Artril - Bula

Artril



Laboratório

Farmasa

Apresentação de Artril

emb. com 20 comprimidos de 300 e 600 miligramas

Artril - Indicações

Artrite reumatóide. Osteoartrose. Espondilite reumatóide. Gota. Condrocalcionose. Outras formas de artropatias não infecciosas. Perturbações agudas articulares e periarticulares, bursites, tendinites, sinovite, tenossinovite, capsulite dos ombros. Perturbações dolorosas músculo-esqueléticas. Síndrome de Reiter. Quadros consecutivos a afecções degenerativas da raqui (radicuralgias, raquialgias). Ciáticas. Lombalgias. Nevralgias cervicobraquiais. Cervicalgias agudas. Cruralgias.

Contraindicações de Artril

Pacientes com hipersensibilidade ao ibuprofeno ou a qualquer outro componente da fórmula; pacientes que apresentarem sintomas como broncoespasmo, angioedema, polipose nasal, urticária e rinite desencadeados pela aspirina ou qualquer anti-inflamatório não hormonal; portadores de úlcera gastroduodenal e afecções cardíacas, renais e hepáticas graves e descompensadas. É desaconselhável o seu uso durante a gravidez devido aos riscos de efeitos sobre o sistema cardiovascular fetal (fechamento do ductus arteriosus) e lactação.

Advertências

A MEDICAÇÃO DEVE SER SUSPENSA SE SURGIREM REAÇÕES ADVERSAS DE QUALQUER NATUREZA. EM TRATAMENTOS PROLONGADOS, RECOMENDA-SE O CONTROLE PERIÓDICO DO QUADRO SANGÜÍNEO. O IBUPROFENO PODE INIBIR A FUNÇÃO PLAQUETÁRIA E PROLONGAR O TEMPO DE SANGRAMENTO, SENDO ESTE EFEITO REVERSÍVEL. ASSIM, DEVE-SE TER CAUTELA EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇAS INTRÍNSECAS DA COAGULAÇÃO OU EM USO DE ANTICOAGULANTES. DIMINUIÇÃO DA ACUIDADE VISUAL E/OU VISÃO TURVA, ESCOTOMAS E ALTERAÇÕES NA VISÃO EM CORES, FORAM RELATADOS. SE OCORRER QUALQUER DESTAS REAÇÕES NA VIGÊNCIA DO TRATAMENTO, O MEDICAMENTO DEVE SER DESCONTINUADO E O PACIENTE SUBMETIDO A EXAME OFTALMOLÓGICO. O IBUPROFENO DEVE SER USADO COM CAUTELA EM PACIENTES COM ASMA PREEXISTENTE. CRIANÇAS: NÃO ADMINISTRAR EM CRIANÇAS COM MENOS DE 12 ANOS DE IDADE, EXCETO SOB ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO MÉDICO. PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL, INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, DISFUNÇÃO HEPÁTICA, USUÁRIOS DE DIURÉTICOS E IDOSOS POSSUEM MAIOR RISCO DE TOXICIDADE RENAL. ESTES PACIENTES DEVEM SER CUIDADOSAMENTE OBSERVADOS.

Interações medicamentosas de Artril

OS ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO HORMONAIS, QUANDO ASSOCIADOS A MEDICAMENTOS COM EFEITO POTENCIAL SIGNIFICATIVO DE REDUÇÃO DA PROTROMBINA, NÚMERO E FUNÇÃO PLAQUETÁRIA, TÊM EFEITO ADITIVO SOBRE TAIS MEDICAMENTOS, LEVANDO À REDUÇÃO DO TEMPO DE COAGULAÇÃO E/OU RISCO DE SANGRAMENTO. ASSOCIAÇÃO COM ACETAMINOFEN (PARACETAMOL) AUMENTA O RISCO DE EFEITOS NEFROTÓXICOS. ADMINISTRAÇÃO CONJUNTA COM CORTICÓIDES, APESAR DE PROPORCIONAR BENEFÍCIO TERAPÊUTICO E PERMITIR REDUÇÃO DA DOSE DE CORTICOSTERÓIDE, POTENCIALIZA O RISCO DE ULCERAÇÕES OU HEMORRAGIA GASTROINTESTINAL.OS DIGITÁLICOS TÊM SUAS CONCENTRAÇÕES SÉRICAS AUMENTADAS COM A ADMINISTRAÇÃO CONJUNTA DE IBUPROFENO. O USO CONCOMITANTE DE IBUPROFENO COM ÁLCOOL, BARBITÚRICOS E ANTICONVULSIVANTES, AUMENTA O RISCO DE COMPLICAÇÕES GASTROINTESTINAIS E HEPÁTICAS. ADMINISTRAÇÃO COM FUROSEMIDA PODE REDUZIR O EFEITO NATRIURÉTICO DA FUROSEMIDA E DOS TIAZÍDICOS EM ALGUNS PACIENTES. O IBUPROFENO E OUTROS AGENTES ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO ESTERÓIDES REDUZEM A SECREÇÃO TUBULAR DO METOTREXATO "IN VITRO", PODENDO AUMENTAR A TOXICIDADE DO METOTREXATO. O USO CONCOMITANTE DE IBUPROFENO E LÍTIO PRODUZIU UMA ELEVAÇÃO CLINICAMENTE SIGNIFICATIVA DOS NÍVEIS PLASMÁTICOS DO LÍTIO E REDUÇÃO NO CLEARANCE DO LÍTIO RENAL.

