Peridal - Domperidona - Bula

Peridal

Domperidona



Peridal

Indicação

Para quê serve Peridal?

Síndromes dispépticas frequentemente associadas a um retardo de esvaziamento gástrico, refluxo gastroesofágico e esofagite; náuseas e vômitos de origem funcional, orgânica infecciosa ou alimentar ou induzidas por radioterapia ou tratamentos por fármacos (anti-inflamatórios, antineoplásicos).

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

Intolerância conhecida a domperidona; na presença de hemorragia gastrintestinal, obstrução mecânica ou perfuração; em pacientes com tumor hipofisário secretor de prolactina (prolactinoma).

Posologia

Como usar Peridal?

Síndromes dispépticas em adultos: 1 comprimido, 3 vezes ao dia, 15 a 30 minutos antes das refeições. Náuseas e vômitos em adultos: 1 comprimido, 3 vezes ao dia, antes das refeições e ao deitar. Síndromes dispépticas, náuseas e vômitos em crianças: 2,5 ml da suspensão oral para cada 10 quilos de peso corporal (0,25 ml/kg), administrados 3 vezes ao dia antes das refeições e ao deitar.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Fenômenos extrapiramidais são raros em crianças e excepcionais em adultos, desaparecendo espontaneamente e completamente assim que o tratamento é interrompido; pode induzir um aumento dos níveis plasmáticos de prolactina; reações alérgicas, como erupções e urticária, são raramente descritas; raros distúrbios gastrintestinais; raros distúrbios do sistema reprodutivo e da mama: galactorréia, ginecomastia, amenorréia.

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Quando houver o uso concomitante de antiácidos ou agentes anti-secretores, eles devem ser utilizados após as refeições. Os comprimidos contêm lactose e podem ser inadequados para pacientes com intolerância à lactose, galactosemia ou má absorção da glicose e da galactose. A suspensão oral contém sorbitol e pode ser inadequada para pacientes com intolerância ao sorbitol; deve ser usado com cautela em pacientes com lesão hepática; em pacientes com insuficiência renal grave, a meia-vida de eliminação de PERIDAL aumenta, portanto, a frequência das doses deve ser reduzida; deve ser usado durante a gravidez quando se justifica o benefício terapêutico; a amamentação não é recomendável às mães que estão tomando PERIDAL. Os comprimidos não devem ser administrados em crianças com idade inferior a 5 anos.

Apresentação

Domperidona 10 mg: embalagens com 30 e 60 comprimidos. suspensão oral 1 mg/ml: frasco com 100 ml, acompanhado de dosador.

Interações Medicamentosas

A administração concomitante de fármacos anticolinérgicas pode ser antagônica ao efeito antidispéptico de PERIDAL. O uso concomitante de antifúngicos azólicos, antibióticos macrolídeos, inibidores da protease do HIV e nefazodona, pode resultar em níveis plasmáticos elevados de domperidona; pode influenciar na absorção de fármacos orais administradas concomitantemente.

Venda

Venda sob prescrição médica.

Introdução

Peridal Domperidona Comprimido e suspensão oral

Laboratório

Medley S.A. Ind. Farm


Bulas
Principal