Viscotears - Lágrima Artificial Estéril - Bula

Viscotears

Lágrima Artificial Estéril



Viscotears

Indicação

Para quê serve Viscotears?

Substituto do líquido lacrimal em caso de síndrome de secura ocular (queratoconjuntivite seca) e para película lacrimal patológica ou insuficiente, por ex. em:

Síndrome de Sjögren Secura da córnea e conjuntiva na pós menopausa, menopausa e senilidade.

Movimento inconstante da pálpebra (por exemplo durante anestesia ou durante coma em unidade de terapia intensiva) Fechamento insuficiente da pálpebra ou sensibilidade reduzida da córnea.

Farmacocinética

Como funciona este medicamento?

Não há disponível nenhum estudo controlado em animais ou no homem. No entanto, devido ao alto peso molecular do ácido poliacrílico (4Mill.D) é pouco provável o acúmulo ou absorção do mesmo nos tecidos do olho.

Contraindicações

Quando NÃO devo usar este medicamento?

Conhecida hipersensibilidade ao componente do gel.

Posologia

Como usar Viscotears?

A frequência de administração depende da necessidade. em média, é administrada 1 gota 3 a 4 vezes ao dia .viscotears pode ser administrado com maior frequência, dependendo da gravidade do caso.

Modo de aplicação:

Segure o tubo verticalmente, isto resultará na formação de uma pequena gota que rapidamente se desprenderá da abertura do frasco. esta gota é instilada no saco conjuntival inferior.

Feche o frasco imediatamente após o uso.

Página 2 modelo de texto de bula página 3 Enquanto o frasco estiver lacrado, viscotears gel líquido pode ser usado até o término da data de validade impressa na embalagem. não utilize o medicamento por mais de um mês após a abertura do frasco.

" atenção : este produto é um novo medicamento e, embora as pesquisas realizadas tenham indicado eficácia e segurança quando corretamente indicado, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis ainda não descritas ou conhecidas, em caso de suspeita de reação adversa, o médico responsável deve ser notificado."

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

O gel líquido VISCOTEARS é geralmente bem tolerado. Após instilação do gel, ocasionalmente são relatados casos de ardor leve e passageiro, e/ou pálpebras pegajosas, e/ou visão turva.

Nota: VISCOTEARS pode temporariamente influenciar a acuidade visual. Deste modo, pacientes que dirijam veículos ou operem máquinas devem ser alertados quanto a esse tipo de reação.

Composição

Cada grama contém: 2 mg de ácido poliacrílico; veículo q.s.p. 1 g (conservante: 0,1 mg de cetrimida).

Apresentação

Viscotears é um gel líquido translúcido, uma solução aquosa de ácido poliacrílico. tubos de 10g.

Interações Medicamentosas

Em caso de algum tratamento ocular adicional local (por ex. terapia de glaucoma), deve haver um intervalo de aplicação de no mínimo 5 minutos entre as duas medicações. VISCOTEARS deve ser sempre a última medicação a ser instilada.

Venda

Venda sob prescrição médica

Introdução

Ciba Vision Viscotears *

Ácido poliacrílico Lágrima artificial estéril

Informação ao Paciente

Não use o medicamento após o prazo de validade indicado na embalagem externa do produto. Observe as instruções para conservação e armazenamento indicadas na embalagem.

O produto é utilizado como substituto do líquido lacrimal em casos de secura ocular e para produção de lágrimas insuficiente ou patológica.

Informe seu médico se estiver grávida ou amamentando.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

VISCOTEARS é bem tolerado, porém ocasionalmente tem sido relatado, logo após a aplicação do produto, a ocorrência de sensação passageira de queimação, e/ou pálpebras pegajosas e/ou visão turva.

Antes do início do tratamento o paciente deve informar ao médico se estiver utilizando outro medicamento. Em caso de tratamento simultâneo com outra medicação, também instilada nos olhos, deve ser observado um intervalo de 5 minutos entre as aplicações dos produtos e o VISCOTEARS deve ser o último produto aplicado.

NÃO UTILIZE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Farmacodinâmica

VISCOTEARS é uma solução viscosa translúcida de ácido poliacrílico, em forma de gel líquido e aquoso, podendo assim ser administrado na forma de gotas. Após administração local, espalha-se rapidamente sobre a conjuntiva e córnea, formando uma película protetora da córnea de longa duração. A estabilidade da película lacrimal é mantida por um período de aproximadamente 6 horas.

Advertências e Precauções para Uso

Não devem ser utilizadas lentes de contato durante o tratamento.

Gravidez e Lactação Não há evidências referentes à segurança de VISCOTEARS durante a gravidez e lactação em humanos, e, portanto, o produto somente deve ser utilizado nesses casos sob supervisão médica.

Laboratório

Novartis Biociências S.A.


Bulas
Principal