Rochagan - Benzonidazol - Bula

Rochagan

Benzonidazol

Parasiticidas



Rochagan

Indicação

Para quê serve Rochagan?

Infecções devidas ao Trypanosoma cruzi (doença de Chagas).

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

Nenhuma contraindicação absoluta foi constatada no decorrer dos ensaios clínicos, entretanto, a insuficiência hepática, renal ou hematológica, assim como afecções neurológicas serão consideradas contraindicações relativas. Como qualquer medicamento novo, também Rochagan Roche não deve ser administrado a gestantes, salvo nos casos de indicação absoluta.

Posologia

Como usar Rochagan?

A dose diária é de 5 a 7 mg/kg de peso corporal, devendo ser dividida em 2 tomadas, 1 após o café da manhã e outra após o jantar, com intervalo aproximado de 12 horas entre elas. O tratamento deve ser mantido durante 30 a 60 dias consecutivos. Crianças com menos de 12 anos de idade, especialmente aquelas na fase aguda da doença, poderão receber doses maiores (até o máximo de 10 mg/kg de peso corporal) durante os primeiros 10 a 20 dias do tratamento. Tolerabilidade: nas doses recomendadas, o Rochagan Roche é bem tolerado. Em geral, a tolerabilidade é melhor nas crianças do que nos adultos. Durante a 1ª ou 2ª semana de tratamento podem surgir reações cutâneas, geralmente de caráter benigno, não havendo necessidade de interrupção do tratamento. Mas, às vezes elas podem ser mais intensas, acompanhadas de febre e de púrpura, e exigir a interrupção transitória do tratamento. Na maioria dos casos essas reações cutâneas não reaparecem com a reinstituição gradual do tratamento. Distúrbios gastrintestinais, principalmente náuseas, podem ocorrer na fase inicial do tratamento; quase sempre desaparecem espontaneamente após alguns dias, sem necessidade de redução da dose. Podem ocorrer parestesias ou sintomas de polineurites periféricas, principalmente após tratamento prolongado ou com doses excessivas, nesses casos é aconselhável interromper o tratamento. Outros efeitos secundários, tais como cefaléia, vertigem e fadiga, são mais raros. Leucopenia e trombocitopenia foram observadas em alguns casos, mas desapareceram com a interrupção do tratamento.

Advertências e precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Durante o tratamento, os pacientes devem permanecer sob observação, com controle especial do hemograma. Os pacientes em uso de Rochagan Roche devem evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

Composição

Contém como substância ativa oN-benzil-2-nitro-1-imidazolacetamida (benzonidazol).

Apresentação

Comprimidos birranhurados caixas com 100 miligramas

Laboratório

Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.

Est. dos Bandeirantes, 2.020 CEP 22775-109 - Rio de Janeiro - RJ CNPJ 33.009.945/0023-39


Parasiticidas
Bulas
Principal