Pulmotrat - Carbocisteina - Bula

Pulmotrat

Carbocisteina



Pulmotrat

Indicação

Para quê serve Pulmotrat?

Mucolítico e fluidificante das secreções, para tratamento coadjuvante de afecções agudas e crônicas do trato respiratório, nas quais as secreções viscosas e/ou abundantes do muco sejam fator agravante.

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

As reações adversas mais comuns manifestam-se como desconforto gastrintestinal. Outras reações mais raras incluem boca seca, sensação de sabor desagradável, dor de cabeça, tontura, insônia, fibrilação atrial, palpitações, desconforto epigástrico, azia, náuseas, vômitos, sangramento gastrintestinal, diarréia, flatulência, rash cutâneo, mialgia, convulsões, incontinência urinária, hipoglicemia.

Posologia

Como usar Pulmotrat?

PULMOTRAT xarope adulto:

Adultos e crianças acima de 12 anos: 1 a ½ copo - medida (10 a 15ml), 3 (três) vezes ao dia. Quando a resposta clínica for obtida, reduzir a dose para ½ copo medida (5ml), 3 (três) vezes ao dia.

PULMOTRAT xarope pediátrico:

Crianças de 2 a 5 anos: ¼ a ½ copo medida (2,5 a 5ml), 3 (três) vezes ao dia.

Crianças de 6 a 12 anos: ½ a 1 copo - medida (5 a 10ml ), 3 (três) vezes ao dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

O uso do PULMOTRAT é contraindicado em pacientes com úlcera péptica ativa, ou hipersensibilidade aos componentes da formulação de PULMOTRAT.

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

PULMOTRAT deve ser usado com cautela em pacientes com história de sangramento intestinal, úlcera péptica e função tiroidal comprometida. Embora testes em animais mamíferos não tenham revelado efeitos teratogênicos associados à CARBOCISTEÍNA, não há dados adequados quanto à segurança de uso durante a gravidez e lactação ou em crianças com menos de 2 anos de idade, não sendo recomendado o seu uso nestes casos.

Por ser mínimo o conteúdo de carboidratos (10 miligramas por 5ml), o produto pode ser utilizado por pacientes diabéticos ou submetidos a dieta com restrições de hidratos de carbono.

Não foram ainda estabelecidos a eficácia e a segurança de uso do produto em crianças com menos de 1 ano.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Em caso de superdosagem acidental, procure orientação médica imediatamente. Lavagem gástrica e medidas de suporte são recomendados.

Apresentação

Xarope adulto: Frasco contendo 100 mililitros

Xarope pediátrico: Frasco contendo 100 mililitros

Interações Medicamentosas

Preparados a base de CARBOCISTEÍNA não devem ser administrados concomitantemente com agentes antitussígenos e/ou substâncias atropínicas.

POSOLOGIA Não foram reportadas interferências da droga no resultado dos exames laboratoriais.

Introdução

Pulmotrat Carbocisteína Carbocisteína dcb: 0260.05-3

Composições

Cada 5ml de xarope pediátrico contém:

Carbocisteína 100mg.

Veículos: água deionizada, açúcar, benzoato de sódio, carbonato de sódio, corante vermelho, E.D.T.A dissódico, essência de cereja, glicerina, sorbitol.

Cada 5ml de xarope adulto contém:

Carbocisteína 250mg.

Veículos: água deionizada, açúcar, benzoato de sódio, carbonato de sódio, corante vermelho, E.D.T.A dissódico, essência de cereja, glicerina , sorbitol.

Informações ao Paciente

PULMOTRAT auxilia no tratamento da bronquite e doença pulmonar obstrutiva crônica associadas com muco viscoso ou excessivo facilitando a expectoração. Auxilia também no tratamento da otite média com efusão, e otite média crônica.

- Cuidados de conservação:

Conservar o produto em temperatura ambiente (15-30ºC). Proteger da luz e umidade.

- Prazo de validade:

36 meses a partir da data da fabricação (VIDE CARTUCHO). Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

"Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término, e se está amamentando".

"Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento".

"Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico".

"SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA".

A segurança e a efetividade do PULMOTRAT em crianças menores de 1 ano ainda não foram estabelecidas.

"Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis tais como: náuseas, diarréia, tontura, sangramento gastrintestinal, reações alérgicas, cutâneas ou de quaisquer outras reações desagradáveis durante o tratamento.

Ao prescrever o produto para diabéticos é necessário considerar que cada 5ml dos xaropes adulto e pediátrico contém 2,5g de sacarose.

"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS".

- Contra-Indicações:

Úlcera péptica ativa ou hipersensibilidade aos componentes da formulação de PULMOTRAT .

- Precauções:

PULMOTRAT deve ser usado com cautela em pacientes com história de sangramento intestinal, úlcera péptica e função tiroidal comprometida.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

Embora testes em animais mamíferos não tenham revelado efeitos teratogênicos associados à CARBOCISTEÍNA, não há dados adequados quanto à segurança de uso durante a gravidez e lactação ou em crianças com menos de 2 anos de idade, não sendo recomendado o seu uso nestes casos.

Por ser mínimo o conteúdo de carboidratos (10 miligramas por 5ml), o produto pode ser utilizado por pacientes diabéticos ou submetidos a dieta com restrições de hidratos de carbono.

"NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE".

Uso Em Idosos

Não existem recomendações ou cuidados especiais sobre o emprego em pacientes idosos.

Informações Técnicas

PULMOTRAT apresenta, como princípio ativo, a CARBOCISTEÍNA. Esta substância sintética, derivada da cisteína, demonstrou possuir atividade mucolítica quando administrada pela via oral.

Estudos farmacológicos mostram que PULMOTRAT altera as propriedades reológicas do muco patológico, diminuindo sua viscosidade e permitindo sua eliminação pela expectoração e pela movimentação ciliar.

Isto ocorre devido ao particular mecanismo de ação da CARBOCISTEÍNA, princípio ativo de PULMOTRAT , que age alterando a síntese de composição do muco, reduzindo sua viscosidade pelo aumento da síntese de sialomucinas.

Laboratório

Indústria Brasileira


Bulas
Principal