ÁCIDO ASCÓRBICO - Bula

ÁCIDO ASCÓRBICO



ÁCIDO ASCÓRBICO

Composição

cada comprimido contém 500 miligramas de ácidoascórbico (vitamina C), de liberação prolongada.

Posologia e Administração

adultos e crianças maiores de 12 anos: 1 comprimido (500 mg) ao dia. Estados carenciais ou necessidades aumentadas: 1 a 2 comprimidos ao dia (500 miligramas a 1 g). - Superdosagem: não são conhecidos relatos de intoxicação por superdosagem do ácido ascórbico. Em caso de reações adversas, reduzir ou suspender o uso do produto e, se necessário, utilizar tratamento sintomático.

Precauções

varfarina sódica - pode ocorrer aumento do tempo de protrombina. Deferoxamina - tem atividade diminuída e potenciados os efeitos tóxicos do ferro. Vitamina B12 - tem atividade reduzida. O ácido ascórbico pode interferir nos resultados para determinação de glicemia, glicosúria no sangue e urina, e dos níveis séricos das transaminases de creatinina e bilirrubina. Pode condicionar resultados falso-negativos em pesquisa de sangue oculto nas fezes.

Reações adversas

doses altas de ácido ascórbico (acima de 1 g/dia) podem causar distúrbios gastrintestinais, tais como, náusea, vômito e diarréia, bem como provocar hemólise em pacientes com deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase. Em pacientes predispostos, o uso de altas doses de ácido ascórbico pode desencadear o aparecimento de litíase oxálica ou úrica.

Contra-Indicações

litíase urinária oxálica ou úrica; na insuficiência renal.

Indicações

profilaxia e tratamento da carência de vitamina C devido a suprimento deficiente, ou por aumento das necessidades, como ocorre nas gripes e resfriados e nos casos de ferimentos intensos, queimaduras profundas, fraturas e infecções crônicas. Na profilaxia e tratamento do escorbuto, da metemoglobinemia idiopática, da cárie dentária, da desnutrição, das infecções em geral e como acidificante da urina.

Apresentação

caixa com 30 comprimidos.


Bulas
Principal