INFLANAN Gotas - Bula

INFLANAN Gotas



INFLANAN Gotas

Composição

cada 1 ml (20 gotas) contém: piroxicam 10 mg.Excipientes: açúcar, celulose microcristalina, nipagin, nipasol.

Posologia e Administração

gotas em suspensão oral: crianças acima de 12 anos e adultos: 1 gota/kg de peso, uma vez ao dia (máximo de 40 gotas). Observações: patologias agudas podem requerer uma dose inicial de 30 a 40 miligramas nos 2 primeiros dias. Para adultos recomenda-se a utilização de Inflanan FC 10 miligramas ou 20 miligramas comprimidos revestidos, melhor tolerados, com menor risco de irritação gástrica. - Superdosagem: a ingestão acidental de doses elevadas ou erros de dosagem exige atitudes médicas que impeçam a absorção e acelerem a sua eliminação. Absorção a nível intestinal pode ser diminuída por ingestão de substâncias que apresentem efeito adsortivo, como o carvão ativado, associado ou não, dependendo do tempo de ingestão, com medidas provocadoras de vômitos. Como o piroxicam apresenta ciclo entero-hepático, a administração de colestiramina pode ser útil. Uma hidratação adequada facilita a eliminação urinária do piroxicam.

Precauções

o princípio ativo piroxicam deve ser usado com cautela em pacientes com predisposição à retenção de líquidos e em pacientes com insuficiência renal, já que poderão apresentar nefrite intersticial ou agravar sua insuficiência renal. - Interações medicamentosas: o piroxicam potencializa os efeitos dos anticoagulantes cumarínicos, da heparina e de outros agentes trombolíticos. Como o piroxicam possui alta ligação com as proteínas, recomenda-se alterar a dosagem de outras drogas que se ligam às mesmas e que estejam sendo tomadas concomitantemente. Também aumenta o steady do lítio.

Reações adversas

apesar da literatura descrever poucas situações em que o piroxicam desencadeou efeitos colaterais de natureza grave, deve se precaver quanto às alterações abaixo: sistema gastrintestinal: sangramento, micro-hemorragias e mesmo perfurações gástricas durante tratamentos clínicos prolongados, geralmente em pacientes com outros fatores de risco como alcoolismo, fumantes, portadores de úlceras, idosos e debilitados. Sistema renal: pacientes que apresentem a função renal debilitada por insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou insuficiência hepática podem desenvolver uma nefrite intersticial aguda ou ocasionalmente síndrome nefrótica. Sistema sanguíneo: são descritos de forma isolada e não confirmados como relacionados ao uso do piroxicam: anemias aplásticas, leucopenia e trombocitopenia. Sua ação antiagregadora plaquetária pode acarretar problemas na hemostasia, não sendo conveniente o uso de Inflanan Gotas nos pacientes que irão ser submetidos à cirurgia com grandes riscos hemorrágicos. Sistema hepático: há casos na literatura de icterícia colestática pelo piroxicam durante o tratamento prolongado. Pele: o uso de Inflanan Gotas com posterior exposição exagerada ao sol pode desencadear quadro de fotodermatites. Sistema nervoso central: pacientes mais sensíveis podem apresentar tonturas, cefaléia, sonolência e vertigens. Órgãos dos sentidos: existem relatos de alterações oculares com o uso de piroxicam.

Contra-Indicações

gastrite e úlcera péptica: pacientes portadores destas patologias correm maior risco de apresentar complicações com o uso de piroxicam. Alergias: pacientes portadores de asma, bronquite, rinite ou urticária devem evitar o uso de piroxicam, assim como de outros anti-inflamatórios não esteróides. - Gravidez e lactação: não pode ser utilizado nestas situações, pois não existe trabalho publicado que autorize o seu uso.

Indicações

diversas patologias inflamatórias de natureza aguda ou crônica, tais como: processos agudos das vias respiratórias: amigdalites, faringites, laringites. Processos inflamatórios e dolorosos, originados por traumas osteoarticulares, contusões e distensões musculares traumáticas, pré e pós-operatórios cirúrgicos de natureza ortopédica, odontológica e de cirurgia geral. Processos inflamatórios crônicos: artrite reumatóide, osteoartrites, espondilites anquilosantes, lombalgias, hérnias de disco e lúpus erimatoso. Processos inflamatórios ginecológicos: dismenorréia, salpingites, anexites.

Apresentação

frasco conta-gotas com 15 ml.


Bulas
Principal