Folinato de Cálcio - Bula

Folinato de Cálcio



Laboratório

Genérico

Apresentação de Folinato de Cálcio

compr. - 15mg Pó liof. para solução injetável - 50 miligramas

Folinato de Cálcio - Indicações

Anemia megaloblástica por deficiência de ácido fólico. Tratamento da overdose de antagonistas do ácido fólico. Antídoto para antagonistas do ácido fólico (metotrexato).

Contraindicações de Folinato de Cálcio

Anemia perniciosa e outras anemias megaloblásticas secundárias à falta de vitamina B12

Reações adversas e efeitos colaterais de Folinato de Cálcio

Reações alérgicas do tipo eritema, rash cutâneo, prurido, urticária, trombocitoperia e reações anafilactóides. Ocorrência rara de pirexia após uso parenteral.

Folinato de Cálcio - Posologia

No tratamento da anemia megaloblástica: 1mg/dia IM. Tratamento da overdose por antagonistas de ácido fólico: 2mg a 15mg/dia VO, durante 3 dias, ou 5mg VO, a cada 3 dias. No tratamento do câncer colo-retal: 20mg/m2 IV, seguidos por 5-fluorouracil durante 5 dias.

Folinato de Cálcio - Informações

INTERAÇÕES Pode interferir na ação de antiepilépticos, aumentando as crises epilépticas em crianças. Pode reduzir os níveis séricos de primidona, fenobarbital e fenitoína. Pode reduzir o efeito do metrotexato intratecal e aumentar a toxicidade do 5-fluorouracil. PRECAUÇÕES Uso durante a gravidez e lactação somente quando absolutamente necessário. Na overdose de antagonistas do ácido fólico (metotrexato, por exemplo), deve ser administrado o mais rápido possível; porque quanto menor for o intervalo, melhor será o efeito.


Bulas
Principal