Esperson - Desoximetasona - Bula

Esperson

Desoximetasona

Corticosteroides Topicos



Esperson

Indicação

Para quê serve Esperson?

Doenças dermatológicas, onde o tratamento com corticosteróide tópico é apropriado, tais como: eczema, dermatite, dermatite atópica (neurodermatite) e psoríase. Queimaduras de primeiro grau (queimadura e escaldamento que resultaram na vermelhidão da pele, como por exemplo queimadura solar branda).

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Esperson não deve ser utilizado nos olhos e em pacientes com hipersensibilidade conhecida a desoximetasona e a outros corticosteróides derivados da betametasona.

Esperson contém uma parafina em sua fórmula, que pode causar vazamento ou ruptura de preservativos de látex. Portanto, o contato entre Esperson e preservativos de látex deve ser evitado, pois a segurança proporcionada pelo preservativo pode estar prejudicada.

Esperson pomada não deve ser utilizado em reações resultantes de vacinações e manifestações cutâneas consequentes à sífilis, tuberculose, infecções virais (por exemplo varicela), rosácea e dermatite peri-oral devido ao risco de agravamento.

Posologia

Como usar Esperson?

A posologia geralmente é baseada no seguinte esquema posológico ou é determinada pelo médico de acordo com a necessidade individual de cada paciente:

Esperson pomada deverá ser aplicado em pequena quantidade sobre a área afetada, uma a duas vezes ao dia, ou se necessário, três vezes ao dia. Se possível, Esperson pomada deverá ser aplicado com leve fricção sobre a pele. Após a melhora das lesões da pele, a frequência das aplicações deve ser reduzida, por exemplo, de duas para uma aplicação ao dia.

A aplicação em grandes áreas (superior a aproximadamente 10% da superfície corporal) e terapias prolongadas (período superior à 4 semanas) deverão ser evitadas. Ambos os casos levam a um risco de efeito corticosteróide sistêmico. Adicionalmente, a terapia prolongada está também associada a um risco pronunciado dos efeitos locais.

Caso ocorra um pequeno desvio no esquema posológico (por exemplo aplicação em uma área maior ou em excessiva quantidade, aplicação muito frequente ou um simples erro de dosagem) não causará prejuízo ao tratamento. Caso isto ocorra, procure orientação de seu médico.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

As seguintes reações adversas podem eventualmente ser observadas na região em que o produto foi aplicado: foliculite, hipertricose, acne, hiper ou hipopigmentação, teleangectasias, estrias por distensão da pele, atrofia e maceração da pele. Estes efeitos ocorrem especialmente quando o tratamento é prolongado ou utilizam-se curativos oclusivos.

Esperson raramente leva a uma reação de hipersensibilidade local da pele.

Podem ocorrer efeitos corticosteróides sistêmicos se Esperson for usado sobre grandes áreas, por período prolongado ou sob curativos oclusivos.

Caso ocorra qualquer efeito adverso ou apareçam novas lesões cutâneas durante o tratamento, deve-se consultar o médico.

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Gestação e lactação : devido ao risco de absorção da desoximetasona, a aplicação tópica de Esperson em áreas extensas é contraindicado durante a gravidez ou lactação. Mas, se o médico considerar necessário o uso de Esperson, este pode ser aplicado em uma pequena área da pele.

Esperson somente poderá ser utilizado em bebês ou crianças com menos de 6 anos se o médico considerar necessário, já que nesta faixa de idade o risco de efeitos sistêmicos, devido a absorção de corticosteróide, é maior. Se o uso for inevitável, a aplicação deverá ser a mínima dose necessária para o sucesso do tratamento.

Em adultos, em circunstâncias excepcionais pode ser necessário aplicar Esperson em grandes áreas da pele. Em tais casos, especialmente no uso prolongado, a possibilidade de supressão da adrenal deve ser considerada. Se isto ocorrer, o tratamento deverá ser descontinuado gradualmente.

Ao longo do tempo, a pressão intra-ocular pode aumentar se pequenas doses de corticosteróides tópicos (incluindo Esperson) repetidamente entrar em contato com a bolsa conjuntival. Por esta razão, a aplicação prolongada de Esperson nos arredores dos olhos deverá ser precedida por uma cuidadosa avaliação do risco/benefício e deve somente ser feita sob supervisão médica.

Corticosteróides tópicos tais como Esperson devem ser usados somente na terapia sintomática de infecções bacterianas e/ou infecções micóticas em associação concomitante com tratamento antibacteriano ou antimicótico.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Devido a absorção de grande quantidade de desoximetasona, podem ocorrer efeitos corticosteróides sistêmicos - particularmente após aplicação de esperson pomada em grandes superfícies de pele ou por períodos prolongados . nestes casos, a dosagem deve ser reduzida ou o tratamento interrompido. caso haja suspeita de supressão da adrenal, a descontinuação do tratamento deve ser feita de maneira gradativa.

Composição

Cada g contém:

Desoximetasona: 2,5 miligramas Excipiente q.s.p: 1 g Excipientes: miristato de isopropila, eucerina anidra, metilparabeno, propilparabeno, água purificada.

Interações Medicamentosas

Não são conhecidas até o momento interações com outros medicamentos.

Laboratório

Hoechst Marion Roussel


Corticosteroides Topicos
Bulas
Principal