Neopiridin - Bula

Neopiridin



Laboratório

Neo

Apresentação de Neopiridin

Past. caixa com 12 un. Spray frasco com 50 mililitros

Neopiridin - Indicações

Indicado como anti-séptico e anestésico, coadjuvante no tratamento das afecções da mucosa orofaríngea, tosse, rouquidão e irritação da garganta, faringites, amigdalites e sintomas da gripe.

Contraindicações de Neopiridin

CONTRAINDICADO EM PACIENTES COM HIPERSESIBILIDADE À BENZOCAÍNA, CLORETO DE CETILPIRIDÍNIO OU A QUALQUER COMPONENTE DA FÓRMULA. CRIANÇAS MENORES DE 6 ANOS DE IDADE.

Advertências

- Existe a possibilidade de mascarar os sintomas de contaminação (da lesão tratada) por bactérias e fungos não sensíveis ao cloreto de cetilpiridínio. - Se não ocorrer melhora no período de 1 semana de tratamento ou se a afecção da boca ou garganta for grave e persistir por mais de 2 dias (acompanhada de febre, dor de cabeça, náusea ou vômito), procure orientação médica. - Atenção Diabéticos: Contém Açúcar.

Interações medicamentosas de Neopiridin

As gorduras presentes no leite e ovos antagonizam os efeitos anti-sépticos do cloreto de cetilpiridínio. A benzocaína é incompatível com nitrato de prata.

Reações adversas e efeitos colaterais de Neopiridin

São muito raras as reações adversas devidas ao uso do produto, existindo o risco de sensibilização àbenzocaína. Este produto contém o corante amarelo de TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Neopiridin - Posologia

Adultos e crianças acima de 6 anos: Neopiridin Pastilhas: Deixar dissolver na boca uma pastilha, de acordo com as necessidades (não excedendo a 6 pastilhas por dia) ou segundo critério médico. Neopiridin Spray: Fazer 3 a 6 nebulizações na área afetada. Repetir o procedimento a cada 2 a 3 horas (como necessário), até o máximo de 6 vezes ao dia. Deve ser usada de acordo com a posologia acima. Para uma aplicação eficaz, pressione repetidamente a válvula, mantendo o frasco na posição vertical (em pé).

Superdosagem

Pela baixa toxicidade do cloreto de cetilpiridínio e a pouca solubilidade da benzocaína (praticamente insolúvel pela via oral), é de se prever a impossibilidade de intoxicação aguda pela superdose do produto.

Neopiridin - Informações

O cloreto de cetilpiridínio é um anti-séptico do grupo dos tensoativos catiônicos, apresentando propriedades detergentes e bactericidas (essencialmente sobre os microrganismos gram-positivos). Apresenta uma boa penetração nos tecidos, rápida e baixa toxicidade sistêmica. Seu mecanismo de ação antimicrobiana não é conhecido, mas pode estar relacionado a alterações na permeabilidade da membrana celular da bactéria. A benzocaína é um anestésico tópico derivado do ácido aminobenzóico, que atua pelo bloqueio da condução do impulso nervoso, paralisando (reversivelmente) as fibras sensitivas, sem estimulação prévia (ação estritamente periférica). Devido a sua insolubilidade, apresenta uma escassa toxicidade e é utilizada, exclusivamente, como anestésico tópico.


Bulas
Principal