Protamina - Neostigmina - Bula

Protamina

Neostigmina

Antiparkinsonianos



Protamina

Indicação

Para quê serve Protamina?

Inativação da heparina em casos de hemorragias severas consecutivas à heparinoterapia;

inativação da heparina após emprego de circulação extracorpórea e diálise.

Farmacocinética

Como funciona este medicamento?

Protamina 1000 Roche é inativada enzimaticamente no plasma. Após administração i.v. em animais, comprovou-se que o fígado e os rins são os órgãos que apresentaram as maiores concentrações. A protamina é eliminada principalmente por via renal e, em menor grau, por via hepática e biliar. Com a heparina, forma um complexo inativo. A meia-vida de tais complexos é de 24 minutos no animal.

Posologia

Como usar Protamina?

Protamina 1000 Roche serve para neutralizar a heparina e deve ser administrada por via intravenosa, muito lentamente.

A dose necessária de Protamina 1000 Roche depende da quantidade de heparina circulante no sangue e do período de tempo transcorrido desde a sua administração. Caso a concentração de heparina não seja determinada, recomenda-se não administrar mais do que 1 ml de Protamina 1000 Roche por via intravenosa lenta.

Atenção: Interromper a administração da Protamina 1000 Roche quando da normalização do tempo de trombina, para evitar um excesso de protamina.

Como regra geral para o tratamento - poucas vezes necessário - das hemorragias originadas pela heparina, pode-se utilizar uma dose de Protamina 1000 Roche equivalente a 50% da última dose de heparina (em UI).

Após a administração i.v. de heparina, injetar por via intravenosa lenta toda a dose de Protamina 1000 Roche.

Para inativar a heparina após emprego de circulação extra-corpórea, a Protamina 1000 Roche pode ser utilizada, nas doses necessárias, adaptando-se a posologia nas determinações da coagulação (tempo de trombina, tempo parcial de tromboplastina).

Protamina 1000 Roche não anula o efeito dos anticoagulantes cumarínicos.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

A superdosagem de Protamina 1000 Roche pode causar hemorragias devido ao efeito anticoagulante próprio da protamina. A administração de heparina de forma controlada até a normalização do tempo de trombina, estanca as hemorragias.

Composição

Cloridrato de protamina em solução aquosa, padronizada em Unidades Internacionais (UI).

Protamina 1000 Roche para administração i.v. lenta: ampolas de 5 ml (l ml neutraliza 1.000 U.I.

de heparina).

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Armazenamento

Onde, como, e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Protamina 1000 roche pode ser conservada à temperatura ambiente ou sob refrigeração (2º a 8º C). o aspecto gelatinoso que a solução pode apresentar sob baixas temperaturas desaparece Quando a ampola é colocada em temperatura ambiente.

Apresentação

Solução injetável - caixa com uma ampola de 5 ml USO ADULTO

Interações

Protamina 1000 Roche neutraliza a heparina pela formação de um complexo. Protamina 1000 Roche não pode ser administrada concomitantemente com outros medicamentos, especialmente antibióticos ou meios de contraste, uma vez que poderia ocorrer precipitação.

Venda

Venda sob prescrição médica.

Introdução

Cloridrato de Protamina PARA NEUTRALIZAR A AçãO DA HEPARINA

Identificação do Produto

Nome genérico Cloridrato de protamina

Propriedades e Efeitos

As protaminas são proteínas de baixo peso molecular, com uma elevada proporção de arginina e são extraídas dos testículos de diversas espécies de salmão. As protaminas combinam-se com a heparina, formando complexos inativos destituídos de ação anticoagulante. Administrada isoladamente, a protamina pode apresentar um efeito anticoagulante.

Restrições de Uso e Tolerância

A administração de protamina pode determinar hipotensão. Em algumas ocasiões, foram observadas raras reações alérgicas, com estados semelhantes ao choque. Esta pré-disposição parece particularmente ligada aos pacientes alérgicos ao salmão (a protamina é extraída dos testículos de diversas espécies de salmão), aos vasectomizados ou naqueles que receberam protamina - zinco - insulina ou protamina para inativar a heparina. Em caso de possível alergia à protamina, antes de se iniciar o tratamento, aconselha-se administrar uma dose como prova e uma medicação anti-alérgica e, eventualmente, dispor-se de medidas adequadas para combater o choque.

Protamina 1000 Roche está contraindicada em casos de reconhecida hipersensibilidade a mesma.

Diferentemente do que ocorre com outros sais de protamina, com o cloridrato de protamina (Protamina 1000 Roche) não foi observado nenhum "efeito de rebote heparínico" (ou seja, menos inativação da heparina antes de eliminar o complexo heparina-protamina após emprego da circulação extra-corpórea).

Laboratório

Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.

Est. dos Bandeirantes, 2.020 CEP 22775-109 - Rio de Janeiro - RJ CNPJ 33.009.945/0023-39


Antiparkinsonianos
Bulas
Principal