Reações adversas e efeitos colaterais de Artril

Azia, dor epigástrica, náuseas, diarréia e dispepsias, foram observadas, principalmente quando administrado em jejum. Estes sintomas, entretanto, tendem a diminuir ou desaparecer se for administrado após as refeições ou juntamente com leite. Foram relatados, embora raramente, reações hepáticas incluindo icterícia e hepatite, anormalidades nos testes de função hepática, discrasia sanguínea, insuficiência renal e síndrome lúpica eritematosa com meningite asséptica.

Artril - Posologia

Dose média para adultos: 1 comprimido de Artril 300 (ibuprofeno), 2 a 3 vezes ao dia, ou 1 comprimido de Artril 600 (ibuprofeno), 1 a 2 vezes ao dia, segundo necessidade particular de cada caso. Se necessário, um comprimido adicional poderá ser indicado ao deitar. Para alívio da rigidez matinal, a primeira dose de cada dia deverá ser tomada logo após as refeições ou com leite. A dose total diária não poderá ultrapassar 2400mg. Em ginecologia: na dismenorréia, 1 comprimido 2 vezes ao dia, desde o início dos sintomas, até seu desaparecimento.

Superdosagem

Promover esvaziamento gástrico através da indução do vômito ou lavagem gástrica, administrar carvão ativado e manter a produção de urina. A hipotensão pode ser minimizada com a administração de líquidos por via endovenosa.

Características farmacológicas

O ibuprofeno é um agente anti-inflamatório não esteróide, derivado do ácido propiônico, que possui propriedades anti-inflamatória, analgésica, antireumática e antipirética. Age, provavelmente, inibindo a síntese de prostaglandinas. Atua sintomaticamente reduzindo a inflamação, a dor e a febre (mesmo de origem não inflamatória). Vários trabalhos clínicos e experimentais demonstraram ser o ibuprofeno mais ativo que o ácido acetilsalicílico. Além disso, ficou demonstrado que o ibuprofeno é melhor tolerado do que o ácido acetilsalicílico no que diz respeito às reações adversas como náusea, vômito, diarréia, constipação, dor epigástrica ou hemorragia gastrointestinal. O ibuprofeno é rapidamente absorvido, distribuindo-se amplamente pelo organismo. A concentração sérica máxima depende da dose administrada. Seu efeito inicia-se 30 minutos após a ingestão, prolongando-se por 4 a 6 horas. O ibuprofeno é metabolizado no fígado. A eliminação é virtualmente completa 24 horas após a última dose, sendo menos de 1% excretado na forma inalterada.

Resultados de eficácia

Artril (ibuprofeno) é um composto não esteróide dotado de propriedades anti-inflamatória, analgésica, antirreumática e antipirética.

Modo de usar

Dose média para adultos: 1 comprimido de Artril 300 (ibuprofeno), 2 a 3 vezes ao dia, ou 1 comprimido de Artril 600 (ibuprofeno), 1 a 2 vezes ao dia, segundo necessidade particular de cada caso. Se necessário, um comprimido adicional poderá ser indicado ao deitar. Para alívio da rigidez matinal, a primeira dose de cada dia deverá ser tomada logo após as refeições ou com leite. A dose total diária não poderá ultrapassar 2400 miligramas

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Este medicamento pode ser utilizado em pacientes acima de 65 anos de idade, desde que observadas as contraindicações, precauções, interações medicamentosas e reações adversas.

Armazenagem

Este produto deve ser conservado em sua embalagem, em local fresco e ao abrigo da luz e umidade. Seu prazo de validade está impresso na embalagem externa.

Artril - Informações

O ibuprofeno é um agente anti-inflamatório não esteróide, derivado do ácido propiônico, que possui propriedades anti-inflamatória, analgésica antireumática e antipirética . Age, provavelmente, inibindo a síntese de prostaglandinas. Atua sintomaticamente reduzindo a inflamação, a dor e a febre (mesmo de origem não inflamatória). Vários trabalhos clínicos e experimentais demonstraram ser o ibuprofeno mais ativo que o ácido acetilsalicílico. Além disso, ficou demonstrado que o ibuprofeno é melhor tolerado do que o ácido acetilsalicílico no que diz respeito às reações adversas como náusea, vômito, diarréia, constipação, dor epigástrica ou hemorragia gastrointestinal. O ibuprofeno é rapidamente absorvido distribuindo-se amplamente pelo organismo. A concentração sérica máxima depende da dose administrada. Seu efeito inicia-se 30 minutos após a ingestão, prolongando-se por de 4 a 6 horas. O ibuprofeno é metabolizado no fígado. A eliminação é virtualmente completa 24 horas após a última dose, sendo menos de 1% excretado na forma inalterada.

Dizeres legais

No lote, data de fabricação e prazo de validade: ver cartucho. Indústria Brasileira - CNPJ 61.150.819/0001-20 Farm. Resp.: J. G. Rocha - CRF/SP nº 4067 Reg MS nº 1.0394.0001 SAC 0800 0114033 Farmasa Laboratório Americano de Farmacoterapia S.A. Rua Nova York, 245 - São Paulo - S.P.


Bulas
Principal