CLOFENAK Gel - Bula

CLOFENAK Gel



CLOFENAK Gel

CLOFENAK Gel

Diclofenaco dietilamônio

AGENTE ANTIINFLAMATÓRIO DE USO TÓPICO

APRESENTAÇÃO E COMPOSIÇÃO

Cada 100 g de CLOFENAK gel contém diclofenaco dietilamônio, equivalente a 1 g de diclofenaco potássico.

Bisnaga com 60 g.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

O prazo de validade de CLOFENAK gel é de 36 meses a partir da data de fabricação.

O produto deve ser mantido ao abrigo do calor.

CLOFENAK gel deve ser aplicado somente sobre a pele sã. É contraindicado a pacientes hipersensíveis ao diclofenaco, ácido acetilsalicílico e outras substâncias anti-inflamatórias.

A constatação de efeitos colaterais deve ser comunicada imediatamente ao médico.

Evitar o contato direto do produto com os olhos ou conjuntivas.

CLOFENAK gel não pode ser ingerido.

"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS." "NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE."

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

PROPRIEDADES:

CLOFENAK gel é uma preparação cremosa, branca e de aspecto não gorduroso, espalha-se facilmente sobre a pele, exercendo efeito suavizador e refrescante.

Estudos realizados comprovam que após a aplicação tópica, a substância ativa penetra através da pele, depositando-se no tecido subcutâneo, onde atua tanto sobre as reações inflamatórias agudas como as crônicas.

Em presença de inflamações de origem traumática, as propriedades anti-inflamatórias e analgésicas de CLOFENAK gel promovem uma resposta clínica caracterizada pelo efetivo controle do edema e acentuado alívio da sensibilidade e da dor à movimentação.

FARMACOCINÉTICA:

A substância ativa de CLOFENAK gel é absorvida através da pele logo após a administração local, na proporção de aproximadamente 6% da dose aplicada. Essa absorção é determinada através da excreção urinária do diclofenaco e seus metabólitos hidroxilados, observada após a aplicação do gel em voluntários sadios.

INDICAÇÕES

Tratamento local de inflamações de origem traumática dos tendões, ligamentos, músculos e articulações.

POSOLOGIA E MODO DE USAR

CLOFENAK gel pode ser empregado como adjuvante das outras apresentações de Clofenak. Aplicar CLOFENAK gel sobre a região afetada (conforme a extensão), 3 a 4 vezes ao dia, massageando suavemente.

CLOFENAK gel deve ser aplicado somente sobre a pele sã.

CONTRAINDICAÇÕES

Hipersensibilidade ao diclofenaco, ácido acetilsalicílico e outras substâncias anti-inflamatórias não esteróides, assim como ao isopropanol ou propilenoglicol.

PRECAUÇÕES

CLOFENAK gel deve ser aplicado somente sobre a pele sã, intacta e nunca sobre feridas abertas, escoriações ou sobre mucosas. Evitar o contato direto do produto com os olhos e conjuntivas.

CLOFENAK gel não pode ser ingerido.

GRAVIDEZ

Na ausência de dados clínicos referentes à utilização de CLOFENAK gel durante a gravidez, não se recomenda seu uso durante esse período.

REAÇÕES ADVERSAS

CLOFENAK gel é geralmente bem tolerado. A manifestação de efeitos colaterais tais como prurido, vermelhidão, ardência ou "rash" cutâneo pode ocorrer ocasionalmente. Quando CLOFENAK gel for aplicado sobre áreas extensas e por períodos prolongados, a possibilidade de ocorrer efeitos colaterais sistêmicos não pode ser completamente excluída.

Em estudos clínicos foram constatados raros casos de pacientes que apresentaram efeitos colaterais sistêmicos, tais como náusea, azia, desconforto gástrico, sabor desagradável na boca, estimulação geral.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Até o momento não foram constatados interações medicamentosas com o uso de CLOFENAK gel.

SUPERDOSAGEM

Com a manifestação de efeitos sistêmicos significativos decorrentes do uso inadequado do produto ou superdosagem acidental (por exemplo, em crianças) devem ser adotadas as medidas gerais de suporte próprias para tratamento de intoxicações com substâncias anti-inflamatórias não-esteróides


Bulas
Principal