Crisdazol 100 mg - 50 env X 6 cps - Bula

Crisdazol 100 mg - 50 env X 6 cps



Crisdazol 100 miligramas - 50 env X 6 cps

Crisdazol 100 miligramas - 50 env X 6 cps:

CRISDAZOL MEBENDAZOL

FORMAS FARMACÊUTICAS

Suspensão Oral - 20 mg/ml Comprimidos - 100 miligramas

APRESENTAÇÃO

Suspensão Oral 20 mg/ ml Caixa contendo 50 frascos de 30 mililitros Comprimidos 100 miligramas Embalagem com 1e 50 envelopes com 6 comprimidos USO PEDIÁTRICO OU ADULTO

COMPOSIÇÃO

Suspensão Oral Cada ml contém:

Mebendazol (DCB 0763.01-2): 20 miligramas Veículo q.s.p.: 1 ml (Veículos: carboxipolimetileno, sacarose, metilparabeno, propilparabeno, edetato de sódio, álcool etílico, dimeticona, corante vermelho FD&C n. 3, aroma de morango, hidróxido de sódio, polisorbato 80, água purificada).

Comprimidos Cada comprimido contém:

Mebendazol (DCB 0763.01-2): 100 miligramas Excipiente q.s.p.: 1 comp.

(Excipientes: celulose microcristalina, amido de milho, polividona, croscarmelose sódica, talco, estearato de magnésio, vanilina).

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

O CRISDAZOL é um anti-helmíntico, indicado no tratamento de ascaridíase, conhecido popularmente como "lombriga" e outros vermes nematódeos.

Conservar a embalagem fechada, em temperatura ambiente, entre 15 e 30oC, protegida da luz e para os comprimidos proteger também da umidade.

O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem. Não utilize medicamento vencido.

Informe seu médico sobre a ocorrência de gravidez ou se estiver grávida, durante o tratamento com este medicamento ou após o seu término. Não deve ser usado se a paciente estiver amamentando.

Siga corretamente a orientação médica respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis ou distúrbios gastrointestinais como a diarréia, náusea ou vômito.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

O MEBENDAZOL é um potente anti-helmíntico polivalente, dotado de ação contra nematódeos e cestódeos, age bloqueando a captação de glicose nos vermes, elemento vital ao seu metabolismo e consequentemente propicia sua completa eliminação. Em seres humanos não foi demonstrada alteração nas taxas glicêmicas, nem na concentração de glicose nos tecidos.

O MEBENDAZOL é pouco absorvido (aproximadamente 5 a 10% ) no trato gastrointestinal, sendo que a absorção pode ser aumentada quando ingerido com alimento, especialmente alimentos ricos em gordura. Possui meia-vida de 2,5 a 5,5 horas e tempo de pico de concentração sérica de 2 a 5 horas.

INDICAÇÕES

O CRISDAZOL é um anti-helmíntico polivalente, utilizado para o tratamento das infecções isoladas ou mistas, causadas por Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura, Enterobius vermicularis, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Taenia solium e Taenia saginata.

CONTRAINDICAÇÕES

O Mebendazol é contraindicado em pacientes com história de hipersensibilidade à droga; e também, durante a gravidez e a lactação.

PRECAUÇÕES

Gravidez:- Nos estudos realizados em ratas grávidas, com doses de 10 mg/ kg, foram evidenciados efeitos embriotóxicos e teratogênicos, assim sendo, não é aconselhável o uso deste medicamento durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre. Cabe ressaltar que um levantamento feito em 170 pacientes grávidas de vários países que fizeram uso inadvertidamente do MEBENDAZOL durante o primeiro trimestre, não foram observadas mal formações e a incidência de aborto espontâneo e mal formação não foi superior à observada na população em geral.

Amamentação:- Não se sabe se o MEBENDAZOL é excretado no leite materno. Como muitas drogas são excretadas, deve-se ter em mente esta possibilidade ao administrar-se MEBENDAZOL a lactantes.

Uso em Pediatria:- Não existe estudo extensivo em crianças menores de 2 anos; e por isso, este medicamento só deve ser prescrito pelo médico a estes pacientes, se o benefício superar o possível risco à criança.

Os pacientes devem ser informados que a higiene é importante para prevenir a reinfestação e a sua transmissão.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

O uso concomitante de cimetidina pode inibir o metabolismo do Mebendazol no fígado, resultando em aumento da concentração plasmática do Mebendazol, especialmente em uso prolongado.

Nestes casos, recomenda-se a dosagem da concentração plasmática para determinar a posologia.

REAÇÕES ADVERSAS / COLATERAIS

Geralmente o Mebendazol é bem tolerado. Sintomas transitórios de dor abdominal e diarréia podem ocorrer em casos de infecção maciça e grande eliminação de vermes. Raramente foram observadas reações de hipersensibilidade como urticária, angioedema e ainda mais raramente, convulsões.

POSOLOGIA

Infestações por Nematódeos:

Um comprimido ou um copo-medida de 5 ml (2 colheres das de chá) 2 vezes ao dia, durante 3 dias consecutivos, independente do peso corpóreo e idade.

Infestações por Cestódeos:

Dois comprimidos ou dois copos-medida de 5 ml (2 colheres das de chá) 2 vezes ao dia, durante 3 dias consecutivos. A posologia para crianças é de 1 comprimido 2 vezes por dia ou 5 ml (2 colheres de chá) 2 vezes ao dia, durante 3 dias consecutivos. Os comprimidos podem ser mastigados, deglutidos com água, triturados ou dissolvidos.

SUPERDOSAGEM

No caso de superdosagem acidental, cólicas abdominais, náusea, vômito e diarréia podem ocorrer. O tratamento é de suporte.

Foram descritos casos de hepatite, neutropenia e distúrbios reversíveis da função hepática, em tratamentos com doses elevadas por tempo prolongado.

Não existe antídoto específico.

O tratamento pode ser feito pela administração de carvão ativado ou lavagem gástrica com solução de permanganato de potássio a 20%.

As parasitoses intestinais são amplamente difundidas em todas as classes sociais, acometendo tanto adultos como crianças. Seguem-se alguns conselhos sobre:

COMO EVITAR A VERMINOSE

1. Beba somente água filtrada ou fervida. 2. Lave cuidadosamente as frutas e verduras e cozinhe bem os alimentos.

3. Coma apenas carne bem passada. 4. Ande sempre com os pés calçados.

5. Lave as mãos antes das refeições e 6. Conserve sempre as unhas cortadas e limpas.

após usar os sanitários.

7. Mantenha as instalações sanitárias em 8. Siga corretamente estes conselhos, evitando boas condições de higiene. que os vermes atinjam toda a família.

Consulte Regularmente seu Médico.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA N.º do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide rótulo/cartucho Reg. MS N.º 1.0298.0112 Farm. Resp.: Dr. Joaquim A. dos Reis - CRF-SP N.º 5061 SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente): 0800-7011918 CRISTÁLIA - Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.

Rod. Itapira-Lindóia, km 14 - Itapira - SP CNPJ N.º 44.734.671/0001-51 Indústria Brasileira REVISADO EM 19/09/01


Bulas
Principal