Folin - Acido Folico - Bula

Folin

Acido Folico

Antianemicos



Folin

Indicação

Para quê serve Folin?

Folin está indicado na preservação e no tratamento dos estados carenciais do ácido Fólico.

As necessidades de Ácido Fólico podem aumentar e ou, o aporte suplementário pode ser necessário nas seguintes situações: anemia hemolítica; anemia megaloblástica; hemodiálise crônica; lactentes; síndrome de má absorção associada a enfermidades do trato hepatobiliar; enfermidades do intestino delgado ou postgastrectomia; stress; infecção prolongada ou febre crônica.

O uso de Ácido Fólico durante a gravidez previne a má formação do tubo neural. Pode ser usado na prevenção da displasia cervical.

Folin também está indicado nas deficiências de Ácido Fólico devido ao uso dos seguintes medicamentos: corticosteróides (uso prolongado), analgésicos (uso prolongado), anticonvulsivantes, contraceptivos orais e sulfamidas.

Folin pode ser usado na prevenção de danos hepáticos em pacientes portadores de artrite reumatóide, fazendo uso de Metotrexate.

Não deve ser administrado em estados carenciais de Ácido Fólico até descartar-se o diagnóstico de anemia perniciosa, pois este corrige as manifestações hematológicas, porém, mascara a anemia perniciosa, permitindo que o dano neurológico progresse.

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

A relação risco-benefício deve ser avaliada em caso de anemia perniciosa, pois o Ácido Fólico corrige as anomalias hematológicas, mas os problemas neurológicos progridem irreversivelmente; não se recomenda doses de Ácido Fólico superiores a 0,4mg/dia até que se tenha descartado a presença de anemia perniciosa, exceto durante a gravidez e lactância.

Posologia

Como usar Folin?

Como suplemento dietético: 0,1mg/dia. Esta dose aumenta para até 0,5 a 1mg/dia quando em estados que produzem um aumento das necessidades.

no espru tropical: 3 a 15mg/dia.

tratamento da anemia megaloblástica: 10 a 20mg/dia por 14 dias ou até obter resposta hematológica. A dose de manutenção poderá ser de 2,5 a 10mg/dia.

Em crianças, pode-se usar 5 a 15mg/dia de acordo com a deficiência.

profilaxia em casos de talassemia maior e anemia falsiforme (sickle-cel anaemia): 5mg/dia ou semanal, dependendo da dieta e do caso de hemólise.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Raras vezes ocorre toxicidade com função renal normal. Não foram descritos outros efeitos colaterais, além de reação alérgica (febre e erupção cutânea). Com grandes doses, ocorre coloração amarelada na urina, que não requer atenção médica.

Composição

Ácido fólico: 5mg Excipiente q.s.p.: 1 comprimido

Apresentação

Frasco com 100 comprimidos de 5mg

Laboratório

Geyer Medicamentos S.A.

Rua Pelotas, 320 Bairro Floresta Porto Alegre - RS - Brasil CEP 90220-110 Telefone/Fax: +55 (51) 3228-2111 Telefone: +55 (51) 3092-7200


Antianemicos
Bulas
Principal