Gamacef - Bula

Gamacef



Laboratório

Bergamo

Referência

Cefoxitina

Apresentação de Gamacef

Gamacef 1 g - IM: embalagem com 1 e 50 fr.-amp. + amp. com 2 ml de diluente. Gamacef 1 g - IV: embalagem com 1 e 50 fr.-amp. + amp. com 10 mililitros de diluente Gamacef 2 g - IV: embalagem com 1 e 25 fr.-amp. + amp. com 10 mililitros de diluente.

Contraindicações de Gamacef

Gamacef é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade às cefalosporinas. Em pacientes hipersensíveis à penicilina deve-se levar em contaa possibilidade de reações alérgicas cruzadas. Gamacef IM contém cloridrato de lidocaína no seu diluente, sendo contraindicado em crianças menores de 3 meses e nos pacientes hipersensíveis à lidocaína.

Reações adversas e efeitos colaterais de Gamacef

Alérgicas: erupções cutâneas (incluindo dermatite esfoliativa e necrólise epidérmica tóxica), urticária, prurido, febre, angioedema, nefrite intersticial e anafilaxia. Cardiovascular: hipotensão Gastrointestinais: diarréia, incluindo colite pseudomembranosa, raramente náuseas e vômitos. Hematológicas: eosinofilia, leucopenia (incluindo agranulocitose), neutropenia, trombocitopenia, anemina e depressão medular. Reações locais: dor, induração e hiperestesia após administração intramuscular e tromboflebite com administração intravenosa. Outras reações: miastenia gravis (houve piora em um único caso) e icterícia. Interferência em exames laboratoriais: Elevações transitórias da TGO, TGP, DLH e fosfatase alcalina. Poderá ocorrer reação falso-positiva para a glicosúria com a utilização das soluções de Benedict ou Fehling, mas não com o uso do método da glicose-oxidase. Podem ocorrer falsos valores elevados de creatinina, se usada a técnica de Jaffe. Altas concentrações de cefoxitina na urina podem interferir na determinação de 17-hidroxicorticostéroides pelo método de Porter-Silber, podendo resultar em falsos aumentos discretos dos níveis relatados. Tem ocorrido testes de antiglobulina positivos diretos e indiretos (teste de Coombs).

Gamacef - Posologia

Gamacef pode ser administrado por via intravenosa (Gamacef IV) ou por via intramuscular (Gamacef IM). Veja a seguir, instruções para reconstituição de acordo com a via empregada. A posologia e a via de administração deve ser determinada em função da gravidade da infecção e a sensibilidade do microrganismo causador. Adultos: 1 a 2 g de Gamacef a cada 8 horas (A posologia poderá ser aumentada a critério médico). - Posologia profilática (cirurgia geral): 2 g administrados por via intramuscular 1/2 a 1 hora antes da incisão e posteriormente, 2 g a cada 6 horas - Cirurgia ginecológica e obstétrica: Pacientes submetidos à cesariana: dose única de 2 g via intravenosa, logo que o cordão umbilical for clampeado. Em procedimento cirúrgico ginecológico: 2 g por via intravenosa ou intramuscular, meia hora antes da cirurgia. Em procedimentos prolongados ou altamente contaminados: pode-se administrar doses adicionais de 2 g a cada 6 horas. - Tratamento da gonorréia não complicada: 2 g por via intramuscular, administrada com 1 g de probenecida por via oral, concomitantemente ou até 1 hora antes da administração. Crianças (acima de 90 dias): 20 a 40 mg/kg de Gamacef a cada 6, 8 ou 12 horas, de acordo com a idade do paciente. (A posologia poderá ser aumentada a critério médico). - Posologia profilática (cirurgia geral): 30 a 40 mg/kg, 1/2 a 1 hora antes da incisão inicial e a segunda e terceira dose podem ser administradas a cada 8 - 12 horas.


Bulas
Principal