Dexametasona Pomada - Bula

Dexametasona Pomada



Referência

Dexason (Teuto)

Apresentação de Dexametasona Pomada

Embalagens contendo 1 e 50 bisnagas com 10g. Cada grama do creme contém: acetato de dexametasona... 1mg Excipiente q.s.p...1g Excipientes: álcool etílico, edetato dissódico, metilparabeno, cera autoemulsionante não-iônica, polissorbato 80, propilenoglicol, propilparabeno e água de osmose reversa.

Dexametasona Pomada - Indicações

Anti-inflamatório e antipruriginoso tópico utilizado no tratamento de muitas formas de dermatoses. Prurido anogenital inespecífico, dermatoses alérgicas tais como as dermatites de contato, dermatite atópica (eczema alérgico), neurodermatites, pruridos com liquenificações, dermatite eczematóide, eczema alimentar, eczema infantil e dermatite actínica, tratamento sintomático da dermatite seborréica, miliária, impetigo, queimadura devido aos raios solares, picadas de insetos e otite externa (não havendo perfuração da membrana do tímpano). Esta preparação é recomendada como um auxiliar ao tratamento e não como uma substituição à orientação convencional.

Contraindicações de Dexametasona Pomada

Este medicamento não pode ser aplicado em presença de tuberculose da pele, varicelas, infecção por fungo ou herpes simples. Não usar em pacientes com história de hipersensibilidade conhecida a corticóides. Não aplicar no ouvido se houver perfuração na membrana do tímpano.

Advertências

A administração de corticóides se fará estritamente sob orientação médica. No caso de se desenvolverem infecções durante o uso, a aplicação deve ser interrompida até que o estado infeccioso seja controlado por medidas adequadas.

Uso na gravidez de Dexametasona Pomada

Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica. Informe a seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.

Interações medicamentosas de Dexametasona Pomada

Desconhecem-se interações medicamentosas prejudiciais com o uso de dexametasona creme.

Reações adversas e efeitos colaterais de Dexametasona Pomada

Devido ao uso de corticosteróides tópicos podem ocorrer: sensação de ardor, coceira, irritações, securas, foliculite, hipertricose, erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite alérgica de contato, maceração da pele, estrias e miliária.

Dexametasona Pomada - Posologia

Aplique uma pequena quantidade do creme no local afetado, 2 ou 3 vezes por dia. Evite uma aplicação indevidamente vigorosa. Antes de aplicar no ouvido, limpe e seque o conduto auditivo externo. Com um aplicador de ponta de algodão, espalhe nas paredes do conduto auditivo externo, uma camada de creme, 2 ou 3 vezes ao dia.

Superdosagem

Os componentes da fórmula não causam toxicidade quando utilizados em proporções adequadas sobre a pele. Mas em caso de ingestão acidental, procurar assistência médica imediatamente.

Características farmacológicas

A dexametasona é um glicocorticóide sintético utilizado principalmente por seus potentes efeitos anti-inflamatório e antipruriginoso úteis no tratamento de muitas formas de dermatoses

Resultados de eficácia

-

Modo de usar

Limpe cuidadosamente a área afetada antes da aplicação. O produto deve ser mantido em sua embalagem original, conservado em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz e umidade.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Não há restrições ou recomendações especiais com relação ao uso de dexametasona creme por esses pacientes.

Armazenagem

O produto deve ser mantido em sua embalagem original, conservado em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz e umidade.

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA M.S. no1.0370.0060 Farm. Resp.: Dr. Henry C. Vartuli CRF GO nº 2.914 LABORATÓRIO TEUTO BRASILEIRO S/A. VP 7-D Módulo 11 Qd. 13 - DAIA CEP 75132-140 - Anápolis - GO CNPJ - 17.159.229/0001 -76 Indústria Brasileira

Data da bula

Feb 19 2009 12:00AM


Bulas
Principal