Hidroxizina - Bula

Hidroxizina



Referência

Prurizin (Darrow)

Apresentação de Hidroxizina

Solução oral 10mg/5ml - frasco contendo 100ml Comprimidos 10mg...cartucho com 30 unidades Comprimidos 25mg...frasco com 30 unidades

Hidroxizina - Indicações

Prurizin está indicado para alivio do prurido causado por condições alérgicas da pele, tais como: urticária, dermatite atópica e de contato, e do prurido decorrente de outras doenças sistêmicas.

Contraindicações de Hidroxizina

Os dados clínicos em seres humanos são insuficientes para estabelecer a segurança do uso de Hidroxizina durante a gravidez e a amamentação. Por este motivo, o seu uso está contraindicado nessas situações. Também está contraindicado em pacientes que tenham demonstrado prévia hipersensibilidadea os componentes da fórmula.

Advertências

Tendo em vista a possibilidade de ocorrência de sonolência durante o uso de Hidroxizina, os pacientes devem ser alertados quanto à condução de veículos, ao manuseio de máquinas perigosas e outros equipamentos que requeiram atenção. O uso do produto deve ser avaliado pelo médico assistente nas seguintes condições: insuficiência renal ou hepática, epilepsia, glaucoma, doença de Parkinson e na utilização concomitante de outros medicamentos (vide interações medicamentosas)

Uso na gravidez de Hidroxizina

O uso de Hidroxizina é contraindicado durante estas condições. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se está amamentando

Interações medicamentosas de Hidroxizina

A ação da Hidroxizina pode ser potencializada quando administrada concomitantemente com agentes depressores do sistema nervoso central, tais como: narcóticos, analgésicos não narcóticos e barbitúricos. Portanto, quando houver indicação do uso de hidroxizine e de depressores do SNC, a dose destes últimos deve ser reduzida. A Hidroxizina pode Ter o seu efeito sedativo potencializado pelo álcool.

Reações adversas e efeitos colaterais de Hidroxizina

Sedação, sonolência (pode desaparecer após vários dias de terapia continuada) e secura na boca. Raramente podem aparecer crises convulsivas, tremor ou agitação. Devido às atividades anticolinérgicas e sobre o sistema nervoso central, apresentadas pela Hidroxizina, podem ocorrer secura da boca e sonolência, geralmente de caráter moderado e transitório.

Hidroxizina - Posologia

Na bula do Prurizin: Adultos: 25mg, 3 a 4 vezes ao dia. Crianças: 0,7mg/kg de peso, 3 vezes ao dia. (Informações abaixo retiradas da bula do Hixizine): Peso Dose anti-histamínica 6 a 8 Kg 1,5 a 2,0 mililitros de Hixizine xarope/tomada 8 a 10 Kg 2,0 a 2,5 ml de Hixizine xarope/tomada 10 a 12 Kg 2,5 a 3,0 mililitros de Hixizine xarope/tomada 12 a 24 Kg 3,0 a 6,0 mililitros de Hixizine xarope/tomada 25 a 40 Kg 6,0 a 12,5 ml de Hixizine xarope/tomada Peso Dose sedativa 6 a 8 Kg 1,8 a 2,4 ml de Hixizine xarope/tomada 8 a 10 Kg 2,4 a 3,0 mililitros de Hixizine xarope/tomada 10 a 12 Kg 3,0 a 3,6 ml de Hixizine xarope/tomada 12 a 24 Kg 3,6 a 7,2 ml de Hixizine xarope/tomada 25 a 40 Kg 7,5 a 15 ml de Hixizine xarope/tomada Quando a sedação não for desejada, as doses anti-histamínicas de HIXIZINE xarope devem ser inferiores às doses sedativas. Pode-se administrar de 2 a 4 doses /dia de acordo com a resposta clínica do paciente ADULTOS: Dose anti-histamínica: 1 a 4 comprimidos/tomada Dose sedativa: 2 a 4 comprimidos/tomada Dose Máxima: 400 a 600mg/dia Pode-se administrar de 2 a 4 doses /dia, de acordo com a resposta clínica do paciente Quando a sedação não for desejada, as doses anti-histamínicas de HIXIZINE comprimidos devem ser inferiores às doses sedativas A adequação posológica é facilitada com o comprimido sulcado, que permite obter uma dosagem de 12,5mg Pacientes com problemas gástricos devem tomar os comprimidos junto com a alimentação

Superdosagem

A superdosagem pode causar sonolência muito acentuada. Neste caso, deve ser realizado tratamento sintomático e de suporte.

Características farmacológicas

A Hidroxizina é uma droga anti-histamínica potente de longa duração e alta afinidade para os receptores H1 da histamina.O bloqueio sobre estes receptores inibe a liberação de histamina e suas consequentes ações sistêmicas. Admite-se que o prurido seja causado, em parte, pela histamina, que é o mais importante mediador liberado pelos basófilos e mastócitos sensibilizados pela IgE. A atividade da Hidroxizina sobre o sistema nervoso central pode também contribuir para sua proeminente ação antipruriginosa. Apresenta ainda ações anticolinérgicas e antiemética. A Hidroxizina é rapidamente absorvida pelo trato gastrointestinal e metabolizado no fígado em vários metabólitos. A sua ação inicia-se em 15 a 30 minutos após a administração e dura de 4 a 6 horas. É eliminada basicamente pela urina.

Resultados de eficácia

-

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Pacientes idosos: Em pacientes idosos deve ser considerada a necessidade de redução das doses recomendadas, em função da possibilidade de aumento das reações adversas.

Armazenagem

Conservar o frasco em temperatura ambiente entre (15ºC e 30ºC).

Dizeres legais

PRURIZIN 10mg/5ml (Solução Oral)-MS 1.0162.0197.005-1 PRURIZIN 10 miligramas (Comprimidos)-MS 1.0162.0197.001-7 PRURIZIN 10 miligramas (Comprimidos)-MS 1.0162.0197.007-6 Farm. Resp.: Alexandre de Abreu Villar - CRF-RJ nº. 7472 Desenvolvido, fabricado e distribuído por: DARROW LABORATÓRIOS S/A Rodovia Br-040, Km 37, Areal, RJ, CEP-25845-000 CNPJ: 33.051.491/0001-59 - Indústria brasileira Serviço de atendimento ao consumidor: 0800.21.8150

Data da bula

Aug 28 2008 12:00AM


Bulas
Principal