Mesnil - Bula

Mesnil



Mesnil

Indicação

Para quê serve Mesnil?

Como agente profilático na redução da incidência de cistite hemorrágica induzida pela ifosfamida e ciclofosfamida.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade ao mesna ou a outros compostos tiol.

Posologia

Como usar Mesnil?

Deve-se administrar mesna o suficiente para proteger adequadamente o paciente dos efeitos urotóxicos da oxazafosforina. A excreção urinária deve ser mantida e deve-se controlar a urina pela hematúria e proteinúria durante todo o período de tratamento. Quando se utiliza ifosfamida ou ciclofosfamida como injeção intravenosa em bolus: mesna deve ser administrada por infusão endovenosa durante 15-30 minutos como 20% da dose de oxazafosforina. A mesma dose de mesna é repetida após 4 e 8 horas. A dose total de mesna é de 60% da dose de oxazafosforina. Esta é repetida toda vez que se administram oxazofosforinas. Caso necessário, a dose de mesna poderá ser aumentada até 160% da dose de oxazafosforina fracionada em 4 tomadas com intervalos de 3 horas (0, 3, 6 e 9 horas). Estas doses maiores são recomendadas para crianças, pacientes cujo urotélio sofreu lesões por um tratamento prévio com oxazafosforina ou irradiação pélvica, ou em pacientes que não são adequadamente protegidos por dose padrão de mesna. Quando se utiliza ifosfamida como infusão de 24 horas: utiliza-se mesna com infusão concomitantemente. Inicialmente 20% (p/p) da dose total de ifosfamida é administrada como bolus endovenoso; depois, uma infusão de 100% (p/p) do valor da dose de ifosfamida durante 24 horas e de 60% (p/p) do valor da dose de ifosfamida (dose total de mesna = 180% da dose de ifosfamida). A infusão final de 12 horas de mesna poderá ser administrada em bolus na 28ª, 32ª e 36ª horas, cada uma de 20% (p/p) do valor da dose de ifosfamida ou por administração de mesna por via oral. Mesna pode ser misturada no mesmo frasco de infusão que contém a ifosfamida. Uso oral de mesna: foi demonstrado que mesna é eficaz quando administrado por via oral com terapêutica de oxazafosforina intermitente ou após infusão de 24 horas de ifosfamida e mesna. A primeira dose de 40% (p/p) da dose de oxazafosforina é administrada com a oxazafosforina ou quando a infusão é interrompida e repetida depois de 4 e 8 horas. O conteúdo da ampola de mesna deverá ser dissolvido em um líquido como suco de laranja e administrado por via oral a seguir. Superdosagem: não se dispõe de experiência clínica em caso de superdosagem. Nestes casos deve-se adotar as medidas de apoio e tratamento sintomático.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Uma vez que os pacientes recebem simultaneamente agentes citotóxicos potentes, o perfil dos efeitos colaterais da mesna é de difícil definição. Contudo em voluntários sadios ocorreram os seguintes efeitos colaterais com doses individuais de 60-70 mg/kg/dia: náuseas, vômitos, diarréia, cólica, fadiga, cefaléia, dores nas extremidades, depressão, irritabilidade, adinamia e prurido.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Como mesna atua somente contra os efeitos colaterais urotóxicos da ciclofosfamida e da ifosfamida, outros efeitos colaterais da terapêutica citotóxica como mielossupressão, náuseas, vômitos e alopecia podem ocorrer. Incompatibilidades: mesna é incompatível com cisplatina. A associação de citostático oxazafosforina (ciclofosfamida ou ifosfamida) com mesna e cisplatina na mesma solução de infusão não é, portanto, possível. Os efeitos sistêmicos das oxazafosforinas não são afetados pela administração de mesna; nos estudos realizados pode-se comprovar que mesmo superdosagens extremas de mesna não reduzem a toxicidade aguda, toxicidade subaguda, atividade leucotóxica e a eficácia imunossupressora das oxazafosforinas. Foi de particular importância a observação de que mesna não interfere de maneira alguma com a eficácia terapêutica das oxazafosforinas como demonstrado nos estudos experimentais que avaliaram a eficácia antineoplásica da ifosfamida e ciclofosfamida sobre diferentes tumores em murinos (ratos e camundongos). Mesna não compromete a eficácia antineoplásica de outros citostáticos, tais como, adriamicina, BCNU, metotrexato, vincristina, nem o efeito terapêutico de outras drogas, tais como, glicosídeos digitálicos.

Composição

Cada ampola contém: mesna 400 mg, veículoq.s.p. 4 ml.

Apresentação

Cartucho contendo 5 ampolas de 400 mg/4 ml.

Laboratório

Zodiac produtos Farmacêuticos S.A.


Bulas
Principal