Neotop - Neomicina, Sulfato - Bula

Neotop

Neomicina, Sulfato



Neotop

Indicação

Para quê serve Neotop?

NEOTOP é indicado no tratamento de infecções bacterianas da pele e mucosas, causadas por microorganismos sensíveis: piodermites, impetigo, eczemas infectados, furúnculos, antraz, éctima, abscessos, acne infectada, intertrigo, úlceras cutâneas e queimaduras infectadas.

É também usado na profilaxia de infecções cutâneo-mucosas decorrentes de cortes (inclusive de origem cirúrgica), abrasões, queimaduras pouco extensas, ferimentos, produzidos por microorganismos sensíveis. Infecções nasais e do ouvido externo causadas por microorganismos sensíveis.

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

É contraindicado para o tratamento de pacientes com história de sensibilização a algum dos componentes da fórmula.

Posologia

Como usar Neotop?

Aplicar uma camada de NEOTOP sobre a região afetada de 2 a 5 vezes por dia.

Em muitos pacientes a frequência de aplicações pode ser reduzida de acordo com a evolução do quadro.

A pomada é usada em tratamentos com ou sem atadura. No tratamento de feridas aplica-se uma atadura com pomada, que deve ser trocada de acordo com a natureza da ferida e a intensidade da secreção.

Em queimaduras e cavidades pós-cirúrgicas pode-se utilizar faixas de gaze untadas com NEOTOP.

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Pode ocorrer sensibilidade cruzada se o paciente utilizar outros produtos contendo antibióticos aminoglicosídeos.

Quando o produto é aplicado em grandes áreas da pele, com lesão, pode ocorrer absorção sistêmica significativa, com risco de ototoxicidade ou nefrotoxicidade, especialmente se a função renal estiver prejudicada ou na administração simultânea de fármacos sistêmicos nefrotóxicos ou ototóxicos.

Não empregar para uso oftálmico.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Não há relatos de caso de superdose por administração inadequada do produto.

Composição

Cada grama de pomada contém:

Sulfato de neomicina: 5 miligramas (equivalente a 3,5 miligramas de neomicina base) Bacitracina (zíncica): 250 UI Excipientes q.s.p.: 1 g (parafina sólida, lanolina anidra, petrolato líquido, butilhidroxianisol, metilparabeno, propilparabeno, acetato de tocoferol e vaselina sólida)

Apresentação

Pomada dermatológica: bisnaga de 10 g.

Interações Medicamentosas

Não se recomenda o uso simultâneo desta associação com fármacos relacionados, por exemplo, outros aminoglicosídeos, por via sistêmica, já que reações de hipersensibilidade podem ocorrer com maior frequência.

Venda

Venda sob prescrição médica

Introdução

NEOTOP Sulfato de neomicina Bacitracina, zíncica

Pacientes Idosos

Não se dispõem de informações.

Informações ao Paciente

·· Ação esperada do medicamento: NEOTOP é apresentado sob a forma de pomada dermatológica e reúne os antibióticos Neomicina e Bacitracina. A ação esperada do medicamento é como antiinfeccioso tópico de uso externo.

· Cuidados de armazenamento: Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC) e ao abrigo da luz.

· Prazo de validade: Não use o medicamento se o prazo de validade estiver vencido, o que pode ser verificado na embalagem externa do produto.

· Gravidez e lactação: Informe seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término e se estiver amamentando.

· Cuidados de administração: Antes de aplicar o produto, lave o local afetado com água e sabão, secando em seguida cuidadosamente. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre a frequência de aplicação e a duração do tratamento. Depois da aplicação, pode-se cobrir a região afetada com gaze. NEOTOP não pode ser aplicado nos olhos, nem em região próxima aos mesmos.

· Interrupção do tratamento: Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

· Reações adversas: Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: prurido, vermelhidão, inchaço ou qualquer irritação local não existente antes do uso do produto, ou caso ocorra qualquer diminuição da audição.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

·· Contraindicações e Precauções: NEOTOP não pode ser administrado a pacientes com alergia conhecida aos componentes da fórmula. Não utilize o produto sobre feridas profundas, queimaduras graves ou extensas áreas lesadas, exceto sob orientação médica. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

Características

O sulfato de neomicina é um antibiótico aminoglicosídeo, bactericida, ativo contra numerosas bactérias gram-positivas e gram-negativas. Atravessa a membrana celular bacteriana mediante transporte ativo e interfere na síntese protéica.

A bacitracina, antibiótico polipeptídeo, possui ação bactericida frente a microorganismos gram-positivos e alguns cocos gram-negativos. Age interferindo na síntese da parede celular bacteriana. A associação de ambos se justifica como prevenção do desenvolvimento de microorganismos resistentes a neomicina e bacitracina, pela somação de efeitos.

Farmacocinética Ambos os componentes da associação neomicina-bacitracina não são absorvidos através da pele intacta. Todavia, a neomicina aplicada topicamente é facilmente absorvida através de grandes regiões expostas, queimadas, ou com tecido de granulação. A bacitracina, por sua vez, não apresenta absorção significativa após aplicação tópica sobre a pele lesada, ou sobre membranas mucosas.

Não ocorrendo absorção, a ação do medicamento é limitada ao local de aplicação.

Reações Adversas e Alterações Em Exames Laboratoriais

Podem ocorrer prurido, erupção cutânea, vermelhidão, inchaço ou outros sinais de irritação local. Não existem referências sobre alterações relevantes de exames laboratoriais após utilização adequada do medicamento.

Laboratório

Medley S.A. Ind. Farm


Bulas
Principal