NASOFELIN - Bula

NASOFELIN



NASOFELIN

Nasofelin cloridrato de fenoxazolina

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES

Solução nasal: Embalagens com frasco gotejador de 10 mL (adulto) e de 10 mL (infantil).

USO ADULTO (crianças acima de 6 anos)

USO PEDIÁTRICO (crianças de 2 a 5 anos)

COMPOSIÇÕES

Cada 1 mL de solução nasal para uso infantil contém:

cloridrato de fenoxazolina: 0,5mg veículos q.s.p: 1mL (metilparabeno, propilparabeno, cloreto de sódio e água purificada).

Cada 1 mL de solução nasal para uso adulto contém:

cloridrato de fenoxazolina: 1mg veículos q.s.p: 1mL (metilparabeno, propilparabeno, cloreto de sódio e água purificada).

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Nasofelin tem ação vasoconstritora da mucosa rinofaríngea.

o o - Conservar em temperatura ambiente (15 a 30 C). Proteger da luz.

Prazo de Validade: VIDE CARTUCHO. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

"Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término". "Informe seu médico se está amamentando".

"Siga a orientação do seu médico respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento".

"Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico".

"Informe seu médico a ocorrência de reações desagradáveis, tais como: secura nasal, dor de cabeça, insônia e palpitação".

"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS".

Nasofelin não deve ser usado em associação aos inibidores do monoaminooxidase (IMAO), devido ao risco de crises hipertensivas.

O uso de Nasofelin é contraindicado para pacientes portadores de glaucoma de ângulo fechado.

Nasofelin adulto não é recomendado em crianças menores de 6 (seis) anos.

Nasofelin infantil não é recomendado em crianças menores de 2 (dois) anos, salvo quando indicado pelo médico.

"Informe seu médico sobre qualquer outro medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento".

"NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE".

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Nasofelin contém como princípio ativo o cloridrato de fenoxazolina (quimicamente o cloridrato de isopropil-2-fenoximetil-2-

imidazolina), um simpatomimético com ação vasoconstritora na mucosa rinofaríngea. Esta ação é de início rápido e particularmente prolongada, persistindo, em média, durante 7 horas. Métodos de pesquisa objetiva, rinometria indireta e rinorreometria, podem demonstrar que, na coriza aguda, a duração do efeito atinge 7-9 horas, sem acompanhar-se de vasodilatação tardia. Ainda que secundária, a ação anestésica local de Nasofelin é considerada como uma importante propriedade por atenuar a sensação de prurido nasal, frequentemente associada às rinites. Nasofelin não modifica a função autodepuradora da mucosa nasal, não comprometendo, desta forma, a drenagem das secreções nasais e sinusais, normais ou patológicas.

INDICAÇÕES

Nasofelin é indicado no tratamento de corizas agudas ou subagudas, rinites crônicas vasomotoras, rinites sazonais, rinopatias alérgicas, sinusites agudas, subagudas e crônicas. É indicado também na prevenção dos barotraumatismos auriculares e sinusais, e nas cirurgias rinológicas.

CONTRAINDICAÇÕES

NASOFELIN É CONTRAINDICADO PARA PACIENTES PORTADORES DE GLAUCOMA DE ÂNGULO FECHADO.

PRECAUÇÕES

Da mesma forma que os demais imidazolínicos, o uso de Nasofelin adulto não é recomendado em crianças menores de 6 anos. Nasofelin infantil não é recomendado para crianças menores de 2 anos. Nasofelin não deve ser usado por tempo prolongado, devido ao risco do efeito rebote e de rinite iatrogênica. Devido à presença de um simpatomimético, o produto deve ser usado com cautela nos casos de hipertensão arterial sistêmica, afecções cardíacas e hipertireoidismo.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Nasofelin não deve ser usado em associação aos inibidores da monoaminooxidase (IMAO), devido ao risco de crises hipertensivas.

REAÇÕES ADVERSAS

As seguintes reações adversas foram associadas ao uso de fenoxazolina:

Local: sensação de secura nasal. Sistêmicas: cefaléia, insônia, palpitação. As reações sistêmicas podem surgir em casos de utilização prolongada. Sobretudo em recém-nascidos, crianças e idosos, existe a possibilidade dos efeitos sistêmicos aparecerem devido à rápida penetração da droga pela mucosa inflamada e por uma absorção digestiva.

ALTERAÇÕES EM EXAMES CLÍNICOS E LABORATORIAIS Até o momento não foram relatadas alterações em exames clínicos e laboratoriais. Porém, recomenda-se informar ao laboratório clínico o uso de Nasofelin.

posologia

Nasofelin infantil: crianças entre 2 e 5 anos (5 mg/10 mL): Em média, 2 a 4 instilações diárias, a critério médico.

Nasofelin adulto: adultos e crianças acima de 6 anos (10 mg/10 mL): Em média, 2 a 4 instilações diárias de 2 gotas.

A critério médico, Nasofelin poderá ser administrado em aerossóis com corticosteróides e/ou antibióticos, insuflações tubárias e injeções transtimpânicas ou sinusais. Nos aerossóis, é aconselhável a utilização de 2mL do produto para cada 10mL de solução.

superdose

Os vasoconstritores potentes, como a fenoxazolina, podem provocar em crianças, devido à passagem sistêmica: hipotermia, sudação (transpiração intensa), perda da consciência, coma ou depressão respiratória. Nestes casos, a conduta, de urgência é a liberação das vias respiratórias: intubação, respiração artificial e hospitalização em centro especializado.

PACIENTES IDOSOS

O uso em pacientes idosos (acima de 60 anos) requer prescrição e acompanhamento médico Pesquisar o preço deste medicamento.

Aviso legal


Bulas
Principal