DOTAREM - Bula

DOTAREM



DOTAREM

DOTAREM

Meio de contraste para

ressonância magnética

DOTAREM é uma solução injetável de uso exclusivo intravenoso, cujo princípio ativo realçador do contraste é o ácido gadotérico ou DOTA Gd. A eficácia paramagnética do íon Gd 3+ (gadolínio) é devida à presença de sete elétrons desemparelhados, provocando uma diminuição do tempo de relaxação T 1, permitindo melhor contraste da imagem. O elemento complexante DOTA é uma estrutura macrocíclica, cuja cavidade é muito específica ao íon Gd 3+, praticamente aprisionando-o. Sua natureza macrocíclica lhe confere propriedades físico-químicas favoráveis ao seu emprego no homem, dentro das melhores condições de segurança.

Fórmula

Cada ml de solução contém: gadoterato de meglumina 377 mg, água para preparações injetáveis q.s.p. Concentração de DOTA Gd no produto: 0,5 mol/l. Osmolalidade: 1.350 mOsm/kg H 2O.

Indicações

Realce do contraste da imagem por ressonância magnética em neurorradiologia, radiologia abdominal e patologia tumoral primária dos ossos e partes moles, em adultos e crianças.

Contraindicações

Ligadas à ressonância magnética: pacientes portadores de marcapasso e clipe metálico vascular. Não injetar por via subaracnoideana.

Precauções

Embora não tenha sido observada ação teratogênica no animal, a inocuidade de DOTAREM em gestantes ainda não foi demonstrada. Recomenda-se controle clínico nos casos de insuficiência renal. A injeção deve ser estritamente intravenosa, podendo o extravasamento causar reações locais. Durante o exame deve-se conservar uma via de acesso venosa para qualquer tratamento sintomático necessário.

posologia

0,2 ml/kg de peso corporal.

Apresentações

Cartucho com 1 frasco-ampola de 10 mililitros e cartucho com 1 frasco-ampola de 15 ml.

GUERBET Produtos Radiológicos Ltda.


Bulas
Principal