Gripomatine - Bula

Gripomatine



Laboratório

Hexal

Apresentação de Gripomatine

Caixa com 20 comprimidos revest display: 25 blisters x 4 compr. revest.

Gripomatine - Indicações

Como medicamento auxiliar no tratamento das gripes e resfriados comuns.

Contraindicações de Gripomatine

Não deve ser administrado durante a gravidez e lactação, hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula ou que possuam porfiria hepática, deficiência congênita da glicose 6-fosfato desidrogenase, em casos de discrasia sanguínea, bem como a pacientes que apresentem litíase urinária oxálica e úrica e também insuficiência renal.

Advertências

Deve ser ministrado com supervisão médica e cuidadosamente em pacientes que apresentem disfunção renal ou hepática. Deve ser administrado com cautela em pacientes com histórico de alergia a outros analgésicos, pois existe possibilidade de ocorrerem reações alérgicas cruzadas. Se for administrado por longos períodos, pode necessitar de um controle hematológico. Quando utilizado permanentemente, embora sejam raros os casos, existe a possibilidade de ocorrer uma reação anafilactóide.

Interações medicamentosas de Gripomatine

O Gripomatine pode: potencializar os efeitos do álcool, interferir com a interação álcool-dissulfiram, especialmente com uso crônico ou quando tomado em altas doses; acelerar a biotransformação hepática dos anticoagulantes cumarínicos e, assim, diminui o tempo de ação destes; diminuir o nível sanguíneo da ciclosporina; juntamente com alopurinol inibir enzimas hepáticas, devendo-se diminuir a dose; juntamente com agentes nefrotóxicos exercerem efeito aditivo, interferindo com a função renal; prolongar os níveis plasmáticos de anticoncepcionais orais e, em consequência, aumentar o seu período de atividade; diminui o efeito dos barbitúricos; juntamente com clorpromazina pode produzir hipotermia grave; pode intensificar a toxicidade do ferro tecidual quando tomado com deferoxamina; interagir com barbitúricos, primidona ou salicilatos aumentando a excreção urinária do ácido ascórbico.

Reações adversas e efeitos colaterais de Gripomatine

Podem ocorrer reações indesejáveis como: tonturas, taquicardia, sonolência, convulsões e alterações gastrintestinais, como náuseas, vômito e diarréia. Podem ocorrer ainda tremores, edema, reações alérgicas, agravamento da hipoprotrombinemia e queda na pressão arterial.

Gripomatine - Posologia

Acima de 15 anos: 1 comprimido revestido de cada cor simultaneamente, até 8 vezes ao dia. De 10 a 14 anos: 1 comprimido revestido de cada cor simultaneamente, até 4 vezes ao dia. De 7 a 9 anos: 1 comprimido revestido de cada cor simultaneamente, até 2 vezes ao dia.


Bulas
Principal