Serevent Spray - Bula

Serevent Spray



Laboratório

Gsk

Apresentação de Serevent Spray

Serevent Spray - O inalador foi desenvolvido para liberar 25 mcg por dose. Lata com 60 doses + aplicador.

Serevent Spray - Indicações

O tratamento regular com Serevent Spray duas vezes ao dia, pode substituir um broncodilatador inalatório de curta ação (4 horas), como salbutamol, quando for necessário mais de uma vez ao dia, ou um broncodilatador oral (salbutamol, teofilina). Mas, Serevent Spray não substitui a terapia esteróide inalatória ou oral. Ele é usado para complementá-la. Os pacientes devem ser alertados a não interromper, nem reduzir, a terapia com esteróides, sem orientação médica, mesmo que se sintam melhor com o uso de Serevent Spray. Os broncodilatadores não devem ser o único ou o principal tratamento para pacientes com asma grave ou instável. A asma grave requer um tratamento regular, já que casos de óbito podem ocorrer. Os pacientes com asma grave têm sintomas constantes e exacerbações frequentes, com capacidade física limitada, e pico de fluxo expiratório abaixo de 60% do previsto, com variabilidade maior que 30%, geralmente não voltando completamente ao normal após o uso de broncodilatadores. Para estes pacientes, é necessária a inalação de altas doses de esteróides inalados (por exemplo: >1mg/dia de dipropionato de beclometasona) ou tratamento com corticosteróides orais. Junto com a terapia esteróide, Serevent Spray pode oferecer um tratamento sintomático adicional. Uma piora súbita dos sintomas pode requerer aumento da dosagem de corticosteróides, que devem ser administrados urgentemente sob supervisão médica. Adultos: O salmeterol produz uma broncodilatação de longa duração (12 horas) na obstrução reversível das vias aéreas devido a asma e bronquite crônica. O tratamento regular, duas vezes ao dia, é adequado para controlar os sintomas. Mas, por apresentar um início de ação demorado (10 a 20 minutos), ele não pode ser usado para aliviar os sintomas agudos da asma. Para tal, deve-se usar um broncodilatador inalatório de ação rápida (dentro de 5 minutos), como o salbutamol. Serevent Spray é indicado quando um broncodilatador regular é necessário e para prevenir os sintomas noturnos e/ou flutuações durante o dia causados por doença obstrutiva reversível das vias aéreas, como, por exemplo, após exposição a um alérgeno ou antes de exercício. Não existem evidências de que o salmeterol seja um substituto para o tratamento corticosteróide da asma, e este não pode ser interrompido, nem reduzido, quando o salmeterol for prescrito. Ao se iniciar o uso de salmeterol, deve ser considerada a terapia anti-inflamatória, em pacientes que ainda não a estejam recebendo. Crianças: É recomendado no tratamento da obstrução reversível das vias aéreas na asma, incluindo prevenção para broncoespasmo induzido por exercícios.

Contraindicações de Serevent Spray

Serevent Spray é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.

Reações adversas e efeitos colaterais de Serevent Spray

Foram relatados efeitos provenientes do tratamento com agonistas ß 2 , tais como tremores, palpitação subjetiva e dor de cabeça Estes tendem a ser transitório e reduzidos com a terapia regular. Arritmias cardíacas (incluindo fibrilação atrial, taquicardia supraventricular e extrasístoles) podem ocorrer em pacientes susceptíveis. Taquicardia pode ocorrer em alguns pacientes. Como ocorre com outras terapias inalatórias, pode ocorrer broncoespasmo paradoxal, com um aumento imediato na dificuldade de respiração após a dose. Este quadro deve ser tratado com um broncodilatador inalatório de ação rápida. Se isto ocorrer, a terapia com salmeterol deve ser descontinuada imediatamente e instituída uma terapia alternativa. Têm sido relatadas artralgia e reações de hipersensibilidade, incluindo rash, edema e angioedema. Existem relatos de cãibra muscular.

Serevent Spray - Posologia

Serevent Spray é administrado somente pela via inalatória, conforme as instruções de uso. É desejável que cada dose prescrita seja administrada no mínimo em duas inalações. Para se obter completo benefício terapêutico, recomenda-se o uso regular de Serevent Spray no tratamento da obstrução reversível das vias aéreas. O início do efeito broncodilatador do salmeterol (>15% melhora no VEF1) ocorre em aproximadamente 10 a 20 minutos em pacientes com asma. O completo benefício será observado após as primeiras doses do produto. Os efeitos broncodilatadores do salmeterol geralmente permanecem durante 12 horas, e isto é particularmente importante no tratamento dos sintomas de asma noturna, bronquite crônica e no controle da asma induzida por exercícios. Os pacientes devem ser instruídos a não tomar doses adicionais para tratar os sintomas, mas sim, usar agonistas ß 2 de curta ação, por via inalatória. Como podem ocorrer efeitos adversos associados com dose excessiva, a dosagem ou frequência da administração somente deve ser aumentada sob orientação médica. Adulto: Tratamento da asma e bronquite crônica. Duas inalações (2 x 25mcg de salmeterol), duas vezes ao dia. Em pacientes com obstrução grave das vias aéreas, recomendam-se 4 inalações (4 x 25mcg de salmeterol), 2 vezes ao dia. Crianças acima dos 4 anos de idade: Duas inalações (2 x 25mcg de salmeterol), duas vezes ao dia. Crianças abaixo de 4 anos de idade: Existem dados clínicos insuficientes até o presente para recomendar o uso de salmeterol em crianças com esta idade. Pacientes especiais: Não há necessidade de se ajustar a dose em idosos ou em pacientes com insuficiência renal.

Serevent Spray - Informações

O salmeterol é um agonista seletivo dos receptores ß 2 -adrenérgicos de longa duração, com uma longa cadeia lateral, que se liga ao sítio externo do receptor. Esta propriedade farmacológica do salmeterol proporciona uma proteção mais efetiva contra a broncoconstricção induzida pela histamina do que a obtida com o uso dos agonistas ß 2 - adrenérgicos de curta duração convencionais, e produz uma broncodilatação de longa duração (por pelo menos 12 horas). Em testes in vitro, observou-se que o salmeterol é um inibidor potente e de ação duradoura da liberação de mediadores derivados do mastócito do pulmão humano, tais como: a histamina, leucotrienos e prostaglandinas D2. No ser humano, o salmeterol inibe a resposta da fase imediata e tardia ao alérgeno inalado e, após uma única dose, inibe a hiper-reatividade brônquica. Estes dados indicam que o salmeterol possui uma atividade adicional não-broncodilatadora, cuja significância clínica não está clara. Este mecanismo difere da atividade anti-inflamatória dos corticosteróides, que não devem ser interrompidos, nem reduzidos quando Serevent Spray for prescrito. Em estudos in vitro, o salmeterol demonstrou um aumento na frequência do batimento ciliar das células epiteliais brônquicas dos humanos e também reduziu o efeito acidotóxico da toxina de Pseudomonas no epitélio brônquico de pacientes com fibrose cística.


Bulas
Principal