Androcur - Ciproterona, Acetato - Bula

Androcur

Ciproterona, Acetato

Antihormonios



Androcur

Indicação

Para quê serve Androcur?

No homem: Diminuição do impulso sexual patológico ou patologicamente aumentado. Carcinoma de próstata inoperável, redução de androgênios em tratamento com agonista de LH-RH, para eliminar o efeito de androgênios adrenocorticais no tratamento com agonista de LH-RH.

Na mulher: Manifestações graves de androgenização, como hirsutismo intenso, alopecia androgênica grave, formas graves de acne e seborréia. Em pacientes em idade reprodutiva: Antes de iniciar o tratamento, deve-se efetuar exame geral completo e minuciosa exploração ginecológica bem como excluir a existência de gravidez. Em pacientes na maturidade sexual, inicia-se o tratamento com ANDROCUR no 1º dia do ciclo menstrual. Pacientas amenorréicas ou que tenham menstruações muito irregulares iniciarão o tratamento imediatamente.

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

Gravidez, lactação, hepatopatias, icterícia ou prurido grave durante gravidez anterior, antecedente de herpes gestacional, síndrome de Dubin-Johnson e de Rotor, tumores hepáticos atuais ou antecedentes dos mesmos (na indicação em carcinoma de próstata somente quando este não seja devido a metástases), doenças debilitantes (exceto carcinoma de próstata), depressões crônicas graves, processos tromboembólicos ou antecedentes dos mesmos, diabetes grave com alterações vasculares, anemia falciforme. Em portadores de carcinoma de próstata com antecedentes de processos tromboembólicos, diabetes grave com alterações vasculares e(ou) anemia falciforme, deve-se decidir, individual e cuidadosamente, sobre benefícios e riscos.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

No homem: ANDROCUR diminui paulatinamente a capacidade de procriação. Terminado o tratamento, a função gonadal reinstala-se no decorrer de alguns meses. Igualmente, no homem, pode às vezes ocorrer ginecomastia, eventualmente associada à hipersensibilidade do mamilo ao tato. Estes sintomas geralmente desaparecem após a interrupção do tratamento.

Na mulher: Em vigência do tratamento combinado, a ovulação é inibida, o que ocasiona infertilidade. Pode ocorrer tensão mamária.

Em ambos os sexos: Durante o tratamento pode apresentar-se sonolência e adinamia. Em alguns casos podem ocorrer, transitoriamente, inquietações e estados depressivos. Às vezes são observadas modificações no peso. Em tratamento com altas doses pode ocorrer redução da função adrenocortical.

Composição

Cada comprimido contêm 50 miligramas de acetato de ciproterona.

Apresentação

Frasco com 20 comprimidos sulcados.

Informações detalhadas encontram-se à disposição da classe médica.

Indicações e Posologia

No Homemem: 1 comprimido de ANDROCUR 2 vezes ao dia, após as refeições, com um pouco de líquido. Pode ser necessário aumentar a dose para 2 comprimidos 2 vezes ao dia e, mesmo transitoriamente, para 2 comprimidos 3 vezes ao dia. Obtido o resultado terapêutico desejado, deve-se tentar mantê-lo com a menor dose possível: 1/2 comprimido 2 vezes ao dia, geralmente é suficiente.

Após orquiectomia, 2 comprimidos de ANDROCUR 1 ou 2 vezes ao dia; sem orquiectomia, 2 comprimidos de ANDROCUR 2 ou 3 vezes ao dia. Não modificar a dose ou suspender o tratamento imediatamente após remissão ou melhora.

Na mulher: Do 1º ao 10º dia do ciclo devem ser ingeridos diariamente 2 comprimidos de ANDROCUR, após as refeições, com um pouco de líquido. Adicionalmente, para estabilizar o ciclo e para proporcionar a proteção contraceptiva necessária, administrar um preparado contendo associação progestogênio-estrogênio, como Diane 35, 1 drágea por dia a partir do 10 dia da menstruação, durante 3 semanas. A seguir, intercalam-se 7 dias de pausa, durante os quais ocorrerá sangramento semelhante ao menstrual. Após a pausa, inicia-se novo ciclo de tratamento combinado. Se não ocorrer menstruação, deve-se excluir a gravidez antes de continuar o tratamento. Obtida a melhora clínica, pode-se reduzir a dose de ANDROCUR para 1 ou ½ comprimido por dia, durante os 10 dias do tratamento combinado. Em alguns casos, o uso isolado de Diane 35 pode ser suficiente. Em pacientes histerectomizadas ou em pacientes após a menopausa, pode-se administrar exclusivamente ANDROCUR. Dependendo da gravidade dos distúrbios, utiliza-se 1/2 ou 1 comprimido por dia durante 21 dias consecutivos, intercalando um intervalo de 7 dias antes de iniciar o novo ciclo de tratamento.

Laboratório

Schering do Brasil


Antihormonios
Bulas
Principal