Metilfenidato (Ritalina) - Bula

Metilfenidato (Ritalina)



Metilfenidato (Ritalina)

Bula do Medicamento Metilfenidato (Ritalina)

A Ritalina, princípio activo é o metilfenidato, é um medicamento da classe dos psicoestimulantes usado para tratar o Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) e também a Narcolepsia. É um fármaco estimulante do sistema nervoso central.

Pode ser administrado a crianças a partir do 6 anos.

Contraindicações

O cloridrato de metifenidato está contraindicado para pacientes com ansiedade, tensão, agitação, hipertireoidismo, arritmia cardíaca, angina do peito grave e glaucoma, pacientes com tiques motores, ou com irmãos com tiques ou ainda com diagnóstico ou história familiar de síndrome de Tourette.

Não deve ser administrado a pacientes com conhecida hipersensibilidade ao metilfenidato ou a um dos componentes da formulação.

Reações adversas

Desconforto abdominal, náusea, azia, nervosismo e insônia no início do tratamento, diminuição de apetite que pode resultar em perda de peso ou atraso de crescimento em crianças, dor de cabeça, sonolência, tontura, dificuldade na realização dos movimentos voluntários, alterações nos batimentos cardíacos, febre e reações alérgicas.


Bulas
Principal