Airclin - Bula

Airclin



Airclin

Indicação

Para quê serve Airclin?

AIRCLIN (triancinolona acetonida) é um medicamento à base de triancinolona acetonida usado no tratamento da rinite alérgica. O triancinolona acetonida é um corticosteróide sintético. Corticosteróides são substâncias naturais encontradas no corpo humano. Quando aplicado no nariz, AIRCLIN (triancinolona acetonida) ajuda a reduzir sintomas como: espirros, secreções, coceira e congestão nasal associados às reações alérgicas.

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

AIRCLIN (triancinolona acetonida) não pode ser utilizado em pacientes que:

- tiveram reações alérgicas prévias ao medicamento ou aos demais componentes da fórmula;

- tiveram alguma reação indesejável com outros corticosteróides nasais em spray.

Posologia

Como usar Airclin?

Pode-se observar melhora nos sintomas de alguns pacientes no primeiro dia de tratamento, obtendo-se geralmente o benefício máximo após uma semana. Deve-se realizar avaliação inicial da resposta durante este intervalo de tempo e, periodicamente, até que os sintomas do paciente estejam estabilizados. Se após 3 semanas de tratamento não se alcançar alívio adequado dos sintomas, deve-se interromper o uso de AIRCLIN (triancinolona acetonida). É sempre desejável tentar a individualização da menor dose eficaz, visando diminuir a possibilidade de efeitos adversos. Portanto, quando for alcançado o benefício máximo e os sintomas estiverem controlados, deve-se reduzir a dose para 100 mcg (uma aplicação de spray em cada narina, uma vez ao dia), que mostrou ser efetiva na manutenção do controle dos sintomas da rinite alérgica, em pacientes controlados inicialmente com 200 mcg/dia. Adultos e crianças com idade igual ou superior a 12 anos: A dose inicial de AIRCLIN (triancinolona acetonida) recomendada é de 200 mcg (aplicação de 2 sprays em cada narina), uma vez ao dia.

Se necessário, a dose recomendada poderá ser de 400 mcg/dia e poderá ser fracionada da seguinte maneira:

- 1 vez ao dia: aplicação de 4 sprays em cada narina;

- 2 vezes ao dia: aplicação de 2 sprays em cada narina;

- 4 vezes ao dia: aplicação de 1 spray em cada narina.

Crianças de 4 a 12 anos: a dose inicial recomendada é de 100 mcg (aplicação de 1 spray em cada narina), uma vez ao dia. Pacientes que não obtiveram controle máximo dos sintomas com esta dose, podem obtê-lo com a dose de 200 mcg (aplicação de 2 sprays em cada narina) uma vez ao dia. Uma vez que os sintomas estejam controlados, o tratamento de manutenção pode ser realizado com a dose de 100 mcg (aplicação de 1 spray em cada narina), uma vez ao dia.

INSTRUÇÕES DE USO Preparando o spray:

1. Remova a tampa plástica e o grampo de segurança do aplicador nasal da bomba do spray. A bomba do spray nasal deve ser preparada antes que AIRCLIN (triancinolona acetonida) seja utilizado pela primeira vez. Para prepará-la segure o frasco com o polegar apoiado no fundo e os dedos indicador e médio apoiados nas abas laterais. Certifique-se de que o frasco esteja direcionado para o alto e longe dos seus olhos. A névoa fina (jato ideal) só pode ser produzida pelo pressionamento rápido e firme. Mantenha os dedos indicador e médio fixos e pressione o polegar firme e rapidamente contra o frasco até que borrife 3 vezes. A bomba agora está pronta e pode ser utilizada. O re-preparo diário não é necessário. Mas, se você não utilizar o spray por mais de 14 dias, re-prepare-o antes do uso. Borrife-o apenas uma vez ou até que uma névoa fina seja obtida. Se não for utilizado por mais de 28 dias, re-prepare com 3 borrifadas ou até que a névoa fina seja obtida.

Aplicando o produto:

1. Assoe suavemente o nariz para limpar as narinas .

2. Remova a tampa plástica e o grampo de segurança do aplicador nasal .

3. Prepare a bomba de acordo com as instruções: "Preparando o spray".

4. Incline ligeiramente a cabeça para trás. Expire lentamente.

5. Insira a ponta do spray na narina, como mostrado na ilustração . Feche a narina que não receberá o medicamento com um dedo da outra mão .

6. Inspire pela narina e enquanto inspira pressione o aplicador firme e rapidamente de forma a liberar um jato (uma dose) de spray. Expire pela boca. Caso o médico tenha prescrito 2 doses, repita o procedimento nesta mesma narina e então proceda da mesma maneira na outra narina.

7. Após o uso, limpe o aplicador com um lenço de papel e recoloque a tampa e o grampo de segurança.

Observações importantes: se o seu nariz estiver muito congestionado, seu médico pode recomendar que você use um descongestionante nasal em spray ou gotas antes do uso de AIRCLIN (triancinolona acetonida) nos primeiros 3 ou 4 dias. Raramente alguns pacientes podem notar sangramento nasal após o uso de AIRCLIN (triancinolona acetonida). Caso isto ocorra, suspenda o uso e procure seu médico.

