NASIVIN e NASIVIN Infantil - Bula

NASIVIN e NASIVIN Infantil



NASIVIN e NASIVIN Infantil

Nasivin Cloridrato de oximetazolina

Formas farmacêuticas e apresentações

NASIVIN gotas - frasco com 10 mililitros

NASIVIN para nebulização - frasco nebulizador com 10 mililitros

Para uso intranasal por adultos e crianças com mais de 6 anos.

Composição

NASIVIN gotas - cada ml contém 0,5mg de cloridrato de oximetazolina e excipientes (cloreto de benzalcônio, edetato dissódico, fosfato de sódio dibásico, fosfato de sódio monobásico e hidróxido de sódio) NASIVIN para nebulização - cada ml contém 0,5mg de cloridrato de oximetazolina e excipientes (cloreto de benzalcônio, edetato dissódico, fosfato de sódio dibásico, fosfato de sódio monobásico e hidróxido de sódio)

Indicações

NASIVIN está indicado como vasoconstritor para reduzir o edema e a hipersecreção da mucosa nasal, consequentes à vasodilatação ocasionada por infecções, processos alérgicos e alterações vasomotoras que acometem as vias aéreas superiores.

Contraindicações

NASIVIN não pode ser administrado a pessoas com reconhecida hipersensibilidade ao cloridrato de oximetazolina ou a qualquer um dos excipientes.

Precauções

Por não estar ainda estabelecida a segurança do emprego do cloridrato de oximetazolina durante a gestação, recomenda-se não utilizar o produto em mulheres grávidas.

Levando em consideração possíveis efeitos simpaticomiméticos sistêmicos, os produtos devem ser empregados com muita cautela em pacientes coronariopatas, hipertensos, diabéticos e hipertireoidianos.

NASIVIN gotas e NASIVIN para nebulização devem ser usados por adultos e crianças com mais de 6 anos de idade.

lnterações medicamentosas

Por conter uma amina simpaticomimética, NASIVIN não pode ser utilizado por pacientes em uso de inibidores da monoamino-oxidase, em virtude da possibilidade de ocorrência de crise hipertensiva.

Reações adversas Embora, NASIVIN seja normalmente bem tolerado, podem ocorrer irritação e ardor local, ressecamento da mucosa nasal, espirros, cefaléia, tonteira, insônia e raramente palpitação. Esses efeitos, pouco frequentes, costumam ser leves e transitórios.

O uso prolongado ou excessivo dos produtos pode, eventualmente, ocasionar congestão de rebote.

Posologia e modo de usar

NASIVIN gotas lnstilar duas ou três gotas em cada narina, de uma a três vezes ao dia, mantendo a cabeça bem inclinada para trás.

NASIVIN para nebulização Conforme a necessidade, aplica-se uma nebulização em cada narina, de uma a três vezes ao dia, procedendo-se da seguinte maneira:

manter a cabeça levemente inclinada para a frente;

introduzir a ponta do frasco na narina, mantendo-o em posição vertical;

apertar o frasco fortemente, uma só vez, aspirando ao mesmo tempo;

retirar a ponta do frasco da narina, sem relaxar a pressão sobre o frasco.

NASIVIN não pode ser usado por mais de quatro semanas.

Pacientes idosos Não existem advertências ou recomendações especiais sobre o uso do produto por pacientes idosos.

Conduta na superdosagern

O cloridrato de oximetazolina pode causar intoxicações em crianças pequenas em casos de superdosagem ou ingestão acidental. Há depressão do sistema nervoso central, com sedação ou mesmo coma, e hipotermia acompanhada de hipotensão ou choque.

O tratamento é feito com lavagem gástrica e carvão, infusão de plasma (ou substitutos plasmáticos), oxigênio, calor e, nos casos graves, intubação e respiração artificial.

Venda sob prescrição médica

Laboratório

Merck S.A. Inds. Químs.

Estrada dos Bandeirantes, 1099 Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22170-571 Tel: 55 (021) 445-1661 Fax: 55 (021) 444-2124 Site: http://www.merck.com.br/

Ver outros medicamentos deste laboratório Pesquisar o preço deste medicamento.

Aviso legal


Bulas
Principal