Geodon - Bula

Geodon



Geodon

Indicação

Para quê serve Geodon?

Geodon (cloridrato de ziprasidona) é indicado para o tratamento da esquizofrenia e outras psicoses relacionadas e mania aguda .

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

Geodon é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida à ziprasidona ou a qualquer componente da fórmula. Geodon também é contraindicado a pacientes com prolongamento conhecido do intervalo QT, incluindo síndrome congênita do QT longo; a pacientes com infarto do miocárdio recente, insuficiência cardíaca descompensada ou arritmias cardíacas que necessitem de tratamento com fármacos antiarrítmicos das classes IA e III

Posologia

Como usar Geodon?

Geodon (cloridrato de ziprasidona) é apresentado na forma de cápsulas para uso oral.

Uso em Adultos A dose inicial recomendada é de 40 miligramas a cada 12 horas, administrada com alimentos . A dose diária pode ser subsequentemente ajustada com base na resposta clínica individual até uma dose máxima de 80 miligramas a cada 12 horas. Se houver indicação clínica, a dose máxima recomendada pode ser alcançada no 3º (terceiro) dia de tratamento.

Uso em Crianças A segurança e eficácia em indivíduos menores de 18 anos não foram estabelecidas.

Uso em Idosos Geralmente não é necessário ajuste de dose em pacientes idosos (65 anos ou mais).

Uso na Insuficiência Renal Não é necessário ajuste de dose em pacientes com insuficiência renal.

Uso na Insuficiência Hepática Em pacientes com insuficiência hepática de grau leve a moderado, doses menores devem ser consideradas. Uma vez que não há experiência clínica em pacientes com insuficiência hepática grave, Geodon deve ser utilizado com cautela neste grupo de pacientes (vide "Propriedades Farmacocinéticas").

Uso em fumantes Não é necessário ajuste de dose em pacientes fumantes.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

As reações adversas mais comuns que podem ocorrer com o uso de Geodon incluem sonolência, acatisia (movimentos musculares incontrolados), síndrome extrapiramidal, tontura, náusea e dor de cabeça. Além de reação alérgica, insônia, mania/hipomania (exacerbação do humor, euforia), síndrome neuroléptica maligna (que é um grupo de manifestações clínicas que pode ocorrer igualmente com outros antipsicóticos e que inclui rigidez muscular, alteração do estado mental, aumento da temperatura corporal, instabilidade cardíaca e insuficiência renal, e que pode ser fatal), síndrome serotoninérgica (grupo de manifestações clínicas que pode ocorrer igualmente com outros antipsicóticos e que inclui alterações do estado mental: ansiedade, agitação, alteração da consciência, confusão, inquietação, letargia, euforia, alucinações e até coma; alterações motoras: tremores, contração involuntária dos músculos, aumento do tônus muscular, e incoordenação; e outras manifestações como câimbras abdominais, hipersalivação, febre, calafrio, sudorese, náusea, vômitos, diarréia e hipertensão), síncope (desmaio, perda repentina da consciência), taquicardia, torsade de pointes (arritmia cardíaca), angioedema (inchaço da pele e/ou das mucosas), rash, galactorréia (secreção inapropriada de leite) e priapismo (ereção peniana persistente, geralmente dolorosa, desencadeada ou não pela atividade sexual) . Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

A segurança e a eficácia de Geodon em indivíduos menores de 18 anos de idade ainda não foram estabelecidas.

Geodon não é recomendado durante a gravidez, a menos que seja avaliado o benefício potencial para a mãe, com exclusiva orientação médica. Mulheres com potencial de engravidar que estejam recebendo Geodon devem, portanto, ser aconselhadas a utilizar um método contraceptivo adequado. Este medicamento não pode ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgiãodentista. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado. Informe ao seu médico se você está amamentando.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico; somente o seu médico pode avaliar a eficácia da terapia.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

A experiência de superdosagem com Geodon (cloridrato de ziprasidona) é limitada. A maior ingestão confirmada é de 12800 miligramas Neste caso, foram relatados sintomas extrapiramidais e um intervalo QTc de 446 ms (sem sequela cardíaca). Em casos de superdosagem, em geral, os sintomas mais comumente relatados foram: sintomas extrapiramidais, sonolência, tremor e ansiedade.

Se houver suspeita de superdosagem, deve ser considerada a possibilidade de envolvimento de múltiplos fármacos. Não há antídoto específico para ziprasidona. Em casos de superdosagem aguda, deve-se estabelecer e manter uma via aérea e garantir ventilação e oxigenação adequadas. Deve-se considerar a lavagem gástrica (após entubação, se o paciente estiver inconsciente) e a administração de carvão ativado associado a um laxante. A possibilidade de obnubilação, convulsões ou reação distônica da cabeça e pescoço após superdosagem, pode levar ao risco de aspiração por vômito induzido. A monitoração cardiovascular deve começar imediatamente e deve incluir monitoração eletrocardiográfica contínua para detectar possíveis arritmias. Devido ao fato da ziprasidona estar altamente ligada às proteínas, é improvável que a hemodiálise seja benéfica no tratamento de superdosagem. A rigorosa monitoração e supervisão médica devem ser mantidas até que o paciente se recupere.

Composição

Cada cápsula de Geodon 40 miligramas ou 80 miligramas contém cloridrato de ziprasidona monoidratada equivalente a 40 miligramas ou 80 miligramas de ziprasidona base, respectivamente. Excipientes: lactose monoidratada, amido de milho pré-gelatinizado, estearato de magnésio.

Armazenamento

Onde, como, e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Geodon deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), protegido da luz e umidade.

O prazo de validade está indicado na embalagem externa do produto. Não use medicamento com o prazo de validade vencido, pode ser perigoso para sua saúde.

Apresentação

Geodon 40 miligramas ou 80 miligramas em embalagens contendo 14 ou 30 cápsulas.

USO ADULTO USO ORAL

Interações Medicamentosas

Geodon não pode ser administrado juntamente com álcool. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que você esteja usando antes do início ou durante o tratamento com Geodon.

Informações Legais

MS - 1.0216.0066 Farmacêutica Responsável: Raquel Oppermann - CRF-SP nº 36144 Fale pfizer: 0800 16 7575

Laboratório

LABORATÓRIOS PFIZER LTDA.

Av. Monteiro Lobato, 2.270 CEP 07190-001 - Guarulhos - SP CNPJ n° 46.070.868/0001-69 Indústria Brasileira


Bulas
Principal