Limpeza: Caso o aplicador fique entupido e não libere o spray, remova-o e mergulhe em água quente durante 10-15 minutos. Lave o aplicador, deixe secar e recoloque-o no frasco. Não tente desentupir o aplicador com alfinete ou outro objeto pontiagudo.

Cada frasco de AIRCLIN (triancinolona acetonida) fornece no mínimo 120 doses. Após 120 doses, a quantidade de triancinolona acetonida liberada por spray (dose) não é constante, devendo-se descartar o frasco. Utilize a tabela a seguir para anotar quantas vezes utilizou AIRCLIN (triancinolona acetonida). Esta é uma forma de assegurar que você utilizou as 120 doses contidas no frasco. Note que cada frasco contém uma quantidade extra de solução nasal que permite o preparo inicial necessário. Mantenha a tabela próxima ao frasco de AIRCLIN (triancinolona acetonida) ou fixe-a em local conveniente. Marque no círculo cada atuação utilizada. Descarte o frasco de AIRCLIN (triancinolona acetonida) após 120 doses.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

AIRCLIN (triancinolona acetonida) apresenta um baixo índice de reações adversas quando utilizado corretamente. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis como por exemplo: dor de cabeça, dor de garganta, aumento da tosse, náusea, vômito, dor nas costas, asma, gosto amargo, conjuntivite, mialgia, sangramento nasal, irritação nasal, ressecamento das mucosas, congestão e espirros.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Pacientes em tratamento com doses imunossupressoras de corticosteróides, são mais susceptíveis à infecções que pacientes sadios. Em caso de exposição destes pacientes à varicela e sarampo procurar orientação médica.

Pacientes com tuberculose ativa ou latente, ou pacientes com infecções não tratadas causadas por fungos, bactérias, vírus sistêmico ou herpes ocular simples devem utilizar o produto com cautela. Assim como pacientes com úlcera do septo nasal recente, cirurgia nasal ou traumatismo.

Pacientes com episódios de sangramento nasal recorrentes ou desconforto do septo nasal durante o uso do medicamento devem informar o médico. Irritação nasal transitória e/ou queimação ou pontadas podem ocorrer após a administração do produto.

Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja utilizando, antes do início, ou durante o tratamento.

Medicamentos imunossupressores podem ativar focos primários de tuberculose. Os médicos que acompanham pacientes sob imunossupressão devem estar alertas quanto à possibilidade de surgimento de doença ativa, tomando assim, todos os cuidados para o diagnóstico precoce e tratamento.

Pacientes diabéticos podem fazer uso de AIRCLIN (triancinolona acetonida)?

AIRCLIN (triancinolona acetonida) não contém açúcar. Se você for diabético, certifique-se com seu médico sobre o uso do produto.

NÃO DEVE SER UTILIZADO DURANTE A GRAVIDEZ E A LACTAÇÃO.

AIRCLIN (triancinolona acetonida) somente deve ser utilizado por gestantes ou mulheres que estejam amamentando quando estritamente recomendado pelo médico. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se está amamentando.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Como qualquer outro corticosteróide administrado por via nasal, a superdosagem aguda é pouco provável. Em caso de administração do conteúdo total do frasco de uma única vez, por via oral ou aplicação intranasal, não ocorrerá nenhum efeito adverso sistêmico clinicamente relevante. O paciente poderá apresentar irritação nasal, cefaléia ou alguns transtornos gastrintestinais.

Composição

Cada dose contém:

triancinolona acetonida: 50 mcg Excipientes: cloreto de benzalcônio, edetato dissódico diidratado, fosfato de sódio dibásico dodecaidratado, fosfato de sódio monobásico monoidratado, óleo de rícino polioxil-40-hidrogenado, polissorbato 80, propilenoglicol e água.

Armazenamento

Onde, como, e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Como todo o medicamento, AIRCLIN (triancinolona acetonida) deve ser mantido na sua embalagem original até sua total utilização. Conservar em temperatura ambiente (15 -30ºC).

Qual o prazo de validade de AIRCLIN (triancinolona acetonida)?

O prazo de validade de AIRCLIN (triancinolona acetonida) é de 18 meses após a data de fabricação impressa na embalagem do produto ou deve ser usado em até 3 meses após a abertura do frasco. Ao utilizar o medicamento, confira sempre seu prazo de validade. NUNCA USE MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. Além de não obter o efeito desejado, as substâncias podem estar alteradas e causar prejuízo para a sua saúde.

Apresentação

Solução nasal em frasco spray com 15 ml do produto, que fornecem no mínimo 120 doses.

USO INTRANASAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Interações Medicamentosas

Interações medicamentosas significantes com o produto são pouco prováveis quando se utilizam as doses corretas do medicamento.

Informações Legais

MS - 1.0573.0314 Farmacêutico Responsável: Dr. Wilson R. Farias CRF-SP n°. 9555

Laboratório

Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.

Via Dutra, km 222,2 - Guarulhos - SP CNPJ 60.659.463/0001-91 - Indústria Brasileira


Bulas
Principal