, seguida pela ingestão diária de uma drágea pardo-avermelhada por 10 dias. Completados os 21 dias, fazer um intervalo de pausa de 7 dias. Após este intervalo, um novo blíster de Cicloprimogyna deve ser iniciado no mesmo dia da semana que o blíster anterior. As drágeas devem ser ingeridas com pequena quantidade de líquido, sem mastigar. É indiferente o horário do dia em que a drágea seja tomada. Mas, uma vez escolhido, deve-se mantê-lo constante. Se a paciente esquecer de tomar a drágea no horário habitual, deve ingeri-la no período de 12 a 24 horas subsequentes. Se o tratamento for interrompido por um período mais longo, pode ocorrer sangramento irregular. Normalmente, ocorre sangramento durante o intervalo de pausa de 7 dias, alguns dias após a ingestão da última drágea.

Cicloprimogina - Informações

Cicloprimogyna contém o estrogênio valerato de estradiol, um pró-fármaco do 17 -estradiol natural humano. O outro princípio ativo, levonor-gestrel, é um progestogênio sintético. Com a composição e com o regime sequencial de Cicloprimogyna , incluindo uma monofase estrogênica de 11 dias e uma fase combinada estrogênio-progestogênio de 10 dias, além de um intervalo de pausa de 7 dias, um ciclo menstrual é estabelecido na mulher com útero intacto, desde que o medicamento seja tomado regularmente. A ovulação não é inibida durante o uso de Cicloprimogyna e a produção endógena de hormônios dificilmente é afetada. Cicloprimogyna pode ser administrado a mulheres jovens para desenvolver e regular o ciclo, assim como a mulheres na perimenopausa para tratamento de sangramento do estradiol são excretados principalmente por via renal, como sulfatos e glicuronídios.


Bulas
Principal