Fulcin - Griseofulvina - Bula

Fulcin

Griseofulvina

Antimicoticos Sistemicos



Fulcin

Indicação

Para quê serve Fulcin?

Tratamento de infecções micóticas (tinhas) da pele, couro cabeludo, pés (pé de atleta) e unhas (onicomicose).

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

Pacientes com porfiria estabelecida, insuficiência hepatocelular ou lúpus eritematoso e patologias associadas. - Gravidez e lactação: Fulcin é contraindicado durante a gravidez e a lactação. As pacientes que fizerem uso de Fulcin não devem engravidar durante o tratamento, ou dentro de um mês após o término do mesmo. Caso ocorra gravidez, deve-se procurar aconselhamento genético.

Posologia

Como usar Fulcin?

Adultos (inclusive pacientes idosos): a dose usual é de 500 miligramas diários, em dose única ou fracionada, após as refeições. Em condições graves, até o dobro desta quantidade pode ser administrada, reduzindo-se ao nível mais baixo quando ocorrer resposta clínica. Crianças: a dose diária é de 10 miligramas de griseofulvina por quilograma de peso corpóreo, em dose única ou fracionada, após as refeições.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Fulcin é geralmente bem tolerado. Reações do tipo urticária e rashes eritematosos foram notadas em alguns casos. Têm havido queixas ocasionais de cefaléia e desconforto gástrico que, na maioria dos casos, regrediram durante o tratamento. Tontura, fadiga, granulocitopenia e leucopenia também foram relatadas. Registrou-se fotossensibilidade associada ao tratamento com griseofulvina, e houve raros relatos de precipitação de lúpus eritematoso e patologias associadas, confusão com comprometimento da coordenação motora, assim como de candidíase oral, neuropatia periférica, eritema multiforme, necrose tóxica da epiderme e condições associadas.

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Não existem evidências da segurança da griseofulvina na gravidez humana. Têm sido observados casos de anormalidades fetais humanas. Quando o homem fizer uso de Fulcin, deve-se evitar a concepção dentro do prazo de seis meses após o término do tratamento. Fulcin pode comprometer a habilidade de alguns indivíduos para dirigir autos ou operar máquinas. Têm havido relatos ocasionais de tontura e confusão mental com comprometimento da coordenação motora, e verificou-se que a griseofulvina aumenta os efeitos do álcool. A griseofulvina pode elevar falsamente os níveis urinários do ácido vanililmandélico. Em caso de uso de griseofulvina e esteróides anticoncepcionais pode ser aconselhável considerar precauções anticoncepcionais adicionais durante o tratamento com Fulcin ou até um mês após a interrupção do mesmo.

Composição

Cada comprimido contém 500 miligramas de griseofulvina.

Apresentação

Embalagem com 20 comprimidos.

Laboratório

AstraZeneca do Brasil Ltda.

Rod. Raposo Tavares, km 26,9 - Cotia - SP - CEP 06707-000 CNPJ 60.318.797/0001-00 Indústria Brasileira SAC: 0800-014 55 78


Antimicoticos Sistemicos
Bulas
Principal