Ecator - Bula

Ecator



Ecator

Indicação

Para quê serve Ecator?

ECATOR (ramipril) 2,5 e 5 miligramas podem ser utilizados em casos de:

- Hipertensão arterial;

- Insuficiência cardíaca congestiva;

- Redução da mortalidade em pacientes pós-infarto do miocárdio;

- Tratamento de nefropatia glomerular manifesta e nefropatia incipiente, em pacientes diabéticos ou não-diabéticos;

- Prevenção de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral ou morte por patologia cardiovascular e redução da necessidade de realização de procedimentos de revascularização, em pacientes com alto risco cardiovascular, como coronariopatia manifesta (com ou sem antecedentes de infarto do miocárdio), caso anterior de acidente vascular cerebral ou de doença vascular periférica;

- Prevenção de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral ou morte por patologia cardiovascular, em pacientes diabéticos e

- Prevenção da progressão de microalbuminúria e nefropatia manifesta.

ECATOR (ramipril) 10 miligramas pode ser utilizado em caso de:

- Prevenção de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral ou morte por patologia cardiovascular e redução da necessidade de realização de procedimentos de revascularização, em pacientes com alto risco cardiovascular, como coronariopatia manifesta (com ou sem antecedentes de infarto do miocárdio), caso anterior de acidente vascular cerebral ou de doença vascular periférica;

- Prevenção de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral ou morte por patologia cardiovascular, em pacientes diabéticos e

- Prevenção da progressão de microalbuminúria e nefropatia manifesta.

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

Este medicamento é contraindicado em pacientes com alergia ao ramipril, a qualquer outro inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA) ou a qualquer componente da formulação. É contraindicado também em pacientes com história de angioedema, com obstrução na artéria renal hemodinamicamente relevante, bilateral ou unilateral, com quadro de pressão arterial baixa ou instável. Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação. Este medicamento é contraindicado na faixa etária inferior a 13 anos.

Posologia

Como usar Ecator?

A posologia é baseada no efeito desejado e na tolerabilidade dos pacientes ao medicamento. O tratamento com ECATOR (ramipril) é geralmente a longo prazo. A duração do tratamento é determinada pelo médico em cada caso.

Tratamento da hipertensão arterial Recomenda-se que ECATOR (ramipril) seja administrado uma vez ao dia, iniciando-se com uma dose de 2,5 miligramas e, se necessário e dependendo da resposta do paciente, a dose pode ser aumentada para 5 miligramas em intervalos de 2 a 3 semanas. A dose usual de manutenção é de 2,5 a 5 miligramas de ECATOR (ramipril) diariamente. A dose máxima diária permitida é de 10 miligramas

Tratamento da insuficiência cardíaca congestiva Se a dose diária de 2,5 miligramas ou mais de ECATOR (ramipril) for necessária, esta pode ser administrada em tomada única. A dose máxima diária permitida é de 10 miligramas de ECATOR (ramipril).

Tratamento após infarto agudo do miocárdio A dose inicial recomendada é de 5 miligramas de ECATOR (ramipril) diariamente, dividida em duas administrações de 2,5 mg: uma pela manhã e outra à noite.

Dependendo da resposta do paciente, a dose poderá, então, ser aumentada.

Recomenda-se que a dose, se aumentada, seja dobrada em intervalos de 1 a 3 dias. Numa fase posterior, a dose diária total, inicialmente dividida, poderá ser administrada como tomada única diária. A dose máxima diária permitida é de 10 miligramas de ECATOR (ramipril). A experiência no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca grave (NYHA IV) imediatamente após infarto do miocárdio ainda é insuficiente. Se mesmo assim a decisão tomada for tratar estes pacientes, recomenda-se que a terapia seja iniciada com a menor dose diária possível e que a dose seja aumentada somente sob cuidados especiais.

Tratamento de nefropatia glomerular manifesta e nefropatia incipiente Iniciar com a menor dose possível. A dose máxima permitida é de 5 miligramas ao dia.

Doses acima de 5 miligramas de ECATOR (ramipril) uma vez ao dia não foram avaliadas adequadamente em estudos clínicos controlados.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Informe seu médico o aparecimento de reações adversas como: ânsia de vômito, tontura, dor de cabeça, bem como quaisquer outros sinais e sintomas.

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Durante o tratamento o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

Gravidez e lactação:

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando. Este medicamento não pode ser utilizado durante a gravidez e a lactação.

Este medicamento não pode ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Sintomas: os sintomas que a superdose pode causar são: vasodilatação periférica excessiva (com hipotensão acentuada e choque), bradicardia, alterações eletrolíticas e insuficiência renal. Em caso de superdose acidental, sempre procure atendimento médico de emergência. Enquanto aguarda socorro, permaneça deitado com as pernas elevadas.

Tratamento: desintoxicação primária, por meio de lavagem gástrica, administração de adsorventes e sulfato de sódio (se possível durante os primeiros 30 minutos). Em caso de queda da pressão arterial, a administração de agonistas alfa1-adrenérgicos (por exemplo: norepinefrina e dopamina) ou de angiotensina II (angiotensinamida), a qual está geralmente disponível somente em escassos laboratórios de pesquisa, deve ser considerada em adição à reposição hídrica e salina. Não existem dados disponíveis sobre a eficácia de diurese forçada, alteração do pH urinário, hemofiltração ou diálise no aumento da velocidade de eliminação do ramipril ou do ramiprilato. Caso a diálise ou a hemofiltração sejam consideradas, ver "Contraindicações".

Composição

Cada cápsula de ECATOR 2,5 miligramas contém:

ramipril: 2,5 miligramas Excipientes: amido pré-gelatinizado e estearato de magnésio.

Cada cápsula de ECATOR 5 miligramas contém:

ramipril: 5 miligramas Excipientes: amido pré-gelatinizado e estearato de magnésio.

Cada cápsula de ECATOR 10 miligramas contém:

ramipril: 10 miligramas Excipientes: amido pré-gelatinizado e estearato de magnésio.

Armazenamento

Onde, como, e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Conservar em temperatura ambiente (15º a 30ºC) e protegido da luz.

Apresentação

ECATOR 2,5 mg: embalagens contendo 30 cápsulas ECATOR 5 mg: embalagens contendo 30 cápsulas ECATOR10 mg: embalagens contendo 30 cápsulas.

USO ADULTO

Interações Medicamentosas

ECATOR (ramipril) pode potencializar o efeito do álcool e interferir na capacidade de atenção no trânsito e na operação de máquinas.

Laboratório

Registro MS - 1.0525.0022 Farmacêutica Responsável:

Dra. Kelly C. Kociko - CRF-SP nº 25.502 Fabricado por: Torrent Pharmaceuticals Ltd Indrad-382 721, Dist Mehsana, Índia.

Importado por: Torrent do Brasil Ltda.

Av. Tamboré, 1180 - Módulo A-5 - Tamboré Barueri - SP - CEP 06460-000 Indústria Brasileira CNPJ 33.078.528/0001-32


Bulas
Principal