Respiratus - Bula

Respiratus



Laboratório

Medley

Apresentação de Respiratus

7 mg/ml 100 mililitros xarope

Respiratus - Indicações

Respiratus é indicado para o tratamento sintomático de afecções broncopulmonares, com aumento das secreções e/ou broncoespasmos associados. Possui efeito mucolítico e expectorante (diminui a viscosidade das secreções e aumenta a atividade de varredura promovida pelos cílios do epitélio brônquico, facilitando a expectoração) e broncodilatador (com ação relaxante sobre o músculo liso brônquico); esse efeito facilita a expectoração e melhora a respiração.

Contraindicações de Respiratus

Devido à origem natural dos princípios ativos de Respiratus não foi registrada qualquer contraindicação em sua utilização.

Advertências

Respiratus contém em sua fórmula, sorbitol, o qual é metabolizado no organismo em frutose, sendo conveniente avaliar sua indicação a pacientes com intolerância a esta substância.

Uso na gravidez de Respiratus

Embora não existam dados clínicos sobre a exposição de Respiratus na gravidez humana, os estudos com animais prenhas não indicam efeitos nocivos diretos ou indiretos em relação à gravidez, desenvolvimento embrionário ou fetal, parto ou desenvolvimento pós-natal. Apesar disso, como qualquer outro medicamento, Respiratus deve ser administrado com cautela durante a gravidez e lactação. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

Interações medicamentosas de Respiratus

Não são conhecidos efeitos adversos quando o paciente usa simultaneamente Respiratus com outros medicamentos. Por este motivo, este xarope pode ser utilizado juntamente com outros medicamentos. De qualquer maneira informe o seu médico sobre outros medicamentos que esteja usando.

Reações adversas e efeitos colaterais de Respiratus

É raro observar-se efeitos secundários, em alguns casos foi registrado um ligeiro efeito laxante, provavelmente vinculado à presença de sorbitol em sua fórmula.

Respiratus - Posologia

Lactentes e crianças até 7 anos de idade: 2,5 mL, 3 vezes ao dia. Crianças acima de 7 anos de idade: 5 mL, 3 vezes ao dia. Adultos: 7,5 mL, 3 vezes ao dia.

Superdosagem

O médico deverá ser informado, caso haja sintomas de náuseas, vômito e diarréia, que pode ser devido à ingestão de quantidades muito altas (mais do que três vezes a dose diária recomendada), para que se possam ser tomadas as medidas cabíveis.

Respiratus - Informações

Respiratus contém em sua formulação o extrato seco de folhas de Hedera helix, utilizado como meio de extração o etanol a 30% (não presente no produto final) como substância ativa. Os componentes das matérias vegetais da droga (folhas de hera) que fornecem o valor terapêutico da droga são, principalmente, o bisdesmosídeo saponinas, do grupo de glicosídeos triterpenos, cujo principal representante em termos qualitativos é a hederasaponina C (hederacosídeo C). O efeito terapêutico de Respiratus nas doenças das vias aéreas é devido ao glicosídeo saponina, presente no extrato seco, que possui dupla ação: mucolítica e broncodilatadora. Ambas as ações aumentam a expectoração eliminando as secreções que obstruem a via aérea. O efeito mucolítico do extrato deve-se essencialmente à natureza da saponina dos hederaglicosídeos, embora os efeitos parassimpaticolíticos de certos glicosídeos sejam considerados a base das propriedades broncodilatadoras sobre os brônquios inflamados.


Bulas
Principal