Cipro hc Otologico - Bula

Cipro hc Otologico



Laboratório

Alcon

Apresentação de Cipro hc Otologico

Frasco de vidro conta-gotas com 10 mililitros de susp. otológica.

Cipro hc Otologico - Indicações

Tratamento da otite externa bacteriana aguda causada por microorganismos suscetíveis à ação do ciprofloxacino, incluindo Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Acinetobacter anitratus (baumannii), Stenotrophomonas maltophilia, Enterobacteriaciae, Enterococcus faecalis e Proteus mirabilis.

Contraindicações de Cipro hc Otologico

Pacientes com história de hipersensibilidade ao álcool benzílico, à hidrocortisona, à ciprofloxacina, aos derivados quinolônicos ou a qualquer dos excipientes da formulação. Pacientes com perfuração da membrana timpânica, suspeita ou confirmada. CIPRO HC Suspensão Otológica não é indicado no tratamento da otite média. Não deve ser prescrito durante a gravidez e a amamentação, já que não há dados suficientes que assegurem o uso do medicamento nestes grupos de pacientes.

Advertências

Descontinuar o tratamento ao primeiro sinal de erupção cutânea ou qualquer outra evidência de hipersensibilidade local ou generalizada. Como qualquer outra preparação antibiótica, o uso prolongado pode resultar no crescimento de microrganismos resistentes, inclusive fungos.

Uso na gravidez de Cipro hc Otologico

Não deve ser prescrito durante a gravidez e a amamentação, já que não há dados suficientes que assegurem o uso do medicamento nestes grupos de pacientes

Interações medicamentosas de Cipro hc Otologico

Não são conhecidas interações medicamentosas para esta formulação e via de administração.

Reações adversas e efeitos colaterais de Cipro hc Otologico

Nos estudos clínicos realizados, as reações adversas consideradas relacionadas à droga ocorreram em 3,5 % dos pacientes tratados. As reações adversas que ocorreram com uma frequência situada entre 0,1 e 1 % foram as seguintes reações localizadas: hipoestesia, parestesia, prurido, erupção cutânea e urticária.

Cipro hc Otologico - Posologia

Para crianças (de 2 anos em diante) e adultos, instilar 3 gotas da suspensão no ouvido afetado, duas vezes por dia, durante 7 dias. Agitar bem o frasco antes do uso. O paciente deve deitar-se de lado, com o ouvido afetado para cima, para a instilação das gotas. O paciente deve manter-se nesta posição por, no mínimo, 30 segundos, para facilitar a penetração das gotas no meato acústico externo.

Superdosagem

Não há registro de superdose com CIPRO HC Suspensão Otológica em humanos. Em estudos pré-clínicos conduzidos em cobaias tratadas com doses pelo menos 20 vezes maiores que as utilizadas em humanos, não houve evidência de efeitos ototóxicos.

Cipro hc Otologico - Informações

CIPRO HC Suspensão Otológica é uma suspensão de ciprofloxacino 0,2 % e hidrocortisona 1% exclusivamente para uso tópico otológico. MECANISMO DE AÇÃO: O ciprofloxacino é um antibiótico fluoroquinolônico de amplo espectro, com comprovada atividade contra bactérias causadoras da otite externa bacteriana. A hidrocortisona é um corticosteróide com amplas propriedades anti-inflamatórias. O ciprofloxacino age inibindo a DNA-girase bacteriana. Apresenta rápida ação bactericida na fase proliferativa e na fase de repouso, embora na fase de repouso sua atividade bactericida não seja tão rápida. O ciprofloxacino é efetivo in vitro contra virtualmente todos os patógenos gram-negativos, incluindo Pseudomonas aeruginosa. Também é efetivo contra bactérias gram-positivas tais como estafilococos e estreptococos sensíveis à meticilina. Em geral, anaeróbios são resistentes. Antes de iniciar o tratamento, devem ser feitos testes de sensibilidade. Uma dose de 3 gotas de CIPRO HC Suspensão Otológica libera aproximadamente 300 mcg de ciprofloxacino, atingindo concentrações locais que excedem os valores da Concentração Inibitória Mínima (CIM) para os patógenos associados à otite externa bacteriana.


Bulas
Principal