Dimetapp Expectorante - Bula

Dimetapp Expectorante



Dimetapp expectorante

Indicação

Para quê serve Dimetapp expectorante?

Este medicamento está indicado como expectorante no tratamento sintomático temporário da tosse proveniente de infecções respiratórias altas e de doenças relacionadas como sinusite, faringite e bronquite.

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

Contraindicado a pessoas com alergia conhecida a guaifenesina ou a qualquer outro componente da fórmula. Consulte um médico antes de usar este medicamento se você tem tosse crônica como causada por fumo, asma, bronquite crônica ou enfisema. Como todo medicamento, mulheres grávidas ou em fase de amamentação devem procurar orientação médica antes de usar este produto. Este medicamento não pode ser utilizado na faixa etária de menores de 2 anos de idade. Interrompa o uso deste medicamento e consulte um médico caso:

• ocorra uma reação alérgica ou qualquer outra reação indesejável;

• a tosse recorra, apresente piora ou persista por mais de 7 dias;

• a tosse seja acompanhada de febre, mancha no corpo ou dor de cabeça contínua. Esses podem ser sinais de uma condição grave.

ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO POR MULHERES GRÁVIDAS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA. ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO NA FAIXA ETÁRIA DE MENORES DE 2 ANOS DE IDADE.ATENÇÃO: ESTE MEDICAMENTO CONTÉM AÇÚCAR, PORTANTO, DEVE SER USADO COM CAUTELA EM PORTADORES DE DIABETES. INFORME AO MÉDICO O APARECIMENTO DE REAÇÕES INDESEJÁVEIS.

Posologia

Como usar Dimetapp expectorante?

Aspectos físicos e características organolépticas: líquido xaroposo, cor vinho escuro (vermelho), com aroma de framboesa. Dimetapp Expectorante deve ser administrado por via oral, utilizando o copo dosador que acompanha o produto, na dose recomendada para a faixa etária:

• Adultos e crianças acima de 12 anos: 10 a 20mL • Crianças de 6 a 12 anos: 5 a 10mL • Crianças de 2 a 5 anos: somente sob recomendação médica.

Pode ser tomado com ou sem alimento. Recomenda-se beber água após administração de cada dose. A dose deve ser repetida a cada 4 horas. Não administrar mais do que 6 doses em um período de 24 horas. Lavar o copo-medida em água corrente após o uso. Em caso de esquecer de administrar uma dose, recomenda-se administrá-la logo que possível, no entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, aguarde e siga respeitando o intervalo entre doses estabelecido. Nunca dobre a dose. SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA. NÃO USE O MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR, OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Este medicamento pode causar reações alérgicas, náuseas, vômitos, diarréia e dor estomacal. Dor de cabeça, tontura e erupção cutânea são reações mais raras.

Informe ao médico o aparecimento destas ou de quaisquer outras reações indesejáveis.

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Gravidez e lactação:

Deve-se levar em consideração a relação risco-benefício antes de iniciar o tratamento para pacientes grávidas ou em fase de amamentação.

• Foi observado em um único estudo um aumento na ocorrência de hérnia inguinal em neonatos expostos a guaifenesina durante o primeiro trimestre de gestação. Este achado não foi confirmado em outros dois estudos realizados.

• Não é sabido se a guaifenesina é distribuída no leite materno, no entanto problemas em humanos não têm sido documentados.

ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO POR MULHERES GRÁVIDAS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA. ATENÇÃO: ESTE MEDICAMENTO CONTÉM AÇÚCAR, PORTANTO, DEVE SER USADO COM CAUTELA EM PORTADORES DE DIABETES.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco Não há relatos de intercorrências até o momento sobre o uso da guaifenesina por idosos.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Procure imediatamente orientação de um médico ou um centro de intoxicação.

Composição

Cada mL contém:

guaifenesina: 20,00 miligramas Veículos: glicerina, benzoato de sódio, sacarina sódica, ácido cítrico, corante vermelho, essências artificiais de framboesa, corante caramelo, xarope de frutose de milho, mentol, glicose e água.

Armazenamento

Onde, como, e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

O produto deve ser mantido em sua embalagem original e em temperatura ambiente (entre 15 - 30°C). TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Apresentação

Xarope - USO ADULTO E PEDIÁTRICO Dimetapp Expectorante: frasco com 120 mL. Acompanha copo- medida graduado.

Interações Medicamentosas

Até o momento não há relato de interações com outros fármacos. A guaifenesina pode interferir nos testes laboratoriais para determinação urinária do ácido 5-hidroxiindolacético (5-HIAA) e ácido vanilmandélico (VMA). Deve ser descontinuada 48 horas antes do início da coleta de urina.

Informações Legais

MS nº - 1.2110.0270 Farm. Resp.: Edina S. M. Nakamura - CRF - SP nº 9258

Laboratório

Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda.

Rodovia Castelo Branco, km 32,5 Itapevi - São Paulo - Brasil CNPJ nº 61.072.393/0039-06 Indústria Brasileira


Bulas
Principal