Aviral 200mg - Bula

Aviral 200mg



Aviral 200mg

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

O produto é contraindicado a pacientes com conhecida hipersensibilidade ao aciclovir.

Posologia

Como usar Aviral 200mg?

Herpes simplex em adultos:

Um comprimido de Aviral cinco vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente 4 horas, omitindo-se a dose noturna. O tratamento deve continuar por cinco dias, mas deve ser estendido em infeções iniciais sérias.

Em pacientes gravemente imunocomprometidos (por exemplo, após transplante de medula óssea) ou em pacientes com distúrbios de absorção intestinal, a dose pode ser duplicada (400mg).

A administração das doses deve ser iniciada tão cedo quanto possível, após o início da infecção; para os episódios recorrentes, isto deve ser feito, de preferência, durante o período prodrômico ou quando as lesões começam a aparecer.

Doses para supressão de Herpes simplex em adultos:

Um comprimido quatro vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente seis horas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Relatou-se o aparecimento de erupções cutâneas em alguns pacientes que tomaram Aviral comprimidos. Com a suspensão da droga, houve desaparecimento espontâneo das erupções.

Efeitos gastrintestinais, os quais incluíam náuseas, vômitos, diarréia e dores abdominais, foram observados em alguns pacientes que tomaram Aviral comprimidos.

Em estudos duplo-cegos, controlados com placebo, a incidência de ocorrências gastrintestinais não diferiu entre os pacientes que receberam placebo e os que receberam aciclovir.

Outras ocorrências, embora raramente verificadas, foram: aumentos discretos e transitórios na bilirrubina e enzimas hepáticas, pequenos aumentos na uréia e creatinina sanguíneas, pequenos decréscimos nos índices hematológicos, cefaléia, discretas reações neurológicas reversíveis e fadiga.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Sintomas:

O aciclovir é apenas parcialmente absorvido no trato gastrintestinal. é improvável que ocorressem efeitos tóxicos graves, se uma dose de até 5 g fosse tomada em uma única ocasião. não há dados disponíveis sobre as consequências da ingestão de doses mais altas.

Doses únicas intravenosas de até 80 mg/kg foram inadvertidamente administradas sem efeitos adversos.

Tratamento:

A ingestão de doses de aciclovir acima de 5 g exige uma observação rigorosa do paciente.

O aciclovir é dialisável.

Composição

Cada comprimido contém:

Aciclovir: 200 miligramas Excipiente q.s.p.: 1 comprimido (lactose, celulose microcristalina, dióxido de silício coloidal, polividona, estearato de magnésio, croscarmelose sódica)

Apresentação

Comprimidos: embalagem com 25 unidades.

Interações Medicamentosas

A probenicida aumenta a meia-vida do aciclovir e a área sob a curva de concentração plasmática. Outras drogas que afetam a fisiologia renal poderiam potencialmente influenciar a farmacocinética do aciclovir. Todavia, a pesquisa clínica não identificou outras interações de drogas com o aciclovir.

Laboratório

Medley S.A. Ind. Farm


Bulas
Principal