Ticlid - Ticlopidina - Bula

Ticlid

Ticlopidina

Antiagregantes Plaquetarios



Ticlid

Indicação

Para quê serve Ticlid?

Processos que podem envolver hiperagregacao plaquetaria e consequentemente risco trombogenico; prevencao de acidentes isquemicos arteriais cerebrais; prevencao de acidentes isquemicos, sobretudo coronariano, em pacientes com arteriopatia dos membros interiores; prevencao e correcao de alteracoes plaquetarias induzidas por circulacao extracorporea (cirurgia, hemodialise).

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

Contraindicado em diateses hemorragicas, hemopatias com aumento do tempo de sangramento, lesoes organicas passiveis de sangramento, antecedentes de leucopenia, trombocitopenia ou agranulocitose. ticlid nao devera ser associado a outros antiagregantes plaquetarios, a anti-inflamatorios nao-esteroides, ou a anticoagulantes. ticlid tambem nao devera ser usado durante a gravidez e a lactacao. proceder a controle hematologico quinzenal nos 3 primeiros meses de tratamento. suspender o tratamento 10 dias antes de intervencoes cirurgicas. ticlid pode interagir com a teofilina e ciclosporina.

Posologia

Como usar Ticlid?

1 a 2 drageas ao dia, durante as refeicoes. nao recomendado para criancas.

Composição

Cloridrato de ticlopidina.

Apresentação

Caixa com 20 drageas de 250 miligramas

Reações Adiversas

Pode haver aumento do tempo de sangramento; neutropenia em cerca de 2% dos casos; raramente agranulocitose, trombocitopenia e purpura trombocitopenica trombotica; possibilidade de manifestacoes hemorragicas, inclusive no pos-operatorio; nauseas, diarreia, erupcoes cutaneas, raros casos de hepatite medicamentosa, ictericia colestatica, reacoes imunologicas e colite.

Laboratório

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda.


Antiagregantes Plaquetarios
Bulas
Principal