NIZORAL Shampoo - Bula

NIZORAL Shampoo



Nizoral shampoo

Indicação

Para quê serve Nizoral shampoo?

Nizoral Shampoo é indicado para caspa, dermatite seborréica (seborréia, oleosidade) e pitiríase versicolor (pano branco).

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

Você não deve usar Nizoral Shampoo se apresentar maior sensibilidade (alergia) ao cetoconazol ou aos excipientes da formulação. Os sintomas da maior sensibilidade são a coceira e a vermelhidão da pele após a aplicação.

Posologia

Como usar Nizoral shampoo?

A frequência do uso de Nizoral Shampoo irá depender do tipo de infecção e se o uso se destina à cura ou à prevenção da infecção. Para tratar caspa e dermatite seborréica: você deve usar o shampoo 2 vezes por semana, por 2 a 4 semanas. Para prevenir o reaparecimento, usar o shampoo 1 vez por semana ou uma vez a cada 2 semanas. Para tratar pitiríase versicolor: você deve usar o shampoo 1 vez ao dia durante 5 dias. Para prevenir o reaparecimento, você deve usar o shampoo todo ano antes do verão, uma vez ao dia por 3 dias seguidos.

COMO USAR Você deve aplicar Nizoral Shampoo nas partes afetadas, e deixar agir por 3 a 5 minutos antes de enxaguar. Normalmente, a palma da mão cheia de shampoo é o suficiente para uma lavagem. Tenha certeza de que aplicou o medicamento na pele e não somente no cabelo. Evite que o produto entre em contato com os olhos, se isto ocorrer, lave os olhos com água. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica. Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Como com outros xampus, pode ocorrer uma sensação de ardência local, coceira ou vermelhidão ou irritação. Raramente pode ocorrer oleosidade e ressecamento dos cabelos, assim como alteração da cor do cabelo principalmente em pacientes com cabelos grisalhos ou em cabelos que são tratados frequentemente (por descoloração, permanentes, e outros). Em casos muito raros, reações de hipersensibilidade (alergia), perda de cabelo, rash, urticária pele seca e outras reações no local da aplicação podem ocorrer.. Em caso de intolerância ao shampoo, não continue o tratamento.

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

A dermatite seborréica e a caspa estão frequentemente associadas com queda de cabelo. Quando Nizoral Shampoo é utilizado nestas condições, isto também pode ocorrer.

Gravidez e Amamentação Apesar de Nizoral Shampoo não ser absorvido pela pele, informe ao seu médico caso ocorra gravidez ou esteja amamentando. Não existem riscos conhecidos sobre o uso de Nizoral Shampoo durante a gravidez ou amamentação.

Precauções Evite o contato com os olhos, se isso ocorrer, enxágue os olhos com água.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Não são esperadas reações com o uso tópico exacerbado do Nizoral Shampoo. Em geral, não é séria a ingestão de Nizoral Shampoo, se isto ocorrer, você deve procurar o seu médico.

Composição

Cada grama contém 20 miligramas de cetoconazol.

Excipientes: ácido clorídrico, água, cloreto de sódio, dietanolamida de ácidos graxos de coco; dioleato de polietilenoglicol-120 metil glicose, eritrosina sódica, hidróxido de sódio, imidazolidiniluréia, lauriletersulfato de sódio, lauril éter sulfosuccinato de sódio, hidroxipropil lauril dimônio colágeno hidrolisado e perfume bouquet.

Armazenamento

Onde, como, e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Mantenha o frasco bem fechado. Conservar Nizoral Shampoo em temperatura entre 15ºC a 30ºC. Proteger da luz.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Apresentação

Shampoo em embalagem com frasco de 100 mL de shampoo USO TÓPICO USO ADULTO

Interações Medicamentosas

Se você estiver utilizando corticosteróide na forma de creme, loção ou pomada, pode iniciar o tratamento com Nizoral Shampoo conjuntamente, mas deve-se observar que a retirada do corticosteróide deve ser feita passo a passo. Caso contrário a pele pode apresentar vermelhidão ou prurido.

Você deve fazer a interrupção da seguinte forma:

- aplicar as mesmas quantidades por 1 semana;

- fazer a retirada gradual do corticosteróide, durante o período de uma a duas semanas;

- em seguida, interromper o tratamento com corticosteróide por completo

Informações Legais

MS- 1.1236.0016 Farmacêutico responsável:

Marcos R. Pereira CRF-SP n° 12.304

Laboratório

Fabricado por:

JANSSEN-CILAG FARMACÊUTICA LTDA.

CNPJ 51.780.468/0002-68 Rodovia Presidente Dutra, km 154 São José dos Campos - SP Indústria Brasileira


Bulas
Principal