Arflex - Bula

Arflex



BULA - VER NIMESULIDA

Informações adicionais sobre o medicamento :

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE. Estas notas são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes dessa substância medicamentosa e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas.

1. O que é Arflex?

Arflex é a nimesulida, um medicamento anti-inflamatório não esteroide que atua por meio da inibição das prostaglandinas, responsáveis em parte pela inflamação. Como outras medicações do gênero, possui também ação analgésica e antipirética. Graças a seu modo de ação causa inibição da agregação plaquetária. A nimesulida combate os radicais livres de oxigênio liberados em grande quantidade na origem do processo inflamatório. A nimesulida é facilmente absorvida pelo trato gastrointestinal e alcança sua maior concentração plasmática em 1 a 2 horas. Sua meia vida de eliminação é de 2 a 5 horas. Ela é metabolizada no fígado e sua eliminação é predominantemente renal.

2. Quando o médico prescreve Arflex (nimesulida)?

Além de ser usada como anti-inflamatório, a nimesulida é indicada também no combate à dor e à febre.

3. Como o médico prescreve Arflex (nimesulida)?

Cada caso é diferente de outro e exige doses e modos diferentes de tomar. Lembre-se que muitas vezes uma medicação deixa de fazer os efeitos esperados ou apresenta muitos efeitos colaterais ou tóxicos porque sua dosagem não está bem adequada. Portanto, é importante seguir exatamente as orientações do médico e não mudar a dose ou a forma de tomar o medicamento por conta própria.

4. Quais os efeitos colaterais mais comuns de Arflex (nimesulida)?

Como efeitos colaterais mais comuns da nimesulida podem ocorrer febre, náuseas, dor de estômago, dor de cabeça, sonolência e vertigens. Normalmente, estes efeitos são leves e transitórios. Raras vezes ocorrem reações alérgicas. Estes ou quaisquer outros efeitos colaterais que por ventura possam surgir, devem ser prontamente comunicados ao médico.

5. Quais as principais contraindicações de Arflex (nimesulida)?

As contraindicações principais da nimesulida são: hemorragias gastrointestinais; úlcera péptica; distúrbios da coagulação, disfunção hepática e renal.

6. Quais observações e cuidados especiais devem ser mantidos no uso de Arflex (nimesulida).

Comunique a seu médico, se você estiver usando qualquer outra medicação.

Nunca interrompa ou modifique o tratamento sem conhecimento do seu médico.

Não se recomenda o uso da nimesulida para mulheres gestantes ou que estejam em fase de amamentação. Informe ao seu médico caso ocorra gravidez durante o tratamento ou após o seu término ou se estiver amamentando.

A nimesulida deve ser tomada juntamente com as refeições ou depois delas, para diminuir a possibilidade de ataque à mucosa gástrica.

7. Quando Arflex (nimesulida) não é indicado?

Arflex (nimesulida) não deve ser indicado para pacientes que se saiba apresentarem hipersensibilidade conhecida à nimesulida ou aos demais anti-inflamatórios ou a qualquer outro componente da fórmula.

A nimesulida também não deve ser usada por mulheres grávidas ou em fase de amamentação ou por pacientes com hemorragias do trato gastrointestinal, úlcera péptica ativa ou doenças graves do fígado ou dos rins.


Bulas
Principal