Norden - Ácido Ascórbico - Bula

Norden

Ácido Ascórbico

Antianemicos



Norden

Indicação

Para quê serve Norden?

NORDEN Drágeas é indicado para a profilaxia e tratamento das anemias ferroprivas, especialmente nos casos de gravidez. puerpério e lactação. Nos períodos de convalescença e nos estados de desnutrição, bem como uma fonte de suplementação adicional de algumas vitaminas essenciais à nutrição humana, como o ácido ascórbico, ácido fólico e as vitaminas do complexo B.

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

NORDEN Drágeas é contraindicado para pacientes portadores de sensibilidade à ferroterapia oral; anemia perniciosa; siderose.

Posologia

Como usar Norden?

1 a 2 drágeas, diariamente, durante ou após as refeições.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

A ocorrência de efeitos colaterais devido ao uso de NORDEN Drágeas é muito improvável. Contudo, ocasionalmente, poderão ocorrer mínimas incidências de intolerância ao ferro, como diarréia, náusea, vômito e constipação intestinal, as quais geralmente regridem com a adequação posológica.

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

NORDEN Drágeas deverá ser usado cautelosamente em pacientes com antecedentes de doenças cloridropépticas. Preparados contendo ácido fólico, quando administrados diariamente e por períodos prolongados, poderão mascarar quadros de anemia perniciosa, nos quais a remissão hematológica poderá ocorrer enquanto as manifestações neurológicas permanecem progressivas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Os sinais que caracterizam uma superdosagem de ferro são aumento da permeabilidade capilar, redução do volume plasmático e aumento do débito cardíaco. Nesses casos, deve-se induzir o vômito e, se necessário, realizar lavagem gástrica. Adicionalmente, recomenda-se a administração de laxantes para acelerar o trânsito gastrintestinal do ferro.

Composição

Cada drágea contém: Fumarato ferroso (equivalente a 165 miligramas de ferro elementar) 500 mg; Ácido ascórbico 300 mg; Ácido fólico 2 mg; Cloridrato de tiamina 8 mg; Riboflavina 2 mg; Cloridrato de piridoxina 8 mg; Cianocobalamina 30 mcg; Monocloridrato de L-lisina 60 mg; Pantotenato de cálcio 12 mg; Citrato de colina 60 mg; inositol 60 miligramas

Apresentação

Frascos com 30 drágeas.

AKZO NOBEL Ltda. Divisão Organon.

Interações Medicamentosas

A absorção do ferro é inibida pelo uso concomitante de trissilicato de magnésio e de antiácidos que contenham carbonato. Fenitoína, metotrexato e pirimetamina podem interferir com a absorção do ácido fólico. O fumarato ferroso poderá interferir com a absorção das tetraciclinas, quando administrado concomitantemente. Neomicina e colchicina podem prejudicar a absorção da cianocobalamina (vitamina B12). Os efeitos antiparkinsonianos da levodopa poderão ser minimizados quando da administração simultânea de piridoxina (vitamina B6).

Introdução

NORDEN Drágeas

Informações Técnicas

NORDEN Drágeas é um hematínico plurivitamínico que apresenta em sua formulação ferro na forma de fumarato, associado à vitamina C e as vitaminas do complexo B. O fumarato ferroso fornece os íons de ferro necessários à formação eritrocitária. A vitamina C, na dose diária de 300 mg, aumenta a absorção intestinal do fumarato ferroso em quase 50%. As vitaminas do complexo B participam em diversos processos metabólicos do organismo como dos glicídios, lipídios e proteínas, assim como no processo de regeneração celular. A vitamina B12 e o ácido fólico, em particular, desempenham um papel essencial na regeneração eritrocitária, produzindo incremento dos reticulócitos circulantes, aumento de glóbulos vermelhos e da hemoglobina. A lisina atua como um orexígeno e a colina e o inositol completam a fórmula com sua ação lipotrófica.

Laboratório

Akzo Nobel Ltda.


Antianemicos
Bulas
Principal