NEBACETIN Pomada - Bula

NEBACETIN Pomada



NEBACETIN Pomada

Apresentações:

Bisnagas com 15 g e com 50 g Uso Adulto ou Pediátrico

Composição:

Cada grama contém:

Sulfato de Neomicina 5 miligramas Bacitracina 250 U.I.

Excipiente q.s.p. 1 g

INFORMAÇÃO AO PACIENTE

Conserve o produto na embalagem original e ao abrigo do calor.

Prazo de validade: 36 meses a partir da data da fabricação (vide cartucho). Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

Ação esperada do medicamento: antiinfeccioso tópico de uso externo.

Informe seu médico a ocorrência de gravidez ou lactação na vigência do tratamento.

Cuidados de administração: Não aplicar sobre os olhos. Antes de aplicar o produto, lavar a região afetada com água e sabão e secar cuidadosamente o local; depois da aplicação, pode-se cobrir a zona tratada com gaze.

Informe seu médico caso apareçam reações desagradáveis como: prurido, vermelhidão, inchaço ou qualquer irritação local não existente antes do uso do produto; ou caso ocorra qualquer diminuição da audição.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

O produto não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula ou fármacos afins.

Não utilizar o produto sobre feridas profundas, queimaduras graves ou extensas áreas lesadas, exceto sob prescrição médica.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

INFORMAÇÃO TÉCNICA

Nebacetin reúne os antibióticos Bacitracina e Neomicina. A Bacitracina é um antibiótico polipeptídeo de ação bactericida, interferindo na síntese da parede celular, sendo ativa contra a maioria dos germes gram-positivos e alguns cocos gram-negativos. A Neomicina, um antibiótico aminoglicosídeo que interfere na síntese protéica do microorganismo, tem ação bactericida, sendo eficaz contra germes gram-positivos (estafilococos), e principalmente gram-negativos.

Apesar de não ser absorvida através da pele intacta, a Neomicina aplicada topicamente é facilmente absorvida através de grandes regiões expostas, queimadas, ou com tecido de granulação. A Bacitracina, por sua vez, não apresenta absorção significativa após aplicação tópica sobre a pele intacta ou lesionada, ou sobre membranas mucosas. Não ocorrendo absorção, a ação do medicamento é limitada ao local de aplicação.

A associação destes dois antibióticos, em seu uso tópico, além de apresentar um efeito sinérgico, evita o desenvolvimento de microorganismos resistentes à Neomicina.

Indicações:

No tratamento de infecções bacterianas da pele e mucosas, causadas por microorganismos sensíveis: piodermites, impetigo, eczemas infectados, furúnculos, antraz, éctima, abcessos, acne infectada, intertrigo, úlceras cutâneas e queimaduras infectadas.

Na profilaxia de infecções cutaneomucosas decorrentes de cortes (inclusive de origem cirúrgica), abrasões, queimaduras pouco extensas, ferimentos, produzidos por microorganismos sensíveis.

Infecções nasais e do ouvido externo, causadas por microorganismos sensíveis.

Contra-Indicações:

Hipersensibilidade aos componentes da associação.

Precauções:

Pode ocorrer sensibilidade cruzada se o paciente utilizar outros produtos contendo antibióticos aminoglicosídeos. Quando o produto é aplicado em grandes áreas da pele, com lesão, pode ocorrer absorção sistêmica significativa, com risco de nefrotoxicidade ou ototoxicidade, especialmente se a função renal estiver prejudicada, ou na administração concomitante de fármacos sistêmicos nefrotóxicos e ototóxicos. Não empregar para uso oftálmico.

Interações Medicamentosas:

Não se recomenda o uso simultâneo desta associação com fármacos relacionados, por exemplo, outros aminoglicosídeos, por via sistêmica, já que reações de hipersensibilidade podem ocorrer com maior frequência.

Reações Adversas:

Podem ocorrer prurido, "rash" cutâneo, vermelhidão, inchaço ou outros sinais de irritação local.

Posologia:

Aplicar sobre a região afetada 2 a 5 vezes ao dia, utilizando-se ou não curativos semi-oclusivos. Em queimaduras e cavidades pós-cirúrgicas pode-se utilizar faixas de gaze untada com o produto.

Conduta na Superdosagem:

O quadro clínico por ingestão acidental ou superdosagem, ainda não é conhecido. Na eventualidade, adotar as medidas habituais de apoio e controle das funções vitais.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA

Laboratório

BYK Quím. e Farm. Ltda.

Rua do Estilo Barroco, 721 São Paulo/SP - CEP: 04709-011 Tel: 55 (011) 5184-0244 Fax: 55 (011) 5183-4361 Email: byk.quimica@byk.com.br Site: http://www.byk.com.br/

Ver outros medicamentos deste laboratório Pesquisar o preço deste medicamento.

Aviso legal


Bulas
Principal