Travogyn - Bula

Travogyn



Travogyn

Composição

Creme Vaginal: Cada 5 g de creme contém: Tioconazol 100 miligramas Tinidazol 150 miligramas Veículo: Base Neutra Hidrossolúvel, Álcool Cetílico, Metilparabeno, Propilparabeno, Água Destilada, Cloreto de Benzalcônio e Propilenoglicol.

Venda

Venda sob prescrição médica

Introdução

Travogyn Tioconazol + Tinidazol

Informações ao Paciente

TRAVOGYN (Tioconazol / Tinidazol) é efetivo para o tratamento de afecções causadas por diversos microrganismos causadores de infecções vaginais, entre eles: Candida, Trichomonas e Gardnerella. Cuidados na Conservação: O medicamento deve ser conservado ao abrigo do calor excessivo, da umidade, da luz e em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação. Verifique o prazo de validade no cartucho Não utilize medicamentos com o prazo de validade vencido. Conduta na gravidez e lactação: TRAVOGYN (Tioconazol / Tinidazol) é contraindicado no primeiro trimestre de gravidez e durante a lactação. Durante o segundo e terceiro trimestre de gravidez, o mesmo só poderá ser administrado exclusivamente a critério médico. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se estiver amamentando.

- CUIDADOS NA ADMINISTRAÇÃO:

TRAVOGYN (Tioconazol / Tinidazol) deve ser aplicado profundamente na vagina, de preferência fora do período menstrual, de acordo com as instruções de uso. Os componentes da fórmula podem ser incompatíveis com preservativos de látex e/ou diafragmas, portanto deve-se evitar a utilização concomitante destes. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Modo de Usar 1. Rasgue o envelope. 2. Retire a tampa e coloque o êmbolo na extremidade oposta. 3. Coloque o aplicador até o fundo da vagina e empurre o êmbolo até o final. 4. Despreze o aplicador e guarde o êmbolo até o final do tratamento.

Informações Técnicas

O tioconazol é um derivado do imidazol, com ação fungistática-fungicida contra algumas bactérias. seu mecanismo de ação é duplo, já que em baixas concentrações desenvolve um efeito fungistático que se relaciona com a inibição da biosíntese do ergosterol, o que gera a desorganização da membrana celular e a alteração de seu funcionamento. em troca, em concentrações elevadas, atua como um potente fungicida por ação direta sobre a parede celular. o tioconazol é um agente antifúngico sintético de amplo espectro que "in vitro" apresenta ação fungicida contra leveduras e dermatófitos e tem atividade contra : trichomonas vaginalis, gardnerella vaginalis, bacteroides sp e algumas bactérias gram-positivas, incluindo staphylococcus e streptococcus sp. é eficiente, também contra candida albicans e c. glabrata. o tinidazol é ativo contra protozoários e contra bactérias anaeróbias obrigatórias. a atividade antiprotozoária inclui trichomonas vaginalis, entamoeba histolytica e giardia lamblia. é eficiente, também, contra gardnerella vaginalis e a maioria das bactérias anaeróbias como : bacteroides fragilis, bacteroides melaminogenicus, bacteroides sp, clostridium sp, eubacterium sp, peptostreptococcus sp e veillonella sp.

- farmacocinética:

O tinidazol apresenta uma concentração plasmática de aproximadamente 40 mg/ml, que é obtida após 2 horas de administração de uma dose simples de 2 g. a meia-vida de eliminação é de 12 à 14 horas. distribui-se amplamente, encontrando-se concentrações similares à plasmática na bile, leite materno, líquido cefalorraquidiano, saliva e outros tecidos. atravessa a barreira placentária. a absorção sistêmica do tioconazol é insignificante por via tópica ou intravaginal. a sua absorção dérmica é muito baixa, dado que o pico de concentração plasmática é alcançado após 12 horas. os níveis séricos são inferiores à 5 - 14 µg/ml com o creme vaginal. com relação ao tinidazol, a droga sem alterações e seus metabólitos se excretam pela urina e, em menor quantidade, pelas fezes. para o tioconazol, a quantidade total de metabólitos reconhecidos na urina (3%) e fezes (17% ) é escassa.

- indicações:

Travogyn (tioconazol / tinidazol) é indicado no tratamento de vulvovaginites causadas por candida, trichomonas e gardnerella, isoladas ou mistas.

- contraindicações:

Travogyn (tioconazol / tinidazol) é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade a agentes antimicrobianos imidazólicos ou a quaisquer componentes da fórmula. com relação ao tinidazol, está contraindicado, para pacientes com discrasia sanguínea; doenças do snc; durante os primeiros trimestres de gravidez e nutrizes durante o período neonatal.

- interações medicamentosas:

A ingestão de bebidas alcóolicas é incompatível com o uso de medicamentos contendo tinidazol, visto que o mesmo exibe um efeito semelhante ao dissulfiram (inibidor da aldeído-desidrogenase ), dando lugar a reações como náuseas, vômitos, cólicas abdominais e rubor.

- reações adversas:

Os efeitos adversos mais comuns são reações alérgicas e sensação de queimação local. outros efeitos relatados foram: "rush" cutâneo; urticária; prurido; corrimento; eritema; queimação urinária; edema dos membros inferiores e irritação local. efeitos adversos relativos ao tinidazol podem ocorrer, tais como : gastrintestinais, neurológicos, leucopenia e neutropenia transitórias. assim sendo, recomenda-se a contagem de leucócitos total e diferencial antes e após o tratamento prolongado. na ocorrência de distúrbios neurológicos o tratamento deverá ser descontinuado. outros efeitos adversos raramente observados são cefaléia, cansaço e urina escura.

- posologia:

O creme vaginal deve ser aplicado à noite, antes de dormir, durante 7 dias consecutivos ou durante 3 dias consecutivos, com aplicações de duas vezes ao dia. as aplicações devem ser feitas fora do período menstrual. para a realização das aplicações deve-se utilizar corretamente os aplicadores descartáveis pré-envasados, como explicado nas instruções de uso.

- superdosagem:

Até o momento, não foram relatados casos de superdosagem com creme vaginal de tioconazol / tinidazol. advertência e recomendações para pacientes com idade superior a 65 anos: em idosos, não há necessidade do ajuste de dosagem visto que as doses terapêuticas são ajustadas individualmente.

Formas Farmacêuticas e Apresentações Creme Vaginal - Caixa Com 7 Aplicadores Descartáveis Pré-envas

Uso adulto

Reações Adversas: Apesar da Associação Tioconazol / Tinidazol Ser Muito Bem Tolerada, As Reações Mai

- CONTRAINDICAÇÕES:

TRAVOGYN (Tinidazol / Tioconazol) está contraindicado para gestantes no primeiro trimestre de gravidez, lactantes e crianças. Informar seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE

Laboratório

Ativus Farmacêutica Ltda.

Rua Fonte Mécia, 2050 Cep 13270-000 - CX Postal 489 Bairro São Pedro - Valinhos /SP CNPJ: 64.088.172/0001-41 SAC: 0800 770 79 70 E-mail: ativus@ativus.com.br


Bulas
Principal